Escrito por em 29 jun 2018 nas áreas Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Grupo de jovens universitários da Música da UniRio se destaca no cenário internacional.

 

Com dois anos de experiência, a Camerata da Esquina tem colecionado premiações de grande importância e, agora em agosto, vai representar o Brasil no Canadá, no festival Eurochestries, em Quebec. Este festival reúne jovens músicos de todo o mundo e sem nenhum apoio financeiro de qualquer instituição pública ou privada, a Camerata da Esquina será o único grupo de cordas a representar o Brasil.

O concerto dura cerca de uma hora e meia, incluindo a contextualização das obras pelos recitalistas. O programa completo, com nota biográfica, segue em anexo. O concerto terá entrada gratuita e não será necessário fazer reserva.

A estação Jardim de Alá do Metrô, saída B, Almirante Pereira Guimarães, fica a 150 metros da Paróquia. Há abundante transporte por ônibus que trafegam pela Av. Ataulfo de Paiva. Os Shoppings Leblon e Rio Design Center oferecem amplo estacionamento pago.


Realização

Pároco Thiago Azevedo, com a direção da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Botânico, da Sociedade Musical Bachiana Brasileira e da Associação dos Amigos do Jardim Botânico, representada por seu Conselheiro Nélson de Franco.

 

PROGRAMA

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Bachianas Brasileiras nº 4 – Prelúdio
– Escrita inicialmente para piano (1930-1936) e posteriormente arranjada para grande orquestra (1941)

César Guerra-Peixe (1914-1993)
Petrópolis da minha infância, 1978
– A baronesa sobe a serra
– Crianças na praça da Liberdade
– Barquinhos do Cremerie
– Índios do Morin

Zequinha de Abreu (1880-1935)
Tico-Tico no Fubá, 1931
– Arranjo Matt Naughtin

Álvaro Carriello (1985-)
Sonata para orquestra de cordas
– Tema, Allegro
– Variação A, Adagio
– Variação B, Allegro
Composta especialmente para a Camerata de Esquina, 2017

Carlos Gomes (1836-1896)
Sonata para cordas, 1894
– Allegro Animato
– Allegro Scherzoso
– Adagio Lento e Calmo
– Burrico de Pau,Vivace

 

Camerata de Esquina 

É um grupo de cordas friccionadas formado por jovens universitários da UNIRIO sob orientação do professor Dhyan Toffolo. Com a proposta de realizar concertos descontraídos, como uma conversa entre amigos numa esquina, os jovens músicos se empenham em elaborar um programa que visa abranger os mais variados dialetos e sotaques da música brasileira.

Contando com cerca de 2 anos de experiência, a Camerata já alcança resultados importantes, como o primeiro lugar no Segundo Concurso de Música de Câmara da UniRio, com destaque de melhor camerista para a spalla do grupo, Ágatha Lima. Em 2017, a Camerata de Esquina marcou sua história realizando concertos em importantes instituições e salas de concerto no Rio de Janeiro e em Niterói, tais como: Casa do Choro, Solar do Jambeiro, AfroReggae (núcleo de Vigário Geral) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2018, participou do IV Festival Internacional Gramado In Concert (Gramado – RS) como grupo de câmara residente, realizando diversos recitais nos principais palcos da cidade, além de participar de master classes com renomados músicos brasileiros e estrangeiros.

O grupo também foi selecionado para participar da edição 2018 do festival Eurochestries, que acontecerá no mês de agosto em Quebec, Canadá. Este festival reúne jovens músicos de todo o mundo e a Camerata de Esquina será o único grupo de cordas a representar o Brasil. A Camerata fará esta viagem sem apoio financeiro de qualquer instituição pública ou privada.

Acesse o canal da Camerata no YouTube.

 

 

SERVIÇO:

 

Camerata da Esquina 

 

7 de julho, sábado, às 15h30

Paróquia dos Santos Anjos (Av. Afrânio de Melo Franco, 300, Leblon – Rio de Janeiro)

 

Entrada franca

 

Faça seu comentário