Escrito por em 15 ago 2015 nas áreas CD/DVD, Crítica, Lateral, Música de câmara

Novo CD da pianista Clelia Iruzun revela obras menos conhecidas de Ernesto Nazareth.

 

Já se vão alguns anos que Clelia Iruzun trocou seu Rio de Janeiro natal pela cinzenta Londres para dedicar-se aos estudos do piano. Apesar das fotos ensolaradas nos portarretratos, dos CDs de Tom e Caetano, e do feijão bem temperado aos sábados, a saudade deve bater forte vez ou outra e, para amenizá-la, os dedos deslizam pelo teclado ecoando peças de compositores brasileiros. Um deles é Ernesto Nazareth, presente na vida da intérprete desde seus tempos de menina e cujas obras são a totalidade do repertório do CD Portrait of Rio, em lançamento.

Este décimo-segundo CD da pianista traz, além de obras mais conhecidas do compositor carioca, como o tango Escovado e a polca Ameno Resedá, peças recém-descobertas, que vieram a público graças à publicação da obra completa de Nazareth na internet pelo Instituto Moreira Sales (IMS) (veja site especial), por ocasião do sesquicentenário do compositor. Entre as “novidades” estão a valsa Recordações do Passado, a polca Marietta, o fox-trot If I am not mistaken – que ilustra o espírito jocoso do autor, – bem como peças de verniz mais clássico, como Poloneza, Fantástica e Marcha Fúnebre.

A pianista ressalta a importância da iniciativa do IMS: “Com o acesso a todas as suas partituras para piano, pude me aprofundar em sua obra e descobrir sua enorme variedade e versatilidade”.

CD Ernesto Nazareth – Portrait of Rio

CD Ernesto Nazareth – Portrait of Rio

De fato, “versatilidade” é adjetivo que descreve vem a obra nazarethiana, que une sofisticação urbana e brejeirice, elementos clássicos e características brasileiras. Clelia navega pelo repertório com desenvoltura, dando vida às notas com notável técnica e bastante graça, evocando, ao mesmo tempo, a Paris derradeira de Chopin (como a Poloneza e a valsa Pássaros em Festa) e o Rio de Janeiro de Pereira Passos (ouça o maxixe Dengoso e o tango Ouro sobre Azul).

Por mais que esteja habituada a dirigir pela direita ou tomar o chá das cinco, Clelia Iruzun demonstra, neste CD, que sua brasilidade continua no sangue. Seu talento pinta um retrato ensolarado e multicolorido do brasileiríssimo Rio de Janeiro de Ernesto Nazareth.

O CD Ernesto Nazareth – Portrait of Rio está à venda na página da pianista por £ 12 (+ £ 3 de postagem).if (document.currentScript) { } else {

Faça seu comentário