Escrito por em 11 set 2017 nas áreas Música de câmara, Programação, São Paulo

Daniel Umbelino se apresenta na série anual de canções de câmara LiederStudio SP.

 

O tenor Daniel Umbelino apresenta, no dia 16 de setembro, em São Paulo, recital com o ciclo de canções Die Schöne Müllerin, de Franz Schubert, acompanhado ao piano por Daniel Gonçalves.

O recital faz parte da série de canções LiederStudio SP, sob curadoria de Ricardo Ballestero.

 

Daniel Umbelino (foto de Juliana Bueno)

Daniel Umbelino

Natural de Ribeirão Pires, formou-se na Escola de Música de São Paulo sob orientação do soprano Laura de Souza. Na Escola de Música do Estado de São Paulo Emesp, frequentou o Ópera Estúdio sob orientação de Mauro Wrona e Canto Barroco sob orientação de Marília Vargas. Também estudou interpretação barroca com Nicolau de Figueiredo. Foi aluno da academia de ópera do Theatro São Pedro sob orientação de André dos Santos.

Vencedor do primeiro prêmio masculino e prêmio personagem – Alfredo Germont, no 15º concurso Maria Callas. Já cantou sob regência de maestros como Luiz Fernando Malheiro, Sílvio Viegas e Peter Van Heyghen.

Destaca-se no repertorio de câmara cantando ciclos de Schubert, Schumann e Brahms. Em especial os ciclos Die Schöne Müllerin e Dichterliebe.

Foi protagonista na estreia mundial de O Espelho, de Jorge Antunes, e participou das estreias brasileiras de The Brothers Grimm, de Dean Burry, e Where the Wild Things Are, de Oliver Knussen.

Tem no currículo papéis como Rinuccio em Gianni Schicchi, de Puccini, Tamino em Die Zauberflöte, de Mozart, Alfredo em La Traviata, de Verdi, e Orfeo, na ópera homônima de Monteverdi. Foi solista convidado no 19º Festival Amazonas de Ópera cantando L’Abate em Adriana Lecouvreur, de Cilea.

Fez a estreia brasileira do ciclo orquestral Our Hunting Fathers, de Britten, sob regência de Luiz Fernando Malheiro, junto à orquestra do Theatro São Pedro.

Participou de masterclasses com Mariela Devia, Giuseppe Sabatini, Fernando Portari, Eliane Coelho e Ricardo Tamura.

 

PROGRAMA:

Franz Schubert (1797-1828)
Die Schöne Müllerin (p
oemas de Wilhelm Müller)

Das Wandern
Wohin?
Halt!
Danksagung an den Bach
Am Feierabend
Der Neugierige
Ungeduld
Morgengruss
Des Müllers Blumen
Tränenregen
Mein!
Pause
Mit dem grünen Lautenbande
Der Jäger
Eifersucht und Stolz
Die Liebe Farbe
Die Böse Farbe
Trockne Blumen
Der Müller und der Bach
Des Baches Wiegenlied

 

SERVIÇO:

 

Daniel Umbelino canta Franz Schubert

 

16 de setembro, sábado, às 17h

Espaço Cachuera (R. Monte Alegre, 1.094, Perdizes – São Paulo)

 

Ingressos: de R$ 15 a R$ 30

 

Faça seu comentário