Escrito por em 8 nov 2017 nas áreas Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Duo Cancionâncias faz concerto para celebrar dez anos de existência.

 

O Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, sedia, no dia 11 de novembro, às 18h30, um concerto para uma dupla comemoração: os 130 anos do compositor Heitor Villa-Lobos e os dez anos de atividades do Duo Cancionâncias.

Formado por Manuelai Camargo (soprano dramático) e Cyro Delvizio (violão), o Duo Cancionâncias está, há uma década, comprometido com a democratização da música erudita brasileira por meio de abordagens inovadoras e acessíveis a todos os públicos. Com este ideal, percorreu todos os estados brasileiros em 130 concertos pelo projeto Sesc Sonora Brasil 2013/14 e tocou no Guitar Foundation of America International Convention em 2016, o festival mais importante de violão clássico dos EUA.

Para comemorar sua primeira década, o duo apresenta obras marcantes de sua exitosa trajetória que, coincidentemente, reúnem alguns dos maiores compositores e poetas brasileiros do passado e presente, configurando um rico, raro e didático panorama da produção musical nacional.

O programa se inicia pela obra de Edino Krieger, em que uma única voz simula um dramático e engenhoso diálogo entre duas personagens. Já os ciclos de Ronaldo Miranda e Ricardo Tacuchian foram ambos estreados por Cyro e Manuelai, sendo o último dedicado aos mesmos, traduzindo a relação de proximidade entre os intérpretes e este compositor.

Para encerrar esta celebração, o Duo Cancionâncias deixa também uma pequena homenagem aos 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos, reconhecido patrono dos compositores nacionais.

O concerto tem participação de Raul Delvizio, em vídeo-projeção com depoimentos dos compositores.

 

PROGRAMA:

Edino Krieger (1928-)
Balada do desesperado (transcr. Cyro Delvizio)

Ronaldo Miranda (1948-)
Três Canções de Inês: Inês Sem Pedro | O Rio | Fragmentos

Ricardo Tacuchian (1939-)
Líricas: Tanta Luz | Meu Violão | Preposição (obras dedicadas ao Duo Cancionâncias)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) (transcr. Cyro Delvizio)
Nesta Rua
Vida Formosa
Xangô
Bachianas Brasileiras n. 5: Ária | Martelo

 

Foto: Raul Delvizio

 

SERVIÇO:

 

Duo Cancionâncias

 

11 de novembro, sábado, às 18h30

Sala Cecília Meireles – Espaço Guiomar Novaes (R. da Lapa, 47, Centro – Rio de Janeiro. Tels.: 21 2332-9223 e 2332-9224)

 

Ingressos: R$ 20, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário