Escrito por em 7 nov 2017 nas áreas Infantil, Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Conjunto Terno Carioca é atração de 11 de novembro da série Concertinhos de Eva.

 

Com programação e produção de Nenem Krieger e organização de Marcio Doctors, a série Concertinhos de Eva promove apresentações musicais destinadas ao público infantil e suas famílias. Os recitais ocorrem aos sábados, às 16h, na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro. No dia 11 de novembro, a atração é o trio Terno Carioca.

O Terno Carioca, formado por Lena Verani (clarineta), Pedro Aragão (bandolim e violão tenor) e Luiz Flavio Alcofra (violão), foi criado no ano de 2006 com o objetivo de interpretar a música brasileira em seus variados gêneros, em uma formação camerística que busca a excelência de arranjos e de sonoridade. O trio vem se apresentando com êxito em diversos palcos do Rio de Janeiro, como Festival de Primavera de Paraty, Festival de Inverno de S. João Del Rei, Teatro do BNDES, Teatro Municipal de Niterói, entre outros. Em 2009, o Terno Carioca gravou seu primeiro CD, homenagem ao centenário de Claudionor Cruz. Em 2010, o trio participou do Rio Folle Journée, no Rio de Janeiro; do projeto Música y músicos de Latinoamerica, em Bogotá. Em 2011, apresentou-se na Feira Literária Internacional de Paraty e, com a cantora Cristina Buarque, em shows em homenagem ao centenário do compositor Pedro Caetano. Em 2014, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos e realizou dez concertos didáticos em escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

 

Integrantes

Luiz Flavio Alcofra é violonista, compositor e arranjador. Nascido no Rio de Janeiro, é graduado em música pela UniRio e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor de violão da Escola Portátil de Música (RJ). É integrante do grupo de música brasileira Água de Moringa (vencedor do Prêmio Sharp de melhor grupo instrumental de 1998), do grupo Cordão do Boitatá e do Quarteto Alevare. Atualmente é professor substituto de violão na UniRio.

Pedro Aragão é doutor em Musicologia pela UniRio e bacharel em Regência pela Escola de Música da UFRJ. É professor da Escola Portátil de Música e da UniRio. Fundador e diretor do Instituto Jacob do Bandolim, instituição responsável pela divulgação e preservação do legado deste grande músico. Em 2010 e 2014, regeu a orquestra Pixinguinha na Pauta, executando arranjos originais do compositor, com apresentações no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro; no auditório do Ibirapuera e Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

Lena Verani é graduada em clarineta pela UniRio e mestre em Ciência da Arte pela UFF. Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (regência de David Machado) e a Orquestra de Música Brasileira, sob a direção de Roberto Gnattali. Participou de espetáculos do compositor Tim Rescala, entre eles a opereta Orquestras dos Sonhos, que resultou num CD homônimo. Com o grupo Terra Brasilis participou do circuito nacional do Sesc e gravou o CD Terra Sonora Brasilis, lançado em 2002. Em 2010 e 2014 integrou a orquestra Pixinguinha na Pauta.

 

SERVIÇO:

 

“Concertinhos de Eva”

Terno Carioca

 

11 de novembro, sábado, às 16h

Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa – Rio de Janeiro. Tels.: 21 3202-8551 e 3202-8550)

 

Evento gratuito, sujeito à lotação. Distribuição de senhas a partir das 15h

 

Faça seu comentário