Escrito por em 11 out 2017 nas áreas Infantil, Minas Gerais, Música sinfônica, Programação

Filarmônica de Minas Gerais apresenta músicas para crianças em Concerto para a Juventude.

 

O universo lúdico e encantador dos pequenos é visitado durante a apresentação dos Concertos para a Juventude da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, completando as comemorações do Dia das Crianças. Era uma vez o mundo das crianças ocorre no dia 15 de outubro, às 11h, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, sob a batuta do regente associado Marcos Arakaki. A orquestra interpreta O Carnaval dos Animais, de Saint-Saëns, com a presença dos jovens irmãos pianistas Jennifer e Jordan Rodrigues Pereira, e a obra Pedro e o Lobo, de Prokofiev, com participação do narrador Edinho Moreno. Os ingressos estão esgotados.

Ao recuperar em Minas Gerais a tradição de concertos sinfônicos nas manhãs de domingo, os Concertos para a Juventude destinam-se à formação de público. Com preços populares e formato que facilita e estimula a participação em família, são também um delicioso momento de encontro e relaxamento. Em 2017, as apresentações, dirigidas pelo maestro Arakaki, destacam a música em suas várias possibilidades. O próximo e último concerto do ano será realizado no dia 5 de novembro (Era uma vez três contos universais, com composições de Humperdinck, Tchaikovsky e Stravinsky). Os ingressos também estão esgotados.

 

Artistas convidados

Jennifer Rodrigues Pereira revelou a sua vocação para a música desde cedo. Atualmente com 17 anos, a pianista já acumula diversos prêmios em seu currículo – são 57 ao todo, sendo 41 premiações individuais, dez para piano a quatro mãos e seis em música de câmara. Dentre as vitórias mais importantes estão os primeiros lugares nos concursos Vila de Xàbia, Cora Pavan Capparelli, Casa da Música Porto Alegre, Souza Lima e Lorenzo Fernandez, sendo o primeiro na Espanha e os demais no Brasil. Em 2014, foi finalista no César Franck International Piano Competition, realizado em Bruxelas. Recebeu ainda o prêmio de Honra ao Mérito por se destacar durante a Semana Internacional de Piano na Cushing Academy (EUA/2015). No ano seguinte, no mesmo evento, ganhou o primeiro lugar e, como prêmio, recebeu uma bolsa para retornar em 2017, inclusive apresentando-se um recital solo. Jennifer já participou de festivais e seminários no país e no exterior, como o VIP Academy (Viena/2016), a Semana Internacional de Piano na Cushing Academy (EUA/2015 e 2016) e o Festival de Maio (Belo Horizonte/2013 a 2016). Aperfeiçoou-se em masterclasses com professores como Maurizio Moretti, Stephan Moller, Andrea González, Margarita Nuller, Luiz Senise, João Paulo Casarotti, Mauricy Martin e Fábio Luz.

Jordan Rodrigues Pereira mostrou desde muito cedo o interesse por instrumentos rítmicos, de sopros e também pelo piano, revelando assim a sua vocação para a música. O jovem pianista já acumula 58 prêmios em seu currículo – são 42 individuais, dez para piano a quatro mãos e seis em música de câmara. Foi premiado em todos os concursos nacionais e latino-americanos dos quais participou, destacando-se o Nacional Villa-Lobos, o Edna Bassetti Habith, o Souza Lima e o Latino Americano Rosa Mística. Em 2012, com apenas dez anos, recebeu o primeiro lugar no turno infantil do 6º Concurso de Piano Lorenzo Fernandez e também os prêmios de revelação e o de melhor intérprete de música clássica. Em 2014, Jordan foi selecionado para a final do Forte International Music Competition, que aconteceu no Carnegie Hall, em Nova York. Na oportunidade, recebeu a classificação Prata. Em 2016, ganhou o terceiro lugar na competição Piano Talents (Milão). Com apenas 15 anos, já participou de festivais e seminários no Brasil e no exterior, como na Semana Internacional de Piano da Cushing Academy (EUA/2015 e 2016) e no 17º Masterclass Internacional y Festival de Piano Leonel Morales (Espanha/2014). Participou de masterclasses com diversos professores, dentre eles Leonel Morales, Arnaldo Cohen, Margarita Nuller, Luiz Senise, João Paulo Casarotti, Mauricy Martin e Fábio Luz.

Locutor desde 1983, Edinho Moreno tem atuado em diversos segmentos. Canta em jingles, cria vozes especiais de personagens para peças publicitárias, faz radioteatro, apresenta eventos e segue como um dos mais conceituados voice over talents da atualidade. Trabalhou em emissoras de rádio – Imprensa FM, Antena 1 FM, Eldorado FM e AM, Manchete FM – e também na TV – Bandeirantes, Gazeta, Canal 21, HBO Plus e FX. Hoje é a voz que identifica e faz as chamadas da programação do Canal Fox. Edinho é o narrador de muitos documentários exibidos por canais por assinatura. Grava comerciais para diversos clientes, agências e produtoras de todo o Brasil e também no exterior. Com o conceito “não tem preço”, é o responsável pela identidade vocal da Mastercard no Brasil. É sócio-fundador do Clube da Voz, Associação dos Profissionais de Voz em Publicidade, da qual já foi presidente. Mineiro de Belo Horizonte, Edinho diz estar paulista por viver e trabalhar em São Paulo pela maior parte de sua vida.

 

Foto: Rafael Motta

 

SERVIÇO:

 

“Concertos para a Juventude”

“Era uma vez o mundo das crianças”

 

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Marcos Arakaki, regência

 

15 de outubro, domingo, às 11h

Sala Minas Gerais (R. Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto – Belo Horizonte. Tel.: 31 3219-9000)

 

Ingressos: R$ 6, com meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, de acordo com a legislação

 

Faça seu comentário