Escrito por em 16 ago 2017 nas áreas Lateral, Minas Gerais, Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Conjunto formado pela violinista holandesa Floor Braam e pelo pianista brasileiro Luís Rabello faz concertos no Brasil.

 

No mês de agosto, a violinista holandesa Floor Braam e o pianista Luís Rabello, brasileiro radicado na Holanda, estarão no Brasil para uma turnê de três concertos, com um programa com obras de Mozart, Brahms e Radamés Gnattali. No dia 22, o duo se apresenta na Casa do Choro (Sala Radamés Gnatalli), no Rio de Janeiro; no dia 23, no Teatro Municipal de Niterói, e no dia 29, na série Allegro Vivace, em Belo Horizonte.

O programa se inicia com a Sonata em dó maior, de W. A. Mozart, e prossegue com cinco peças de Radamés Gnatalli (Poema, Ária, Violino, Flor da Noite e Sonata para violino e piano). Embora a obra de Gnattali seja extensa, grande parte dela ainda é inédita, como as peças Poema, Violino e Sonata para violino e piano. Dessa forma, os recitais dessa turnê terão importância histórica para a música brasileira, pois farão a estreia de obras do compositor falecido em 1988. O programa inclui ainda a Sonata em ré menor, de Brahms, uma das pedras fundamentais da música de câmara universal.

 

Artistas

Floor Braam é uma das mais destacadas violinistas holandesas. É graduada pelo Royal College of Music, de Londres, onde estudou com o professor Yossi Zivoni e Ani Schnarch. Em seguida, concluiu seus estudos de pós-graduação com Misha Furman, no Codarts Conservatory, em Roterdã, tendo se formado com a mais alta distinção e, por isso, foi premiada pela Fundação Vrienden van het Rotterdams Conservatorium. Floor também é fundadora do Florestan Piano Quintet, que se apresenta com frequência pela Holanda e em vários países da Europa. Ela atualmente é membro da Orquestra de Câmara Zakhar Bron (Suíça) e se apresenta com um violino Nicolò Gagliano (Napoli, 1750).

Natural do Rio de Janeiro, o pianista brasileiro Luís Rabello vem de uma família de músicos de renome e é formado pelos Conservatórios de Moscou (Rússia) e Roterdã (Holanda) e pela Escola de Música da UFRJ, tendo pertencido às classes de Sônia Goulart, Mordehai Simoni, Myrian Dauelsberg, Andrei Pisarev e Aquiles Delle Vigne. Atualmente, vive na Holanda, é professor do Conservatório de Roterdã e apresenta-se com frequência pela Europa. No Brasil, o pianista se já apresentou como recitalista e camerista nas principais salas brasileiras e como solista junto às mais importantes orquestras do país.

 

PROGRAMA:

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Sonata em dó maior, K 296

Radamés Gnattali (1906-1988)
Poema | Ária | Flor da Noite | Violino | Sonata para violino e piano

Johannes Brahms (1833-1897)
Sonata n. 3 em ré menor, Op. 108

 

SERVIÇO:

 

Floor Braam (violino) e Luís Rabello (piano)

 

22 de agosto, terça-feira, às 19h

Casa do Choro – Sala Radamés Gnattali (R. da Carioca, 38, Centro – Rio de Janeiro. Tel.: 21 2242-9947)

 

Ingressos: R$ 40, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

23 de agosto, quarta-feira, às 19h30

Teatro Municipal de Niterói (R. XV de Novembro, 35, Centro – Niterói. Tel.: 21 2719-9639)

 

Ingressos: R$ 30, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

29 de agosto, terça-feira, às 20h

Mater Dei Santo Agostinho – Auditório 1 (R. Gonçalves Dias, 2.700, Lourdes – Belo Horizonte)

 

Entrada gratuita

 

Faça seu comentário