Escrito por em 7 dez 2017 nas áreas Lateral, Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Quarteto de Cordas da UFF homenageia compositores em concerto de encerramento de sua temporada 2017.

 

No dia 12 de dezembro, terça, o Quarteto de Cordas da UFF realiza o seu concerto de encerramento da temporada 2017. Para o programa, foram selecionadas duas obras tradicionais da literatura musical para a formação em quarteto: Quarteto de Cordas n. 62 em dó maior, Op. 76, n. 3, também conhecido como Imperador, de Joseph Haydn; e o Quarteto de Cordas n. 2, de Aleksandr Porfirevich Borodin. A apresentação ocorre às 19h30, no Teatro do Centro de Artes da UFF, em Niterói.

Compositor austríaco do período clássico, Haydn é considerado o “pai dos quartetos de cordas”, tendo sido o primeiro compositor a consolidar a escrita de obras musicais nesta formação: dois violinos – viola – violoncelo. O quarteto Imperador é a terceira de um conjunto de seis obras catalogadas como Opus (“obra” em latim) 76. Recebeu esse codinome em referência ao segundo movimento, no qual Haydn desenvolve um tema e variações baseados na melodia do hino Gott erhalte Franz den Kaiser ou Deus Salve o Imperador Francisco, em tradução livre.

O grupo também celebra a obra de Borodin, compositor e violoncelista russo de origem georgiana, exerceu a profissão de químico e de acadêmico na Academia Imperial de Medicina e Cirurgia de São Petersburgo. Foi também um grande defensor dos direitos das mulheres, além de ser um incentivador da educação em seu país. Durante o pós-doutoramento na Alemanha, Borodin conheceu sua esposa, a pianista russa Ekaterina Protopopova, em Heidelberg. No vigésimo aniversário de casamento do casal, o compositor concluiu e dedicou o Quarteto de Cordas n. 2 à sua amada. O solo inicial do primeiro movimento, que será executado pelo violoncelista David Chew, alude ao primeiro encontro do casal em Heidelberg.

O Quarteto de Cordas da UFF atualmente é composto por Tomaz Soares (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2º violino), Jessé Máximo Pereira (viola, músico convidado) e David Chew (violoncelo).

 

Foto: Robson Leitão

 

SERVIÇO:

 

Quarteto de Cordas da UFF

 

12 de dezembro, terça-feira, às 19h30

Centro de Artes da UFF (R. Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói. Tel.: 21 3674-7515)

 

Ingressos: R$ 14, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário