Escrito por em 16 out 2014 nas áreas Cinema, Programação, Rio de Janeiro

A cada encontro um desafio.

 

SERVIÇO

 

 

Buy Buy Cinema Cultural Justiça Federal

Dia 25 de outubro de 2014, sábado, às 14 e às 16h. Order

Ingressos R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia) para cada sessão.

Livre para todas as idades.

Programação musical sujeita a alterações sem aviso prévio.

 

 

 

Amigos dos concertos em vídeo dos Desafios Musicais no Cinema do CCJF, é com prazer que os convidamos para a nossa décima apresentação do ano, no dia 25 de outubro, sábado nas duas sessões, quando teremos os melhores vídeos de quatro das nove sinfonias de Ludwig van Beethoven.

A série dos Desafios Musicais de outubro, com a produção artística de Saulo Chermont, apresentará quatro sinfonias do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770 – 1827), todas interpretadas pela ORQUESTRA FILARMÔNICA DE BERLIM, sob as regências dos seus três últimos maestros titulares e diretores musicais, Cheap Herbert von Karajan (1908-1989) , Claudio Abbado (1933-2014), e o atual Sir Simon Rattle (1955). A escolha da produção recaiu nas quatro sinfonias ímpares após a 1ª, por serem as mais significativas da sua produção sinfônica, a 3ª a 5ª, a 7ª e a 9ª.

Conhecido mundialmente, a luta de Beethoven para compor era árdua, com algumas obras levando vários anos em laboriosa gestação. Uma vez concluídas, todavia, a maioria era logo sucesso instantâneo. Na época, a elite cultural estava impressionada com a total absorção e subsequente superação dos estilos musicais do século 18. Um outro exemplo marcante durante o século 20, aconteceu no regime stalinista da ex-União Soviética, onde Beethoven era um dos raros compositores do ocidente, cujas obras musicais eram permitidas durante o período onde a música, a literatura e as artes em geral, eram duramente censuradas e banidas da cultura imposta pelos soviéticos.

O apresentador e palestrante das duas sessões, será o crítico musical e professor universitário Rodolfo Valverde.

Na 1ª sessão às 14 horas apresentaremos a Sinfonia nº 3, op.55 “Eroica” Pills  e a nº 7 op.92, ambas sob a regência, produção e direção de Herbert von Karajan, gravações de 1990 em Berlim, cuja formação orquestral no palco foi inédita para a época, especialmente para gravação em laser disc video e sem público.

Na 2ª sessão às 16 horas apresentaremos a Sinfonia nº 5, op.67, regência do maestro Claudio Abbado, gravada em 2001 ao vivo, na Accademia di Santa Cecília em Roma. Em seguida, a Sinfonia nº 9, op.125 “Choral”, regência de Sir Simon Rattle, gravada ao vivo em 2013, com o coro e no Teatro Real de Madrid com seu coro e notáveis solistas.

 

Parte da 3a. Sinfonia – Eroica
Berliner Philharmoniker – Von Karajan

 

Parte da 9a. Sinfonia – Coral
Berliner Philharmoniker – Simon Rattle

 

Pills

quality rx pharmacy

Buy

Apoio Institucional Patrocínio
incentivo %C3%A0 cultura Ministério da Cultura, a Klabin S.A. e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais CCJF cor 100 Ministério da Cultura, a Klabin S.A. e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais klabin 150 Ministério da Cultura, a Klabin S.A. e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais

 

 } else {

Faça seu comentário