Escrito por em 11 nov 2017 nas áreas Lateral, Minas Gerais, Música de câmara, Programação

A pianista ucraniana se apresenta no Sesc Palladium na série “Concertos Virtuosi”


Considerada um fenômeno mundial da música de concerto, a pianista Valentina Lisitsa vem à América do Sul para mais uma turnê e Belo Horizonte está incluída na rota. O concerto na capital mineira ocorre no dia 28 de novembro, no Sesc Palladium, às 20h30. O recital faz parte da série Concerto Virtuosi.

Valentina é muito mais do que a primeira pianista erudita a se tornar estrela do YouTube, mas sim a primeira a converter o sucesso da internet em uma carreira de proporções globais. Já se apresentou com as principais orquestras do mundo e, com uma agenda de concertos entre Nova York, Paris, Tóquio e Buenos Aires, atrai multidões por onde passa. Em 2007, lançou o seu primeiro vídeo no YouTube e hoje o seu canal conta com mais de 155 milhões de visualizações, crescendo a um ritmo de 75 mil visualizações por dia, números sem precedentes na música de concerto e semelhantes a de astros da música pop internacional.

Sua relação com o Brasil se iniciou em 2009, quando ela se apresentou em turnê com a violinista Hilary Hahn. Desde então, Valentina tem vindo regularmente ao país, apresentando-se em várias salas de concerto e como solista da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp) e com a Sinfônica Brasileira, sendo regida por Lorin Maazel nessa ocasião.

A pianista já se apresentou duas vezes em Belo Horizonte, tendo lotado o teatro Bradesco em 2013 e 2014. No concerto do Sesc Palladium, ela apresenta um programa de grandes sucessos, iniciando com a famosa Sonata ao Luar, de Beethoven, e prosseguindo com o Gaspard de la Nuit, de Ravel. Após o intervalo, serão apresentados os Noturnos Op. 62 e o Scherzo n. 2, de Chopin e, por fim, Quadros de uma exposição, de Mussorgsky.

As outras apresentações da turnê sul-americana incluem concertos em São Paulo (Teatro Alfa, 21/11), Buenos Aires (Usina del Arte, 27/11), Porto Alegre (Theatro São Pedro, 27/11) e Rio de Janeiro (Sala Cecília Meirelles, 29/11).

 

Valentina Lisitsa

Nascida na Ucrânia, iniciou seus estudos no Conservatório de Kiev e, após vencer em 1991 o Concurso Internacional a dois pianos de Miami com o seu
marido, o pianista Alexei Kuznetsoff, emigrou para os EUA. Em 2007, postou seu primeiro video no YouTube, uma gravação do Estudo Op. 39/6, de Rachmaninoff, e ela se tornou a primeira estrela do YouTube da música de concerto.

Um espetacular recital no Royal Albert Hall em Londres em 2012, frente a um público de oito mil pessoas, selou definitivamente sua carreira internacional. Após isso, a gravadora DECCA contratou a pianista com exclusividade, lançando a gravação ao vivo do recital no Royal Albert Hall apenas um mês após a realização em CD e DVD. Os concertos marcaram o início de sua vida como artista. No entanto, Valentina procurou novas maneiras de ampliar seu público. Seu senso excepcional de novas buscas de desenvolvimentos e sua abertura a abordagens não convencionais revelou-se vital.

Já se apresentou como solista de várias orquestras, como a Chicago Symphony, WDR Symphony Orchestra Cologne, Seoul Philharmonic, San Francisco Symphony and Pittsburgh Symphony, sob a regência de importantes maestros, tais como Manfred Honeck, Yannick Nézet Séguin, Lorin Maazel e Jukka-Pekka Saraste. Um dos destaques das temporadas recentes, além de inúmeros lançamentos de gravações de diversos autores e estilos, foi o concerto totalmente lotado no Auditório Nacional de Madri com a Orquestra Nacional da Espanha, onde Valentina tocou todos os concertos e
a Rapsódia Paganini de Sergej Rachmaninoff em uma noite. Valentina costuma ser descrita pelos críticos como ” um anjo tocando ” ou ” pianista eletrizante “.

 

SERVIÇO:

 

Série “Concertos Virtuosi”

Valentina Lisitsa, piano

 

28 de novembro, terça-feira, às 20h30

Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420, Centro – Belo Horizonte. Tel.: 31 3270-8100)

 

Ingressos: de R$ 24 a R$ 100

 

Beethoven – Sonata no. 17 “Tempest” – Allegretto

Faça seu comentário