Escrito por em 8 nov 2017 nas áreas Música de câmara, Programação, São Paulo

Quarteto da Cidade de SP toca Schumann e Lacerda com pianista Thiago Bertoldi.

 

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo realiza concerto no dia 9 de novembro, quinta-feira, às 20h, na Sala Mário de Andrade, na Praça das Artes, na capital paulista. O grupo, formado por Nelson Rios e Betina Stegmann (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Angelique Camargo (violoncelo), recebe o pianista Thiago Bertoldi. O programa desta apresentação faz parte da série Convidados e traz no repertório as obras Quarteto n. 1, de Osvaldo Lacerda, e Quinteto Op. 44, de Robert Schumann.

O quarteto foi fundado em 1935. Inicialmente era chamado de Quarteto Haydn e buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. Em 1944, passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal, chegando à sua forma definitiva em 1981, como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e a violoncelista Angelique Camargo, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional, que se destacam também pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas.

O quarteto apresenta-se constantemente no Brasil e no exterior, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha; o Festival de Música de Saragoza, na Espanha; e o Festival Internacional de Música de Morelia, no México. No Brasil, além da participação nos mais importantes festivais e cursos de música, desenvolveu projetos de estímulo a jovens instrumentistas por meio de concursos e de concertos didáticos em escolas da rede pública, universidades e escolas de música.

Em concertos comentados, o Quarteto apresenta o amplo repertório para a formação, inclusive o de vanguarda, promovendo o contato do público com todas as tendências e escolas de composição, como parte do projeto original do grupo, de fomento e formação de plateias. Em sete oportunidades o Quarteto de Cordas ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes o Prêmio Carlos Gomes.

 

Thiago Bertoldi iniciou seus estudos de piano em 1994, no Conservatório Musical Villa Lobos, em Garça (SP). Em 2006, ficou quatro meses no Canadá, aperfeiçoando-se, e, em 2008, ganhou o Prêmio Eleazar de Carvalho, do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em 2009, foi aceito como aluno universitário da Academia de Música Liszt Ferenc, em Budapeste, na Hungria, sob orientação do professor Gábor Eckhardt, onde também cursa mestrado. Reside até hoje na capital europeia.

O músico já se apresentou em diversas salas e teatros do Brasil e do exterior ao lado de grandes nomes, como Pierre-Yves Artoud, Benjamin Coelho, Jean-Pierre Berry, Daniel Guedes, Jed Barahal. Tem dois CDs gravados: um de música de câmara, como correpetidor na McGill University, de Montreal (2006), e outro de música brasileira, pelo selo de gravação da Universidade de Minas Gerais (2007).

 

SERVIÇO:

 

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Thiago Bertoldi, piano

 

9 de novembro, quinta-feira, às 20h

Praça das Artes – Sala Mário de Andrade (Av. São João, 281, Sé – São Paulo. Tel.: 11 4571-0401)

 

Ingressos: R$ 10, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário