Escrito por em 11 set 2017 nas áreas Concurso, Festival, Notícia

Finalistas do Prêmio Mimo Instrumental concorrem, até 15 de setembro, ao voto popular na internet.

 

Maior festival de música gratuito do país, o Mimo Festival convida o público a colaborar em sua curadoria. Entre solistas e grupos de instrumentistas, dez talentos da música concorrem ao Prêmio Mimo Instrumental. Eles foram pré-selecionados pelo júri, e agora disputam o voto popular. Destes, quatro serão premiados e vão se apresentar com destaque na programação das cidades de Tiradentes (MG – 28 e 29 de setembro), Ouro Preto (MG – 29 e 30 de setembro), Rio de Janeiro (RJ – de 10 a 12 de novembro) e Olinda (PE – de 17 a 19 de novembro). A votação será realizada exclusivamente pela internet, no site do evento, até o dia 15 de setembro.

Os músicos concorrentes são das Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Ceará e Pará. A musicalidade regional se encontra em duos, trios e conjuntos, com violões, bandolins e piano solo e formações de sax, guitarra, bateria e baixo. A formação clássica de muitos rompe as barreiras do erudito e encontra terreno fértil nos vários gêneros populares, do jazz ao samba.

O júri que selecionou os finalistas é composto pelo jornalista Leonardo Lichote e pelo diretor artístico e CEO do selo Água Forte, Thiago Cury. Os dois destacam o altíssimo nível técnico e a diversidade artística entre os candidatos. “A escolha do público vai ter de ser criteriosa”, aponta Cury. “O público vai poder votar em músicas que quase escapam da fronteira da música e tocam nas ambiências até coisas mais voltadas para o suíngue”, detalha Lichote.

A valorização e a descoberta de novos instrumentistas são premissas do Mimo Festival, um dos maiores e mais respeitados festivais de música no Brasil que, desde 2016, também é realizado em Portugal, na cidade de Amarante. O prêmio tem o objetivo de valorizar jovens instrumentistas, de todas as regiões do Brasil, incentivando a inovação no campo da composição, técnica e estética musical, e acima de tudo, proporcionar a descoberta de novos talentos.

“Ao longo dos últimos 14 anos, o Mimo vem investindo na formação de plateias para a música instrumental de todos os gêneros e incentivando o contato dos jovens com o segmento, através de apresentações gratuitas de grandes músicos ou das aulas oferecidas na nossa Etapa Educativa. Em 2014, lançamos o Prêmio Mimo Instrumental com enorme sucesso”, explica a diretora e idealizadora do festival, Lu Araújo.

 

Sobre o Mimo

Um evento sempre aberto ao novo, num trabalho de formação de plateia, e também dedicado à educação, com a participação de grandes nomes da música em diversas cidades do Brasil e do exterior, o Mimo Festival chega ao 14º ano consecutivo, com uma programação cada vez mais livre e abrangente, reunindo artistas de diversas nacionalidades em cidades históricas, como Tiradentes (28 e 29 de setembro), Ouro Preto (29 e 30 de setembro), Paraty (6 a 8 de outubro), Rio de Janeiro (10 a 12 de novembro) e Olinda (17 a 19 de novembro).

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);} else {

Faça seu comentário