Curso em 12 aulas, ministrado pelo maestro Ricardo Rocha, que abrange do século IV ao século XX.
SERVIÇO
Baukurs Cultural
Rua Goethe, 15 – Botafogo – RJÀs terças-feiras, 20h – 22h, de 09 de agosto a 01 de novembro de 2011.
São 30 vagas
Pagamento em 3 parcelas de R$ 250,00
20% de desconto para os Associados da Cia. Bachiana Brasileira (3 parcelas de R$ 200)
Introdução à história da música produzida no Ocidente entre os séculos 4 e 20 da Civilização Cristã, na forma de um grande painel, com análise e exame dos contextos político, social, econômico e religioso em que esta música foi se desenvolvendo, sempre ilustrado por gravações em CD e DVD de obras emblemáticas dos períodos abordados.
- Dia 09/08 – Introdução: painel sobre estes 16 séculos de música
Séculos IV a X - a gênese da música ocidental na monodia cristã; a era carolíngia; a necessidade da notação musical
- Dia 16/08 – Séculos XI e XII
- Dia 23/08 – A Escola de Notre Dame e o contexto dos séculos XIII e XIV
- Dia 30/08 – O pré-Renascimento e o século XV
- Dia 06/09 – Século XVI e o Renascimento na Itália
- Dia 13/09 – A Reforma Protestante
- Dia 27/09 – A Reforma Católica ou Contra-Reforma
- Dia 04/10 – O Barroco
- Dia 11/10 – O Classicismo
- Dia 18/10 – O Romantismo
- Dia 25/10 – O Impressionismo no final do século 19 e o Modernismo na primeira metade do século 20.
- Dia 01/11 – O experimentalismo, a música eletrônica e o resgate da música antiga com pesquisa e instrumentos de época na segunda metade do século XX. Considerações finais sobre a música e seus caminhos no novo milênio
RICARDO ROCHA

Maestro Ricardo Rocha
Maestro, recebeu o Prêmio do Governo do Estado do Rio de Janeiro na categoria Música Erudita em 2009, por seu trabalho à frente da Cia.Bachiana Brasileira. Incansável promotor da Música Brasileira de Concerto, no Brasil e no exterior, tem prestado igual contribuição na difusão de grandes obras orquestrais e coro-sinfônicas, pouco ou nunca montadas em nosso país. Suas gravações contam com mais de 15 concertos para a televisão e rádio, além de 8 CDs (1 inédito), e três DVDs.
Na Alemanha, Rocha criou e dirigiu por 11 anos (1989 a 2000) o ciclo “Brasilianische Musik im Konzert” à frente de orquestras como a Sinfônica de Bamberg, com a qual fez uma turnê e gravou para a Rádio da Baviera, as Filarmônicas da Turíngia e de Südwestfallen, com a qual gravou um CD já esgotado, e a Sinfônica de Baden-Baden. Na Argentina, foi regente residente frente à Orquesta Sinfónica Nacional de Cuyo, em Mendoza, e, no Brasil, regeu como convidado as Orquestras Sinfônica Brasileira, Teatro Municipal de São Paulo, Sinfônica de Minas Gerais, Petrobras Sinfônica e Sinfônica Nacional.
É autor do livro “Regência, uma arte complexa” (2004) e está preparando o lançamento, para 2012, do seu método de análise morfológica, intitulado Análise Estrutural, com a análise das Nove Sinfonias de Beethoven. Em novembro de 2009, dirigiu a Nona Sinfonia de Beethoven na estreia da Orquestra Jovem do Brasil, formada por jovens escolhidos em todo o país, em comemoração aos 20 anos da Queda do Muro de Berlin, e em 2010 a Rádio MEC produziu e apresentou quatro programas sobre sua vida e obra. É professor de cursos de extensão na Pós-Graduação da Faculdade de São Bento e do Conservatório Brasileiro de Música, assim como do Baukurs Cultural.
Mais informações e inscrições pelo site: www.baukurscultural.com.br
ou pelos telefones 21 2530-4847.
enviando...


