Escrito por em 27 ago 2014 nas áreas Bahia, Música sinfônica, Notícia, Programação

Grupo faz último concerto antes de turnê europeia.

 

Na quarta-feira, 27 de agosto, às 20h, a Orquestra Juvenil da Bahia tem uma apresentação especial no Teatro Castro Alves. No repertório, obras como Rhapsody in Blue (G. Gershwin), a Grande Marcha, da ópera Aída (G. Verdi), a Dança Húngara n. 5 (J. Brahms) e a Marcha Militar Francesa (C. Saint-Saens). Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e estão à venda na bilheteria do teatro, que fica na Praça Dois de Julho, s/nº, Campo Grande, em Salvador.

Este é o último espetáculo do grupo formado por jovens instrumentistas do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) antes de sua turnê pela Europa, que ocorrerá de 7 a 17 de setembro. Sob o comando do maestro Ricardo Castro, os músicos de 13 a 29 anos passarão por cidades da Suíça, Itália e Inglaterra.

Neojiba

Criado em 2007, o Neojiba tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o Neojiba é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 39 anos. O Neojiba é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Governo do Estado e seu diretor-fundador é o maestro Ricardo Castro.

O Neojiba beneficia diretamente mais de 900 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, Feira de Santana e Trancoso, no extremo sul da Bahia, e em Salvador, na Península Itapagipana, no Bairro da Paz e no Nordeste de Amaralina. Além disso, apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de mais de 20 municípios em toda a Bahia. O diferencial do Neojiba é o seu foco na integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Faça seu comentário