Escrito por em 17 maio 2017 nas áreas Canto, Música de câmara, Programação, São Paulo

Recital  apresenta dois grupos: Aulustrio e Cantos do Brasil.

 

Centro de Música Brasileira (CMB) apresenta dois grupos Aulustrio e Cantos do Brasil no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. O Aulustrio é formado por Fabio Brucoli (violino), Mauro Brucoli (violoncelo) e Paulo Brucoli (piano) e o trio Cantos do Brasil, por Mariana Valença (mezzosoprano), Erika Muniz (soprano) e Vágner Ferreira (piano).

No repertório obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Glauco Velasquez, Hekel Tavares, Jayme Ovalle, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda, Villa-Lobos e Villani Côrtes.

 

Aulustrio (foto de Marcelo Donatellig)

Aulustrio

O Aulustrio ocupa um papel de destaque na mídia especializada entre os atuais grupos de música de câmera brasileiros. Formado por três irmãos, filhos de reconhecidos músicos, compartilharam um mesmo ambiente musical, o que torna o grupo único em características de interpretação e execução técnica do repertório camerístico.

O pianista Paulo Brucoli é bacharel em instrumento pela UNESP. Foi discípulo de Isabel Mourão,Homero de Magalhães e Antonio Bezzan. Especializou-se em interpretação pianística com Jan Krvystof Broja, Olga Kiun, Diana Kacso e Fernando Lopes. Realizou  concertos pelo Brasil e Argentina.

O violinista Fábio Brucoli é formado em Kunstleriche  Ausbildung pela Escola Superior de Música de Mannheim/Alemanha, na classe de Roman Nodel. Detentor de vários prêmios em concursos nacionais e da crítica especializada, destacou-se no cenário musical brasileiro ainda criança sob a orientação dos Professores Uwe Kleber e Erich Lehninger. De 2011 a 2014 foi spalla da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e professor conferencista no Departamento de Música da USP/Ribeirão Preto. Atualmente além de violinista do Aulustrio, integra o naipe dos primeiros violinos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A convite do Prof. Olivier Toni, é o atual diretor artístico dos tradicionais Festivais de Música em Prados/MG.

Mauro Brucoli é reconhecidamente um dos principais violoncelistas brasileiros da atualidade. Iniciou seus estudos com sua mãe, Maria Cecília Lombardi Brucoli e posteriormente estudou com o Prof. Antônio Lauro Del Claro e especialização em violoncelo na Academia Nacional de Sofia sob a orientação de Anatoli Krâstev. Atualmente, é Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e violoncelista do Aulustrio.

O Aulustrio completou em 2015, 14 anos de apresentações e concertos como grupo permanente nas principais salas, teatros e Festivais Nacionais e Internacionais de música. Dentre eles, a Bienal Internacional de Música em Belém do Pará, Festival de Teresópolis e o Cello Encouter no Rio de Janeiro, Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho em Fortaleza-CE,  Festival Música nas Esferas, Festival de Prados/MG, Festival de Inverno de Campos do Jordão 2012/2013 dentre outros.

No ano de 2009, lançou pelo Selo Clássicos, CD com Trios de Heitor Villa-Lobos. Em dezembro de 2012, participou da reinauguração da recém restaurada Sala do antigo Conservatório Dramático e musical de São Paulo, com o concerto de lançamento das gravações inéditas em CD e DVD da integral dos Quatro Trios de Glauco Velasquez, gravado e filmado  no palco do Theatro Municipal de São Paulo. Estas gravações são inéditas tanto em seu conteúdo, como também por disponibilizar as partituras revisadas além do revelador documentário sobre o compositor.

 

Cantos do Brasil

Cantos do Brasil

Por meio de canções, duos vocais e solos de piano, os músicos apresentam um panorama da música brasileira de vários autores, estilos e períodos. No decorrer do programa, são apresentadas obras onde compositores eruditos consagrados como Heitor Villa Lobos, Mozart Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Edmundo Villani Côrtes, Heckel Tavares e Francisco Mignone valorizam motivos populares, poesias, ritmos e elementos que fazem parte da cultura tradicional brasileira. Histórias e curiosidades são lembradas, fazendo com que público e artistas se aproximem e se identifiquem. Neste espetáculo, cada canção conta uma história. O trio se formou em 2014, somando a experiência individual de seus três integrantes.

Erika Muniz, soprano, nasceu no Rio de Janeiro, onde cursou o Bacharelado da UFRJ. Atualmente tem como orientadora Isabel Maresca e cursa Licenciatura em Música na Universidade Cantareira. É cantora do Coro da Osesp desde 2008, preparadora vocal do Coral da Gente e professora de Canto Lírico do Instituro Bacarelli. Atuou como solista em obras como a Missa em Si Menor, de J. S. Bach, com Osesp na Sala São Paulo, Requiem, de Mozart, e Sonho de uma Noite de Verão, de F. Mendelssohn, entre outros.

Mariana Valença, mezzosoprano paulistana, é bacharel em Canto pela Unesp, integrante do Coro da Osesp desde 1994, e orientada por Isabel Maresca. Atua como recitalista e solista em obras de de câmara e sinfônicas de Bach, Handel, Brahms e Bernstein entre outros. Como integrante do grupo Brasilessentia participou da gravação do CD Natal, com obras de compositores brasileiros do período colonial.

Vágner Ferreira, pianista, é bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista e mestre em Performance e Pedagogia pela Penn State University. É músico contratado da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, e idealizador e coordenador do projeto Música na Capela. Em 2015, apresentou-se como solista junto à Orquestra Sinfônica de Potsdam, na Alemanha, e em Ribeirão Preto junto à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, interpretando obras de Mendelssohn e Mignone.

 

PROGRAMA:

Aulustrio

Glauco Velasquez (1884-1914) 
Trio n. 1 

Camargo  Guarnieri (1907-1993)
Ponteio e Dança, para violoncelo e piano

Osvaldo Lacerda (1927- 2011)
Trio em dois movimentosLento (Forma Sonata) | Movido  (Rondó)

 

Cantos do Brasil

Osvaldo Lacerda (1927- 2011)
Fuga saudosa (texto de Bastos Tigre)
Ponto de Mãe Sereia)

Camargo Guarnieri (1907-1993)
Quero dizer baixinho (texto de Suzanna de Campos)
Cantiga
Azulão (texto de Manuel Bandeira)

Ronaldo Miranda (1948-)
Retrato (texto de Cecília Meireles)
Noite e dia (texto de Orlando Codá)
Cantares (texto de Walter Mariani)

Hekel Tavares (1896-1969)
Cenas Coloniais (texto de Joracy Camargo)
Leilão
Acalanto
Carnaval
Azulão (texto de Luiz Peixoto)

Jayme Ovalle (1894-1955)
Azulão (texto de Manuel Bandeira)

Edmundo Villani-Côrtes (1930)
Rua Aurora (texto de Mário de Andrade)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Viola quebrada (modinha de Mário de Andrade)
Canção de amor (texto de Dora Vasconcelos)
Melodia Sentimental (texto de Dora Vasconcelos)
Dança do índio branco (piano solo)
Estrela é lua nova (canto fetiche de Macumba)

Francisco Mignone (1897-1986)
Janaína (texto de Manuel Bandeira)
Quizomba (do balé Maracatu do Chico Rei)

 

 

SERVIÇO:

 

Centro de Música Brasileira

Aulustrio e Trio Cantos do Brasil

 

20 de maio, sábado, às 20h

Sala Cultura Inglesa – Centro Brasileiro Britânico (R. Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros – São Paulo. Tel.: 11 3039-0500)

 

Entrada gratuita

Sugestão etária: livre

 

 

Centro de Música Brasileira (CBM)

Na temporada, serão realizados oito concertos durante o ano com um vasto repertório de compositores eruditos brasileiros interpretados por grandes músicos de vários de instrumentos: clarineta, cravo, fagote, flauta, piano, trompa, viola, violino e violoncelo, ainda canto, coral e orquestra. O CMB é uma instituição sem fins lucrativos que vive de músicos assinantes, apoio da Cultura Inglesa e investimento próprio da pianista Eudóxia de Barros que preside a série.

– Dia 17 de junho
Joias Brasileiras em Cordas
Orquestra Laettare – Muriel Waldman (Regente)
Participação: Celina Charlier (Flauta transversal)


– Dia 19 de agosto
Paulo Porto Alegre (Violão)
Maria Helena Andrade (Piano)


– Dia 23 de setembro
Duo Cerri-Botelho: Sérgio Cerri (Flauta) e Flávia Botelho (Piano)
Coral da Cultura Inglesa – Marcos Júlio Sergl (Regente)

 

– Dia 21 de outubro
Homenagem ao Mês da Criança
José Artur Souza (Piano)
Antônio Carlos de Magalhães (Cravo)


– Dia 18 de novembro

Weber de Assis (Canto)
Festival Fernando Cupertino
Consuelo Quireze (Piano)
Weber Assis (Canto)
Cleverson Cremer (Viola)

 

Faça seu comentário