Escrito por em 24 nov 2017 nas áreas Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Sinfônica Brasileira leva seu Quarteto de Cordas à Sala Cecília Meireles para tocar Villa-Lobos e Dvořák.

 

No dia 27 de novembro, às 20h, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) volta ao palco da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, para mais um concerto da série OSB na Sala cheaprx , dessa vez com seu Quarteto de Cordas. Nikolay Sapoundjiev e Willian Ferreira (violino), Samuel Passos (viola) e Emilia Valova (violoncelo) interpretam obras de Villa-Lobos e Dvořák.

Abrindo o programa, o grupo apresenta o Quarteto de Cordas n. 1, de Heitor Villa-Lobos, que, de acordo com a definição de Arnaldo Estrella, trata-se de uma suíte de seis pequenas peças alternadamente lentas e vivas, nostálgicas e alegres. Em seguida, uma das peças mais populares do repertório camerístico: o Quarteto de Cordas n. 12 – Americano, de Antonín Dvořák. Considerado o mais célebre do compositor, o concerto foi finalizado em 1893, quando o tcheco dava aulas de composição nos Estados Unidos.

A NTS é a nova mantenedora da Orquestra Sinfônica Brasileira e o Bradesco e a Brookfield são os patrocinadores da série OSB na Sala e dos concertos da orquestra em 2017. A série celebra a retomada das atividades da orquestra levando ao palco uma vocação histórica da Fundação OSB e de seus músicos: oferecer acesso à música de concerto sempre dando destaque a obras brasileiras.

 

Orquestra Sinfônica Brasileira

Reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes da música nacional, a Orquestra Sinfônica Brasileira soma mais de 5 mil concertos ao longo de seus 77 anos de atuação, revelando diversos talentos e promovendo, através de seus projetos educacionais e concertos públicos, a democratização do acesso à cultura.

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi pioneira não só na forma de levar a música sinfônica e de concerto para todos os cantos do Brasil e outros países, como também no incentivo à formação de novos talentos e difusão da cultura em território nacional. Em 2017 a OSB concentra sua temporada de concertos na Sala Cecília Meireles, mas vai também a Japeri e Petrópolis.

 

SERVIÇO:

 

Série “OSB na Sala”

Quarteto de Cordas da OSB

 

27 de novembro, segunda-feira, às 20h

Sala Cecília Meireles (R. da Lapa, 47, Centro – Rio de Janeiro. Tels.: 21 2332-9223 e 2332-9224)

 

Ingressos: R$ 50, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário