Escrito por em 10 out 2017 nas áreas Música contemporânea, Programação, Rio de Janeiro

Orquestra Sinfonia Brasil homenageia Radamés Gnattali e os 80 anos do bandolinista Joel Nascimento (na foto).

 

A Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, apresenta no sábado, dia 14 de outubro, às 20h, a Orquestra Sinfonia Brasil, em concerto em homenagem a Radamés Gnattali e aos 80 anos de Joel Nascimento. Regência do maestro e flautista Norton Morozowicz.

Fazem participações especiais José Staneck (harmônica), Marcos Nimrichter (acordeom), Joel Nascimento (bandolim), Henrique Cazes (cavaquinho), Humberto Cazes (percussão) e Glauber Seixas (violão).

 

Orquestra Sinfonia Brasil

Criada em 2003 sob a chancela da Associação Música & Cena Brasil, a Orquestra Sinfonia Brasil tem como objetivo principal a divulgação da música de concerto escrita para orquestra de cordas e solistas, especializando-se em apresentar e gravar obras do repertório orquestral de compositores nacionais. A preservação da memória musical brasileira é preocupação fundamental da orquestra.

O maestro e flautista Norton Morozowicz, atualmente regente e diretor artístico da Sinfonia Brasil, tem dirigido as principais orquestras do país, como a Sinfônica Brasileira, Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Sinfônicas Municipal e Estadual de São Paulo, Sinfônica Nacional da UFF, Sinfônicas da USP, do Paraná, Porto Alegre, Brasília e Goiás. Foi professor titular da Escola de Música da UFG. Criou o Festival de Música de Londrina; idealizou e dirigiu os Festivais de Música de Câmara de Blumenau. Fundou a Orquestra de Câmara de Blumenau e tem mais de 30 discos gravados.

 

PROGRAMA

Radamés Gnattali (1906-1988)
Concerto para orquestra de cordas
Concerto para acordeom e orquestra de cordas, dedicado ao acordeonista Romeu Seibel, o Chiquinho do Acordeom
Solista: Marcos Nimrichter
Canção e Dança para harmônica de boca e orquestra de cordas
Suíte Retratos para bandolim, solista, conjunto de choros e orquestra de cordas: Pixinguinha: choro | Ernesto Nazareth: valsa | Anacleto de Medeiros: schottisch | Chiquinha Gonzaga: corta jaca

 

SERVIÇO:

 

Concerto em homenagem a Radamés Gnattali e Joel Nascimento, 80 anos

 

Orquestra Sinfonia Brasil

Norton Morozowicz, regência e direção

 

14 de outubro, sábado, às 20h

Sala Cecília Meireles (R. da Lapa, 47, Lapa – Rio de Janeiro. Tels.: 21 2332-9223 e 2332-9224)

 

Ingressos: R$ 10, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário