Escrito por em 18 nov 2011 nas áreas Cinema, Notícia

 

O documentário em longa-metragem “Prova de Artista” estreia no próximo dia 25 de novembro, em circuito nacional.

O filme participou recentemente da Mostra Première Brasil, do Festival do Rio, quando foi exibido “hors concours”.

Prova de artista

O longa-metragem foi produzido pela Coevos Filmes (www.coevos.com.br), que atua há mais de 30 anos no mercado audiovisual, e tem distribuição da Formosa Filmes, que trabalha com um conceito de distribuição pensado e formatado conforme o perfil do projeto cinematográfico.

O novo filme de Joffily é um desdobramento de dois documentários realizados anteriormente pelo diretor: “O chamado de Deus” (2002) e “Vocação do poder” (2006). O primeiro acompanha seis jovens seminaristas e sua dedicação à vida religiosa. Já o segundo, co-dirigido por Eduardo Escorel, registra o dia-a-dia de seis políticos que pela primeira vez concorrem a cargos públicos, no caso, a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

“Prova de Artista” acompanha alguns jovens representantes do meio artístico musical, registrando a rotina de cinco integrantes das principais orquestras sinfônicas do país, como Byron Hitchcock (violinista da OSB, Orquestra Sinfônica Brasileira), Ricardo Barbosa (oboísta da OSESP, Orquestra Sinfônica de São Paulo), Rodney Silveira cialis deal (violista da OSB Jovem), Catherine Carignan (fagotista da OFMG, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Rodrigo de Oliveira (violinista da OFMG, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais).

A partir de registros de ensaios, de apresentações e, principalmente, dos momentos que antecedem e sucedem as muitas audições, Prova de Artista (provadeartista.com) acompanha os conflitos, a paixão e a disciplina que envolvem a vida profissional dos músicos que escolhem esse ofício. Através dessa aproximação, o filme revela também as relações que se estabelecem nesse ambiente de trabalho, entre solistas, maestro e orquestra.

Nos personagens do filme, revela-se, além do amor absoluto pela música, a batalha pela estabilidade financeira e a dificuldade em obtê-la através do ofício que escolheram. Na sua maioria de origens modestas, os músicos colocam na carreira uma grande expectativa. Com diversos encontros em momentos-chaves, nos ensaios e nas audições, o documentário desenha a realidade de cinco artistas singulares, reagindo e se expressando de maneiras distintas.

 

Informações Técnicas:

Gênero: documentário
Ano de Produção: 2011
Duração: 84 minutos
Classificação Etária: livre
Idioma: português e inglês
Subtítulos: português e inglês
Cor: colorido
Som: 5.1 dolby stereo
Formato: Digital AUWE/MOBZ/DCP}} else {

Faça seu comentário