Escrito por em 23 nov 2017 nas áreas Música de câmara, Programação, Rio Grande do Sul

Quinteto Persch apresenta, em Porto Alegre, concerto com obras de compositores brasileiros.

 

Para a última apresentação de novembro, o projeto Ecarta Musical, da Fundação Ecarta, traz, no sábado, dia 25 de novembro, às 19h, o grupo de acordeonistas gaúcho Quinteto Persch. O conjunto mostra obras de compositores brasileiros, sendo algumas delas registradas em Brasileiríssimo, terceiro álbum dos acordeonistas.

O quinteto, que completou 18 anos, é formado pelos músicos Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden. É o único grupo no país com formação instrumental em música de câmara e tem proposta artística voltada de forma exclusiva ao acordeom.

Para a apresentação, que tem entrada gratuita, o grupo selecionou obras de Henrique Alves de Mesquita, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, César Guerra-Peixe, Otavio de Assis Brasil e Toninho Ferragutti.

 

Artistas

O Quinteto Persch tem três CDs lançados e já realizou mais de 260 concertos. Entre as conquistas, ganhou dois Prêmios Funarte de Concertos Didáticos, seis Prêmios Açorianos de Música e o Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica. O grupo já se apresentou nas Regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do Brasil e no Uruguai. É formado por:

Adriano Persch – músico e professor da Fundação Municipal de Artes, de Montenegro (Fundarte), em que coordenou duas edições do Encontro de Acordeonistas. Estudou acordeom com o professor Oscar dos Reis, de Caxias do Sul.

André Machado – compositor e arranjador, é especialista em Educação Musical para Professores da Educação Básica. Além disso, é professor de Música na rede municipal de ensino de Porto Alegre e atua em diversos grupos de folclore, participando em festivais e encontros de música.

Daniel Castilhos – solista convidado da Orquestra de Câmara Fundarte e da Orquestra de Câmara da Ulbra. É graduando em Música e atua no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre, além de desenvolver projetos de música de câmara com diversas formações instrumentais.

Ezequiel de Toni – também estudou acordeom com o professor Oscar dos Reis. É professor de acordeom em Bento Gonçalves e participa em diversos grupos de folclore, festivais e encontros de música.

Luciano Rhoden – professor de acordeom na Fundação Municipal de Artes, de Montenegro (Fundarte), e no Instituto de Educação, de Ivoti.

 

Foto: Marcos Muzi

 

SERVIÇO:

 

Quinteto Persch

 

25 de novembro, sábado, às 19h

Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Farroupilha – Porto Alegre. Tel.: 51 4009-2970)

 

Entrada gratuita

 

Faça seu comentário