sesc-partituras-600

Escrito por em 18 abr 2012 nas áreas Biblioteca, Lateral

O SESC Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical.

O usuário terá acesso aos serviços da biblioteca através da Internet. O site permitirá ao público em geral o acesso a uma biblioteca virtual de música formada exclusivamente por obras de compositores brasileiros de todas as épocas. O acervo será disponibilizado através de um sistema de catalogação e busca eficiente que permitirá visualização e audição integrais de cada obra o que é de suma importância para consultas efetuadas por usuários da área, sobretudo no caso de músicas inéditas. Todo o acervo estará disponível na íntegra para impressão.

Para acessar o acervo, basta ir em:  www.sesc.com.br/sescpartituras

Entre as obras do acervo, estão composições raras (até então mantidas em manuscritos originais) de compositores consagrados como Francisco Mignone, Guerra-Peixe e Glauco Velásquez; obras de relevância histórico-patrimonial como as do Padre José Mauricio Nunes Garcia (1767-1830); músicas de compositores representativos de diversas regiões do país como, Tó Teixeira (PA), Adelmo Arco Verde (PE), Fernando Cerqueira (BA) e João Rodrigues de Jesus (SE); além de obras de  compositores contemporâneos de destaque no cenário nacional como Alexandre Schubert, José Orlando  e Eli-Eri Moura.

Com esta iniciativa, o SESC traz relevante contribuição para o desenvolvimento da cultura musical no país, apoiando a preservação e difusão do patrimônio musical brasileiro, fomentando a produção e divulgação de artistas brasileiros e promovendo o acesso à música em seus diversos gêneros e estilos.

 

Histórico

Iniciado em 2007, o  Banco Digital SESC de Partituras implantou computadores com o programa de editoração de partituras “finale” e acervo de obras digitalizadas em 17 Unidades do SESC, tornando-se importante subsídio para pesquisa e editoração de partituras para  estudantes e músicos locais.

Em 2010, iniciou-se o processo de reestruturação do projeto visando à ampliação de seu alcance através da criação de um site.  Iniciou-se então uma série de  pesquisas visando à  construção de um ferramenta da busca que atendesse a demanda especifica. Foram envolvidas equipes de especialistas em editoração, catalogação, direitos autorais e ferramenta de busca na internet, na busca de soluções para se chegar à versão final.


Sobre os direitos autorais

Todo o acervo do SESC Partituras pertence ao domínio público ou possui licença para sua inclusão no catálogo, inclusive com autorização para impressão. As partituras do acervo foram  encaminhadas já editoradas pelos próprios compositores ou pelos representantes legais, mas sempre com autorização. Algumas foram encaminhadas em manuscritos e editoradas pelo SESC.

 

Atualização

SESC Partituras é um acervo em constante atualização, tanto no que tange à ampliação de seu catálogo de obras quanto na atualização das informações nele constantes. Acessível, permite que novos compositores solicitem a inclusão de suas obras a partir de canais de comunicação direta com seus administradores.

Os interessados em disponibilizar partituras e apresentar projetos de editoração devem entrar em contato com a equipe que coordena o projeto através do email musica@sesc.com.br

Faça seu comentário