Escrito por em 9 mar 2018 nas áreas Infantil, Música de câmara, Programação, São Paulo

Theatro São Pedro apresenta o infantil de Prokofiev pela série Música de Câmara.

Nos dias 10 e 11 de março, o Theatro São Pedro, em São Paulo, abre sua série Música de Câmara com uma história infantil: o musical Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev. Serão duas apresentações com entrada gratuita: sábado (10) e domingo (11), ambas às 11h. Os ingressos estarão disponíveis duas horas antes do início do espetáculo.

A regência é da maestrina convidada Katarine Araújo, que comanda um grupo de músicos da Orquestra do Theatro São Pedro. E o ator e palhaço Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, será o narrador dessa história. No dia 10, o evento é realizado em parceria com a Artematriz, e faz parte da Ciclovia Musical SP 2018.

Visando aproximar as crianças da música clássica, o russo Prokofiev compôs em 1936, Pedro e o Lobo, obra que chama a atenção pela graça e leveza da composição. A trama narra a história do garotinho Pedro e seus feitos para salvar seus amigos animais de um temido lobo.

Com o intuito de ensinar às crianças a sonoridade de cada instrumento, tornando familiar a elas as partes componentes de uma orquestra, Prokofiev teve a ideia de representar cada um dos personagens da fábula por diferentes instrumentos. Assim, Pedro é representado por instrumentos de cordas; seu avô, pelo fagote; os caçadores, pela percussão; o lobo, pelas trompas; o gato, pelo clarinete; o pato, pelo oboé, e o pássaro, pela flauta.

 

Artistas convidados

A regente convidada Katarine Araújo é natural de Goiânia e possui graduação em Piano e mestrado em Regência Orquestral pela UFG. Foi vencedora do 2º Concurso de Jovens Regentes do Theatro Municipal de São Paulo e, durante o ano de 2016, foi regente assistente na Orquestra Experimental de Repertório. Atuou como assistente no Coro da graduação da USP e na Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, e, como convidada, regeu a OSSA e OSJP em apoio ao movimento mulheres regentes. Atualmente é regente do Coro Sinfônico de Goiânia e rege no grupo Ateliê Contemporâneo de São Paulo, destinado a estreias e valorização da música contemporânea.

 

Wellington Nogueira é ator especializado em teatro musical, formado pela American Musical and Dramatic Academy; palhaço, formado por John Towsen, Michael Christensen, Dominique Jando, Andre Riot-Sarcey e outros grandes mestres. Fundador da ONG Doutores da Alegria, organização pioneira no Brasil em levar alegria a crianças hospitalizadas por meio da arte do palhaço profissional, investiu em pesquisa para desvendar o impacto da alegria na adversidade da hospitalização e, a partir desse conhecimento gerado, organizou-o para disseminação.

 

SERVIÇO:

 

“Pedro e o Lobo”, de S. Prokofiev

 

Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro

Wellington Nogueira, narração

Katarine Araújo, regência

 

10 e 11 de março, sábado e domingo, às 11h

Theatro São Pedro (R. Albuquerque Lins, 207, Campos Elíseos – São Paulo)

 

Entrada gratuita, com distribuição de ingressos 2h antes do início do espetáculo, limitado a quatro por pessoa

 

Duração aproximada: 45 minutos

Sugestão etária: livre

 

Capacidade: 636 lugares

 

Faça seu comentário