Escrito por em 15 abr 2018 nas áreas Música de câmara, Programação, São Paulo

O CMB apresenta a pianista Vania Pimentel e em seguida canto e piano com Sandro Bodilon e Rosely Freire.

 

VA?nia Pimentel interpretarA? obras de Almeida Prado, Amaral Vieira, Camargo Guarnieri, Ernesto Nazareth, Marlos Nobre, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos. A pianista vive nos Estados Unidos e estudou na Escola Superior de MA?sica de Karlsruhe na Alemanha. Obteve os tA�tulos de Mestre em Performance e Pedagogia, e Doutora em MA?sica pela Universidade de Houston nos Estados Unidos. Foi premiada em vA?rios concursos no Brasil, e na Europa, no 26A� Concurso Internacional Jaen na Espanha, e no 6A� Concurso internacional J. S. Bach em Paris, com concerto final na famosa Salle Gaveau.

Sandro Bodilon e Rosely Freire farA?o homenagem ao poeta Paulo Bomfim interpretando canA�A�es com suas obras. O poema Onde AndarA? terA? trA?s versA�es compostas por Raquel Peluso, Camargo Guarnieri e Arnaldo Ribeiro Pinto. Em primeira audiA�A?o mundial duas obras de Villani-CA?rtes e uma de Achille Picchi. Outros compositores do programa serA?o Ascendino Theodoro Nogueira, Osvaldo Lacerda e SA�rgio Vasconcellos CorrA?a.

 

PROGRAMA

1A? Parte – VA?nia Pimentel

Ernesto Nazareth
Odeon

Marlos Nobre
Nazarethiana Opus 2

Osvaldo Lacerda
Sonata (Allegro giusto, Andantino con moto e Allegro vivo)

Heitor Villa-Lobos
As TrA?s Marias (Alnitah, Alnilam e Mintika)

Camargo Guarnieri
ToccataA�A�

Almeida Prado
Toccata da Alegria

Amaral Vieira
Toccata Opus 137

 

2A? Parte – Sandro Bodilon a�� canto e Rosely Freire a�� piano

Todas as obras trazem poemas de Paulo Bonfim:

Raquel Peluso
Onde andarA?

Osvaldo Lacerda
Outra voz, outra paisagem
Basta de ser o outro
Bilhete A�quela que ainda estA? por nascer

Arnaldo Ribeiro Pinto
Onde andarA?

Ascendino Theodoro Nogueira
A� minha mA?e

SA�rgio Vasconcellos CorrA?a
Cantiga

Camargo Guarnieri
Onde andarA?

Achille Picchi
Longe de ti
E vocA? (1A? AudiA�A?o)A�

Edmundo Villania��CA?rtes
Valsa (1A? AudiA�A?o)
Caminheiro e a sombra (1A? AudiA�A?o)

 

VA?nia Pimentel

A pianista concertista Vania Pimentel deve sua sA?lida formaA�A?o musical A�s mestras Liddy Mignone no Rio de Janeiro e Henriqueta Garcez Duarte em Curitiba. A� graduada em MA?sica pela Escola de MA?sica e Belas Artes do ParanA?, e em Filosofia pela Universidade Federal do ParanA?, tendo lecionado em ambas as instituiA�A�es. Concluiu com lauda o curso KA de a�?Maturidade ConcertA�sticaa�? na Escola Superior de MA?sica de Karlsruhe (Alemanha), onde exerceu o cargo de Tutora. Obteve os tA�tulos de Mestre em Performance e Pedagogia, e Doutora em MA?sica pela Universidade de Houston (EUA), onde foi docente no departamento de piano e no Festival de MA?sica do Texas. A� membro eleito da National Music Honor Society. A convite da Academia Brasileira de MA?sica apresentou um recital na Casa de Rui Barbosa. O seu CD, Brazilian Toccatas and Toccatinas (Ultimo Productions), foi muito elogiado pelo crA�tico musical Carlos Dantas do Rio.

Foi premiada em vA?rios concursos no Brasil, e na Europa, no 26A� Concurso Internacional Jaen na Espanha, e no 6A� Concurso internacional J. S. Bach em Paris, com concerto final na famosa Salle Gaveau.A� Participou como concertista e professora convidada nos festivais de mA?sica de Londrina, Cascavel e Blumenau. Ministrou masterclasses na UNESPAR/EMBAP em Curitiba, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e no Departamento de MA?sica da USP em RibeirA?o Preto, com subsequente recital no Teatro Dom Pedro I. Foi tambA�m recitalista na sA�rie Pianomaster no Lago de Como, ItA?lia.

TambA�m muito ativa em mA?sica de cA?mara, executou em trA?s recitais as 10 sonatas de Beethoven para piano e violino, em NA?poles, Italia, com o violinista e regente italiano Rodolfo Bonucci. Sob a sua batuta, foi solista do 3o. concerto de Beethoven no Teatro Nacional de BrasA�lia. Na Europa, Vania Pimentel apresentou-se inA?meras vezes em concertos com Die Blaue Blumen em Frankfurt, e nos Estados Unidos com o Greenbriar Consortium de Houston.

Como solista, apresentou-se com a Orquestra de CA?mara de SA?o Paulo sob a regA?ncia de Olivier Toni no Theatro Municipal de SA?o Paulo aos 13 anos de idade. Foi vA?rias vezes solista da Orquestra da Universidade Federal do ParanA? e da Orquestra SinfA?nica do ParanA?. Apresentou-se com a Camerata Antiqua de Curitiba e realizou tournA�e com a Orquestra de CA?mera de Blumenau em Santa Catarina. Apresentou-se tambA�m com a Orquestra SinfA?nica de BrasA�lia.A� Na Alemanha, recebeu critica elogiosa como solista da Orquestra da Musikhochshule Karlsruhe.

Desde 2009, mora em San Diego, e realiza recitais nas principais bibliotecas no sul da CalifA?rnia. Anualmente, mantA�m atividade concertista no Brasil. Em 2017, apresentou um programa de mA?sica espanhola nas bibliotecas de Coronado e Encinitas (CalifA?rnia), com grande sucesso tambA�m em Curitiba no PaA�o da Liberdade, e no MuBE, em maio de 2017. Em novembro, apresentou um programa de Toccatas em San Diego e, a seguir, na Casa Thomas Jefferson de BrasA�lia, na UNESPAR de Curitiba, e no AuditA?rio JurerA? Classics (FlorianA?polis) em dezembro.

 

Sandro Bodilon

Diplomou-se bacharel em canto pela Faculdade de MA?sica Carlos Gomes (SP) sob orientaA�A?o da prof. Regina de Boer. Posteriormente aprofundou seus estudos com os professores EdA�lson Costa, Jocelyne Gallo, Lenice Prioli, Carmo Barbosa e Caio Ferraz. Em 1997, a convite do governo brasileiro, cantou no Festival de MA?sica Latino-Americana da cidade de Aahrus, na Dinamarca. Em 2004, foi um dos vencedores do Concurso de InterpretaA�A?o da CanA�A?o de CA?mara Brasileira promovido pelo Centro de MA?sica Brasileira de SA?o Paulo.

A� integrante do Coral LA�rico do Theatro Municipal de SA?o Paulo, e membro do grupo de mA?sica antiga a�?Il Dolce Balloa�? e tambA�m do NA?cleo HespA�rides das AmA�ricas com o qual gravou o CD a�?MA?sica das AmA�ricasa�? pelo Selo Sesc e, no ano passado, o CD a�?HA�krepoja�? com obras da compositora Kilza Setti.A� AlA�m de sua participaA�A?o como solista em A?peras, o barA�tono se dedica A� pesquisa e interpretaA�A?o do repertA?rio camerA�stico, em especial A� canA�A?o brasileira. Sua dissertaA�A?o de mestrado realizado na Universidade Paulista a�?JA?lio de Mesquita Filhoa�? (UNESP), tendo como orientadora a prof. Dra. Martha Herr, teve como tema a obra vocal do compositor brasileiro Luciano Gallet.

 

Rosely Freire

Estudou piano com a professora e compositora Lina Pires de Campos, tendo participado de vA?rios concursos nacionais e cursos de interpretaA�A?o pianA�stica ministrados por Camargo Guarnieri, Maria Regina Seidehofer, Charles Dobler e Magdalena Tagliaferro. Diplomada no curso de Bacharel em Piano pela Universidade SA?o Judas Tadeu. Atuou como professora de piano e mA?sica na FundaA�A?o Anglo-Brasileira de EducaA�A?o e Cultura (St. Paula��s School). Como camerista, integrou o projeto MA?sica nos Museus, atuando em duos, trios e quartetos e apresentando-se tambA�m no Teatro Popular do Sesi e na FundaA�A?o Maria Luisa e Oscar Americano.

Participou ainda das Vesperais LA�ricas do Theatro Municipal de SA?o Paulo apresentando-se no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) e no SalA?o Nobre do Theatro Municipal. Com Sandro Bodilon desenvolve um extenso trabalho camerA�stico dedicado A� interpretaA�A?o de canA�A�es francesas, alemA?s, italianas e em especial da canA�A?o de cA?mera brasileira. Uma de suas A?ltimas colaboraA�A�es com o barA�tono foi um recital com canA�A�es do compositor Waldemar Henrique promovido pelo Instituto HistA?rico e GeogrA?fico de SA?o Paulo e dedicado A� memA?ria da cantora e professora Lenice Prioli.

 

Centro de MA?sica Brasileira – CMB

A� uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em SA?o Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura ArtA�stica (Sala Rubens Sverner), com um recital de EudA?xia de Barros. Visa a defender e promover maior divulgaA�A?o da mA?sica brasileira erudita de todas as A�pocas e estilos. Grande parte dos intA�rpretes que se apresentam sA?o jovens no inA�cio de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes. Osvaldo Lacerda foi o Presidente atA� 2011 e atualmente A� a pianista EudA?xia de Barros.

O CMB realizou 327 apresentaA�A�es em SA?o Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de SA?o Paulo e Minas Gerais. Por duas vezes recebeu PrA?mio da AssociaA�A?o Paulista de CrA�ticos de Arte – APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa mA?sica. NA?o conta com subsA�dios de entidades nem particulares, nem governamentais, com exceA�A?o de esporA?dicos patrocA�nios dos prA?mios dos concursos ou apoios culturais: Banco FrancA?s e Brasileiro, Metal Leve, PADO S/A., Funarte a�� MINC, Rotary Club de SA?o Paulo, Orquestra da RTC, SESC, Academia Brasileira de MA?sica, Cultura Inglesa, Bovespa, Grupo ArA?o Sahm, Casa Manon, Pianos Fritz Dobbert, Orquestra SinfA?nica De Campinas, Ballet Stagium, Unibero, SabA? Ind. e com Ltda., e mais recentemente, um grande apoio da Secretaria de Estado da Cultura de SA?o Paulo. Financeiramente, sobrevive graA�as A�s anuidades pagas por seu quadro social.

Desde 1995, recebe um valioso apoio cultural da Cultura Inglesa de SA?o Paulo, podendo realizar seus recitais mensais da temporada, na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro BritA?nico, em Pinheiros.A�A�Promoveu vA?rios concursos de InterpretaA�A?o, de A?mbito nacional: 7 da CanA�A?o de CA?mara Brasileira; 5 de MA?sicas Brasileiras para Piano; 2 de MA?sicas Brasileiras para Flauta.

Promoveu um Concurso de Monografia a�?O Dobradoa�? (marcha cA�vica e militar brasileira), e dois de ComposiA�A?o: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal a�?MA?rio de Andradea�? (SA?o Paulo) e mais recentemente, em 2008, um Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1A? lugar por Nelson Lin, que teve como prA?mio, alA�m de uma vultosa quantia oferecida pela Secretaria de Estado da Cultura de SA?o Paulo, ainda a impressA?o de sua Tocata, pela Academia Brasileira de MA?sica. O 2A? prA?mio foi para Edson SantA?Anna. Foram marcantes os dois recentes Concursos promovidos pelo Centro de MA?sica Brasileira, em dezembro de 2009, curiosamente realizados na Casa MA?rio de Andrade: o II Concurso de InterpretaA�A?o de MA?sicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de InterpretaA�A?o de MA?sicas Brasileiras para Piano, que tiveram grandes prA?mios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de SA?o Paulo. E em 2015, o Concurso de InterpretaA�A?o PianA�stica da obra de Osvaldo Lacerda.

Site: http://www.centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

 

SERVIA�O:

 

Centro de MA?sica Brasileira (CMB) – Homenagem a Paulo Bomfim

21 de abril, sA?bado, A�s 20h

 

Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro BritA?nico (Rua Ferreira de AraA?jo, 741 – Pinheiros – SA?o Paulo – (11) 3039 0500)

 

ClassificaA�A?o Livre

Entrada franca

Faça seu comentário