Escrito por em 17 jun 2018 nas áreas Lateral, Música de câmara, Programação, São Paulo

Série BNP Paribas de Música de Câmara, em parceria com a Osesp, promove concertos gratuitos.

 

A Pinacoteca de São Paulo, na Luz, sedia concertos gratuitos de música de câmara na série BNP Paribas de Música de Câmara, realizado em parceria com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). As apresentações ocorrem sempre às 19h30, no átrio da Pinacoteca (2º andar), e têm entrada gratuita mediante retirada de ingressos 30 minutos antes do concerto.

No dia 20 de junho, a atração é o Quinteto de Sopros Zephyros. Formado pelos músicos da Osesp Cláudia Nascimento (flauta), Arcádio Minczuk (oboé), Ovanir Buosi (clarinete) e Fábio Cury (fagote), o Zephyros apresenta obras de Wolfgang Amadeus Mozart (Fantasia em fá maior, KV 608), Carl Nielsen (Quinteto, Op. 43) e Ronaldo Miranda (Variações Sérias Sobre um Tema de Anacleto de Medeiros).

Quinteto de Sopros Zephyros

 

Em agosto (dia 29), os convidados são o violonista Fábio Zanon e os músicos da Osesp Cláudia Nascimento (flauta), Ederson Fernandes (viola), Suelen Sampaio (harpa), Adrian Petrutiu (violino) e Adriana Holtz (violoncelo). No repertório, peças de Heitor Villa-Lobos (Cinco Prelúdios para violão e quinteto de cordas) e Claude Debussy (Sonata para flauta, viola e harpa).

O Camaleon Bassoons é o convidado de 12 de setembro. Fundado em 2011, o conjunto é composto pelos integrantes do naipe de fagotes da Osesp: Alexandre Silvério, José Arion Liñarez, Francisco Formiga e Romeu Rabelo, incluindo a convidada, também fagotista, Mariana Bergenstein. Desde a sua criação, visa difundir o som do fagote por meio de um repertório inovador e criativo, incluindo desde obras originais para essa formação, até arranjos e transcrições inovadoras.

O grupo apresentará peças de Johann Sebastian Bach (Prelúdio e Fuga, BWV 553-560 – arranjo de Romeu Rabelo), Allan Stepherson (Divertimento), Heitor Villa-Lobos (Choro n. 5 – arranjo de Romeu Rabelo), Tom Jobim e Vinícius de Moraes (Orfeu da Conceição: Abertura – arranjo de Romeu Rabelo), Leonard Bernstein (Wonderful Town: Abertura – arranjo de Romeu Rabelo), Richard Rodgers (My Favorite Things – arranjo de Alexandre Silvério), Duke Ellington (In a Sentimental Mood – arranjo de Alexandre Silvério) e Paul Desmond (Take Five – arranjo de Alexandre Silvério).

Camaleon Bassoons

 

A atração de 24 de outubro é o Quarteto Osesp, que reúne o spalla da orquestra, Emmanuele Baldini, o violinista Davi Graton, o violista Peter Pas e a violoncelista Heloisa Meirelles. Desde sua fundação, em 2008, o quarteto tem sua própria série na Sala São Paulo, na qual são apresentadas obras clássicas e propostas inovadoras e criativas. Seu repertório é extremamente vasto, incluindo obras que vão da época barroca até os jovens compositores contemporâneos. No concerto da Pinacoteca, o quarteto vai apresentar obras de Franz Schubert (Quartettsatz, D 703), Edino Krieger (Telas Sonoras) e Ludwig van Beethoven (Quarteto, Op. 59).

O último recital do ano, em 5 de dezembro, apresenta o Escualo Ensemble – Tango Contemporâneo. Com uma formação inusitada, reunindo violino, contrabaixo, piano e vibrafone, o grupo dedica-se a explorar o tango com arranjos e interpretações sofisticadas. Compõem o conjunto os músicos da Osesp Amanda Martins (violino), Claudio Torezan (contrabaixo) e Rubén Zúñiga (vibrafone), e pelo convidado Daniel Grajew (piano). No repertório do concerto, uma seleção especial de tango contemporâneo, com peças de compositores icônicos do gênero como Astor Piazzolla (Escualo, Milonga en Re e Zum), Osvaldo Fresedo (Mi Viejo Reloj), Daniel Grajew (Milonga Cuera), Diego Schissi (Astor de Pibe), Osvaldo Pugliese (Negracha), Leopoldo Federico (Cabulero) e Horacio Salgán (A Fuego Lento).

Escualo Ensemble

 

SERVIÇO:

 

Concertos da série “BNP Paribas de Música de Câmara”

 

20 de junho, 29 de agosto, 12 de setembro, 24 de outubro e 5 de dezembro, quartas-feiras, às 19h30

Pinacoteca de São Paulo – Átrio – 2º andar (Praça da Luz, 2, Luz – São Paulo. Tel.: 11 3324-1000)

 

Entrada gratuita, com distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do espetáculo

 

Faça seu comentário