Escrito por em 27 abr 2018 nas áreas Música sinfônica, Programação, Rio de Janeiro

Sinfônica da UniRio faz concerto com Duo Berrenechea e Eládio Perez-Gonzalez no Rio de Janeiro.

 

A Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, apresenta, no dia 29 de abril, domingo, às 11 horas, dentro da série Sala Orquestras, a Orquestra Sinfônica da UniRio, sob a regência de Guilherme Bernstein, com participação do Duo Barrenechea (Sérgio Barrenechea, flauta; Lucia Barrenechea, piano) e do barítono Eládio Perez-Gonzalez.

Artistas

A Orquestra da UniRio é constituída pelos futuros profissionais da música em formação no Instituto Villa-Lobos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ernani Aguiar e Ricardo Tacuchian, seus primeiros regentes, imprimiram a filosofia de conciliar o grande repertório com a música brasileira, tradicional e contemporânea, estreando inúmeras obras de autores nacionais. Desde 2004 sob a direção de Guilherme Bernstein, o conjunto se apresenta em locais importantes na vida cultural carioca.

O Duo Barrenechea, formado pelo flautista Sérgio Barrenechea e por sua esposa, a pianista Lucia Barrenechea, ambos professores do Instituto Villa-Lobos da UniRio, vem atuando desde 1989 com apresentações em inúmeras cidades no Brasil e do exterior. O duo se propõe a explorar o vasto repertório para a formação de flauta e piano, incluindo a divulgação de música brasileira erudita e popular.

O barítono paraguaio Eladio Pérez-González é protagonista maior da música contemporânea brasileira na segunda metade do século 20, tendo encomendado, inspirado e estreado inúmeras obras operísticas e camerísticas. Sua formação musical, vocal e teatral foi aprimorada nos EUA, Alemanha e França, países em que atuou como solista em recitais e concertos com orquestra. Recebeu na França os prêmios ORTF (1962) e Arts et Lettres-Excellence (1965) do Concours International d’Interprétation de la Mélodie Française. Foi premiado pela Academia Brasileira de Música com a Medalha de Villa-Lobos em 2015.

 

PROGRAMA:

Rodrigo Cicchelli Velloso (1966-)
A Hora Mais Escura, para piano, flauta e cordas
Solistas: Lucia e Sérgio Barrenechea

Calimério Soares (1944-2011)
O Rio e a Lagoa, para canto e cordas
Solista: Eládio Perez-Gonzalez

Eduardo Camenietzki (1957-)
Milloriana, para canto e cordas
Solista: Eládio Perez-Gonzalez

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sinfonia n.5, em dó menor, Op. 67

 

Foto: Eduardo Schnabl

 

SERVIÇO:

 

Orquestra Sinfônica da UniRio

Duo Barrenechea

Eladio Pérez-González, barítono

Guilherme Bernstein, regência

 

29 de abril, domingo, às 11h

Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47, Centro – Rio de Janeiro. Tels.: 21 2332-9223 e 2332-9224)

 

Ingressos: R$ 20, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário