Escrito por em 19 out 2017 nas áreas CD/DVD, Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Radicada no Brasil, a pianista Yuka Shimizu faz recital de lançamento do seu CD Piano Brasil.

 

No dia 29 de outubro, às 11h, na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, a pianista japonesa radicada no Brasil Yuka Shimizu faz concerto com repertório de seu CD Piano Brasil – Embalada pela Brisa do Rio. O recital apresenta obras de Villa Lobos, Francisco Mignone, Edino Krieger e Ronaldo Miranda, traçando um breve panorama da música brasileira para piano.

Para marcar a data, Yuka conta com a participação da cantora lírica Neti Szpilman, do clarinetista Cristiano Alves e do violista Fernando Thebaldi. O concerto integra a série Domingos Clássicos Internacionais.

 

Yuka Shimizu

Em 1995, iniciou a Faculdade de Música em Tóquio. A paixão pela música brasileira trouxe-a ao Brasil em 1997. Estudou com Clara Sverner e Mordehay Simoni. Formou-se no Conservatório Brasileiro de Música (2001). Principais prêmios: 1° lugar no concurso de Talentos de piano (Brasília); 3° lugar no Concurso de música Brasileira em São Paulo; melhor intérprete de música Brasileira e Bach no 11º Concurso Nacional de Piano em Minas Gerais e 2° lugar no concurso Nacional de piano Artelivre, SP. Moção de Congratulações como intérprete de música brasileira na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Participou do Cello Encounter (2012) com David Chew e Cia. de Dança Márcia Milhazes na Caixa Cultural. Atua, com a cantora lírica Neti Szpilman, no projeto Para Sempre Nazareth. Apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e na Sala Cecília Meireles, sob regência do maestro C. Murakata (2008). Integra, com Fernando Thebaldi, o Duo Burajiru, que vem se apresentado em renomadas salas de concerto como o Conservatório Codarts em Roterdã.

Em 2016, o duo foi contemplado pelo edital BNDES para integrar a série Quartas Instrumentais, com apresentação em fevereiro de 2017. Integra também, com o clarinetista Cristiano Alves e o violista Fernando Thebaldi, o Trio Boliche. Divulga, desde 1998 a música brasileira para piano no Japão em concertos periódicos.

 

PROGRAMA:

Edino Krieger (1928-)
Sonatina

Francisco Mignone (1897-1986)
Deixando-se, ir
Tereteté Tereteté, Tereteté, Tereteté
Este é bem Nazareth  
Valsa Brasileira n. 2
Congada

Ronaldo Miranda (1948-)
Estrela Brilhante

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Prelúdio da Bachiana Brasileira n. 4
Impressões Seresteiras
Valsa da Dor
Festa no Sertão

 

SERVIÇO:

 

Concerto do CD “Piano Brasil”

Yuka Shimizu, piano

 

29 de outubro, domingo, às 11h

Sala Baden Powell (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360, Copacabana – Rio de Janeiro. Tel.: 21 2255-1067)

 

Ingressos: R$ 20, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

Faça seu comentário