Escrito por em 7 dez 2012 nas áreas Lateral, Movimento, Notícia, Rio de Janeiro

Transformando vidas através da música.

 

SERVIÇO

 

Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Rua Marquês de São Vicente, nº 19

Dia 08 de dezembro, sábado, às 19h.

Entrada Franca

 

ORQUESTRA MARÉ DO AMANHÃ É ATRAÇÃO NA FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA GÁVEA

Pelo segundo ano consecutivo, a Orquestra Maré do Amanhã, formada por crianças e adolescentes das comunidades do Complexo da Maré, será a atração cultural da Festa de Nossa Senhora da Conceição, na Matriz da Gávea, no próximo dia 08 de dezembro, Dia dedicado à Padroeira, às 19h., com entrada franca.

Este será o segundo ano que o grupo participará da festa, a convite do Padre Geraldo Bellochio, pároco da igreja. Sucesso ano passado, a orquestra preparou algumas peças sacras especialmente para a ocasião, como o Ave Verum, de Mozart.

A orquestra faz parte do Projeto Estrada Cultural, que ensina música clássica em comunidades em risco e não pacificadas. Atendendo hoje a 200 alunos, o projeto, que tem o patrocínio da multinacional chinesa de energia STATE GRID BRAZIL, pretende, em 2013, abraçar toda a comunidade da Maré.

Estaremos em três escolas municipais da comunidade em 2013, abrangendo geograficamente toda a região” – afirma o coordenador geral do projeto, Carlos Eduardo Prazeres, filho do Maestro Armando Prazeres, que escolheu a região com uma motivação especial. “Quando meu pai foi assassinado, seu carro foi abandonado na Maré, o que fez a polícia concluir que o assassino morava nesta região. Decidi, então, começar o projeto aqui, quero replicar o exemplo que ele me deixou, formar músicos profissionais, levar cultura para  esta região tão carente. Quem sabe não estamos dando um futuro ao filho ou ao neto daquele que tirou a vida dele?”, filosofa.

O projeto diferencia-se dos demais projetos sociais pelo fato de focar na profissionalização de seus integrantes, que aprendem violino, viola, violoncelo, contrabaixo e flauta. A Orquestra Maré do Amanhã já se apresentou em diversos espaços conhecidos, como o Palácio de Cristal, em Petrópolis, a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, o Itanhangá Golf Club, o Teatro da Caixa Econômica Federal, entre outros, e foi atração do Globo Repórter no dia do último capítulo de Avenida Brasil.

A apresentação do dia 08 de dezembro será a de número 50 de um grupo que tem apenas 1 ano de existência. No programa, obras de Natal, obras sacras de Mozart e Bach, além de clássicos dos Beatles e de Luiz Gonzaga.

A festa é uma tradição na Matriz da Gávea e vai se cafergot for sale world chemist estender desde o dia 01 até o dia 08 de dezembro, com barraquinhas, celebrações e outras atividades.

 

CONTATOS COM:
MÔNICA CARDOSO – 021 9745 8222
CARLOS EDUARDO PRAZERES – 021 8105 9797
prazeres@projetoestradacultural.com.br

}document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Faça seu comentário