Escrito por em 23 nov 2017 nas áreas Minas Gerais, Música de câmara, Programação

Pianista André von Frasunkiewicz faz recital em Belo Horizonte no dia 25 de novembro.

 

No dia 25 de novembro, às 20h, o pianista André von Frasunkiewicz faz recital na Sala Juvenal Dias, em Belo Horizonte. A apresentação integra a programação da série Concertos Virtuosi e é composta por peças de Händel, Chopin, Schubert, Liszt, Rachmaninoff e Mussorgsky.

Nascido na África do Sul e radicado em Brasília, André von Frasunkiewicz é um dos mais destacados pianistas do país. Descrito por Nelson Freire como um pianista de “singular sensibilidade musical”, foi vencedor de importantes prêmios no Brasil, como o J. S. Bach, F. Chopin, Nise Obino e Pianarte. Já se apresentou com importantes orquestras brasileiras e, recentemente, foi solista da Orquestra de Brasília.

André von Frasunkiewicz vem de uma família tradicional de músicos, com ascendência tcheca, polonesa e alemã. Iniciou seus estudos com seus pais, primeiro ao violino e depois ao piano. É formado pela Escola de Música da UNB, aperfeiçoou-se na École Normale de Musique de Paris e obteve seu Mestrado na Universidade da Flórida nos EUA. Entre seus professores destacam-se Ney Salgado, Ruth Slenczynska (aluna de S. Rachmaninov), Valeri Grokhovski, Viatcheslav Gabrielov, Boaz Sharon, Luiz de Moura Castro e Nelson Delle Vigne.

Seu recital de Belo Horizonte começa com a Chacona, de Händel, peça de difícil execução do compositor barroco e raramente executada. Em seguida, peças de compositores do século 19, com destaque para a suíte Quadros de uma Exposição. Escrita por Mussorgsky, é uma homenagem do compositor ao seu amigo, o pintor alemão Viktor Hartmann, que havia falecido. Nela, Mussorgsky tenta narrar com música as imagens dos quadros. Embora a peça não tenha obtido muito sucesso durante a vida do compositor, ela se tornou um dos pilares da música erudita.

 

PROGRAMA:

G. F. Händel (1685-1759)
Chaconne em sol maior

F. Chopin (1810-1849)
Scherzo n.1 em si menor, Op. 20

F. Schubert (1797-1828)
Improviso em lá bemol maior, Op. 90 n. 4

F. Liszt (1811-1886)
Legénde n. 2 – São Francisco de Paula caminhando sobre as ondas

S. Rachmaninoff (1873-1943)
Momento musical em si menor, Op. 16 n. 3

M. Mussorgsky (1839-1881)
Quadros de uma Exposição

 

Foto: Nick Elmoor

 

SERVIÇO:

 

Série “Concertos Virtuosi”

André von Frasunkiewicz, piano

 

25 de novembro, sábado, às 20h

Fundação Clovis Salgado – Sala Juvenal Dias (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro – Belo Horizonte. Tel.: 31 3236-7400)

 

Ingressos: R$ 30, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário