Escrito por em 25 jun 2018 nas áreas Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Villa-Lobos e Edino Krieger estão no repertório do concerto do pianista Alexandre Dossin.

 

A Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, apresenta, no dia 28 de junho, às 18h30, no Espaço Guiomar Novaes, o pianista brasileiro radicado nos EUA Alexandre Dossin. O concerto, que integra a dentro da série Recitais de Guiomar, traz um programa com obras de Franz Liszt, Heitor Villa-Lobos e Edino Kriger.

Pianista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Alexandre Dossin recebeu, em 2003, o primeiro prêmio e o prêmio especial no Concurso Internacional de Piano Martha Argerich, em Buenos Aires. A própria Argerich, presidindo o júri, declarou que as apresentações do brasileiro foram “magnificas, com extrema sensibilidade e verdadeira virtuosidade”. Foi também laureado em importantes concursos internacionais, como Grand Prix Maria Callas, em Atenas, o Mozart International Piano Competition, em Salzburg, e outros concursos no Brasil.

Diplomado no Conservatório Tchaikovsky de Moscou e doutor em Piano pela Universidade do Texas, estudou com Boris Romanov e Sergei Dorensky, na Rússia; William Race e Gregory Allen, nos Estados Unidos; e com Hubertus Hofmann e Dirce Knijnik, no Brasil.

Artista exclusivo da Naxos, Dossin lançou, em 2009, dois CDs com a obra pianística de Dmitri Kabalevsky. O lançamento de junho de 2012 foi o CD Liszt na Rússia, sua segunda contribuição para a série Liszt.

Em 2015 foi eleito vice-presidente da American Liszt Society e, em 2016, nomeado International Steinway Artist, quando seu nome foi incluído em uma lista seleta de pianistas internacionais honrados pela grande marca de pianos. Atualmente é professor titular e diretor do Departamento de Piano na Universidade de Oregon.

 

PROGRAMA:

Franz Liszt (1811-1886)
Sonata em si menor, S. 178
Valsa da ópera Fausto, de Gounod, S. 407

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Bachianas Brasileiras n. 4: Prelúdio (Introdução) | Coral (Canto do sertão) | Ária (Cantiga) | Danza (Miudinho)

Edino Krieger (1928-)
Sonatina: Moderato | Allegro
Sonata n. 1: Andante | Seresta (Homenagem a Villa-Lobos) | Variações e Presto

 

SERVIÇO:

 

Série “Recitais de Guiomar”

Alexandre Dossin, piano

 

28 de junho, quinta-feira, às 18h30

Sala Cecília Meireles – Espaço Guiomar Novaes (Largo da Lapa, 47, Centro – Rio de Janeiro. Tels.: 21 2332-9223 e 2332-9224)

 

Ingressos: R$ 10, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário