Escrito por em 13 maio 2018 nas áreas Concurso, Minas Gerais, Notícia

Inscrições abertas para o 6º Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

 

A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa), abre edital para a realização do 6º Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG). Pela primeira vez desde que foi criado, em 2010, o concurso vai premiar, além de cantores e instrumentistas, um jovem regente. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até 30 de maio (quarta-feira), na sede da Appa, em Belo Horizonte, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

O Concurso para Jovens Solistas busca prestigiar o talento do jovem estudante de música erudita brasileiro, além de oferecer a oportunidade para os selecionados se apresentarem ao lado de corpos artísticos profissionais, revelando seu talento para o público, crítica especializada e para o mercado de trabalho.

No ato da inscrição, o candidato deve portar toda a documentação exigida nos editais, disponíveis no site da FCS. Serão selecionados até quatro cantores, um instrumentista e um jovem regente em audições a serem realizadas de 1º a 5 de julho, na sala de ensaios da Sinfônica de MG, no Palácio das Artes, na capital mineira. Os requisitos básicos para participação nas três modalidades são: ter até 25 anos completos até o dia 20 de maio de 2018, na modalidade Instrumentista; e 30 anos completos até o dia 20 de maio de 2018 na modalidade Regente. Já aqueles que vão concorrer na modalidade Canto devem ter até 35 anos completos até o dia 20 de maio de 2018.

Como prêmio, os vencedores participarão das edições especiais das séries Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia e Sinfônica e Lírico em Concerto, com regência de Roberto Tibiriçá, ao lado da OSMG e do Coral Lírico de Minas Gerais. As apresentações ocorrerão no Grande Teatro do Palácio das Artes, em 10 e 11 de julho.

O jovem regente selecionado que passar pelas três fases eliminatórias, regerá a obra Os Prelúdios, do compositor Franz Liszt, nos concertos de premiação. Um diferencial da modalidade Regente é a avaliação dos músicos da OSMG na fase final do concurso, em que cada candidato ensaiará a orquestra por 30 minutos e os membros decidirão qual o jovem regente será o vencedor.

Na modalidade Instrumentista, o concurso é destinado aos seguintes naipes: Cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), Madeiras (flauta, oboé, clarineta, fagote), Metais (trompa, trompete, trombone e tuba), além de harpa, violão e piano. O candidato deverá apresentar duas obras no momento da audição, sendo uma de escolha própria e outra selecionada entre os títulos disponibilizados pelo edital.

A modalidade Canto contempla os registros vocais de: soprano, mezzosoprano, contratenor, contralto, tenor, barítono e baixo. O candidato deverá apresentar duas obras no momento da audição: uma canção e uma ária de ópera, ambas a serem escolhidas pelo candidato.

Já a modalidade Regente destina-se a alunos que estejam cursando a matéria em alguma universidade ou estudando com algum professor de reconhecida experiência. O candidato deverá comprovar uma das duas situações e demonstrar preparo suficiente para desenvolver as atividades das provas eliminatórias.

A banca de avaliação para todas as modalidades terá como presidente o maestro Roberto Tibiriçá. Regente da OSMG nos anos de 2010 a 2013 e titular da cadeira de n. 5 da Academia Brasileira de Música, o maestro foi também vencedor do prêmio de Jovem Regente da Osesp nos anos de 1983 e 1984, em que passou a ser o principal regente-convidado, atuando por quase 18 anos ao lado do maestro Eleazar de Carvalho, criador do Concurso de Jovem Regente da Osesp. Em 2010, o maestro sugeriu o concurso em igual formato para a Fundação Clóvis Salgado.

 

Foto: Paulo Lacerda

 

SERVIÇO:

 

6º Concurso para Jovens Solistas da OSMG

 

Inscrições abertas até 30 de maio na sede da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa) (R. Gabriel Santos, 208, Serra – Belo Horizonte)

Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 13h às 18h

Informações para o público: (31) 3236-7400

 

Faça seu comentário