Escrito por em 18 ago 2017 nas áreas Ópera, Programação, TV/Vídeo

Em A Danação de Fausto, Hector Berlioz manteve alguns elementos da obra original.

 

Regido por Roberto Minczuk, o espetáculo trata da trágica história de Fausto, baseada em peça escrita pelo alemão Johann Wolfgang Von Goethe. Vai ao ar com exclusividade no sábado (19/8), às 21h30, na TV Cultura e no YouTube.

O Clássicos desta semana traz, com exclusividade, a íntegra da apresentação em forma de concerto da ópera A Danação de Fausto pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Sob a regência de Roberto Minczuk, o espetáculo aconteceu no dia 1º de julho, no Theatro Municipal de São Paulo, com o acompanhamento do Coro Lírico Municipal e o Coro Infantil da Escola Municipal de Música de São Paulo. O programa vai ao ar no sábado (19/8), às 21h30, na TV Cultura e no canal oficial no YouTube.

Escrita por Johann Wolfgang Von Goethe, a história de Fausto, regida como uma peça, foi reelaborada em A Danação de Fausto por Hector Berlioz, que manteve alguns elementos da obra original, como a ligação amorosa com Margarida. Na versão de Berlioz, Fausto, insatisfeito com a vida na Alemanha, resolve se envenenar. Porém, ao tentar levar sua morte a cabo, é impedido por um cântico da Páscoa.

Eis que surge Mefistófeles, seduzindo Fausto com promessas de responder a todos seus questionamentos e desejos, e coloca-o para dormir. Ao adormecer, o protagonista sonha com aquela que será sua amada e, quando desperta, pede para levá-lo até ela. Ocorre então um dueto amoroso entre Margarida e Fausto, que é interrompido por Mefistófeles, quando ele avisa aos vizinhos e à mãe de Margarida que Fausto havia estado em casa com sua amada.

Após esse momento, Fausto e Margarida se distanciam. Mefistófeles informa ao protagonista que sua amada havia sido presa por envenenar a mãe, mas promete salvá-la, desde que ele entregasse sua alma. Fausto concorda, mas percebe que isso não foi feito para o resgate de Margarida, e sim para sua ida ao inferno. Mefistófeles, então, celebra sua vitória – a danação de Fausto.

 

ARTISTAS ENVOLVIDOS

Orquestra Sinfônica Municipal
Coro Lírico Municipal de São Paulo
Coro Infantil da Escola Municipal de Música de São Paulo
Roberto Minczuk, regência
Mário Zaccaro, regência
Regina Kinjo, regência
Ana Lucia Benedetti, mezzo-soprano – como Marguerite
Paulo Mandarino, tenor – como Faust
Saulo Javan, baixo – como Brander
Leonardo Neiva, barítono – como Mephistophélès

 

 

SERVIÇO
A Danação de Fausto, Op. 24 (ópera em concerto)
Dia 19.08 , sábado, às 21:35h 

 

 

Faça seu comentário