Escrito por em 18 maio 2018 nas áreas Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Quarteto apresenta espetáculo de tendência nacionalista em 27 de maio.

 


O Quarteto de Cordas da UFF apresenta, no dia 27 de maio, às 10h30, no Cine Arte UFF, em Niterói, mais um espetáculo da sua temporada de concertos. Desta vez, com obras dos compositores brasileiros como Ricardo Tacuchian, Alberto Nepomuceno e o argentino Astor Piazzola.

Ricardo Tacuchian é brasileiro com ascendência armênia. Foi professor titular de composição na UFRJ e na UniRio, e tem aclamada carreira de compositor e regente no Brasil e no exterior.  Segundo o compositor, o Quarteto de Cordas n. 1, chamado Juvenil, foi escrito em 1963, quando o estudava na UFRJ, sob a orientação de José Siqueira. A obra, estreada em 1964, apresenta uma tendência nacionalista, com sugestões de ritmos de danças populares.

Alberto Nepomuceno é considerado por muitos com um dos precursores do nacionalismo musical. O Quarteto de Cordas n. 3 tem o subtítulo Brasileiro conferido por Sérgio Alvim Correia nos anos 1960. Segundo o próprio, trata-se do “primeiro trabalho camerístico brasileiro a apresentar uma bem definida temática nativista“, reforçando o pioneirismo do uso de símbolos musicais como os ritmos de síncopes e contratempos, utilizados no terceiro movimento Intermezzo, sendo definido por Nepomuceno como em “ritmo de lundu”.

O programa termina com o argentino Astor Piazzola, que estudou com a mestra francesa Nadja Boulanger. No entanto, em vez de utilizar uma linguagem musical mais contemporânea em suas obras, Piazzola ‘reinventou’ um estilo já consagrado na Argentina, o tango.  Tango Ballet foi composta em 1956 em versão original para seu octeto de tango. Neste concerto, será tocada uma  transcrição para quarteto de cordas.

O Quarteto de Cordas da UFF é formado por Tomaz Soares e Ubiratã Rodrigues (violinos), Jessé Máximo Pereira (viola, músico convidado) e David Chew (violoncelo).

PROGRAMA

Ricardo Tacuchian (1939)
Quarteto de Cordas nº 1 Juvenil  (1963/64)
– Moderato;Allegro Assai
– Lento
– Allegro Vivace

Alberto Nepomuceno (1864 – 1920)
Quarteto de Cordas nº3 (1891)
– Allegro Moderato
– Andante
– Intermezzo – Allegretto
– Allegreto

Astor Piazzolla (1921 – 1992)
Tango Ballet, para quarteto de cordas
– La calle
– Encuentro – Olvido
– Cabaret
– Soledad
– La Calle

 

Foto: Robson Leitão

 

 

SERVIÇO:

 

Quarteto de Cordas da UFF

 

27 de maio, domingo, às 10h30

Cine Arte UFF (R. Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói. Tel.: 21 2629-5030)

 

Ingressos: R$ 14, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário