Escrito por em 10 jun 2018 nas áreas Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Pianista Fabio Martino recebe convidados para apresentação da série Concertos de Eva.

 

Considerado pela crítica internacional uma das grandes revelações do piano de sua geração, Fabio Martino, residindo na Alemanha há muitos anos, não perde o foco de suas raízes. Convidado pela Casa Museu Eva Klabin para um recital da série Concertos de Eva (nas comemorações de seus 20 anos ininterruptos de programações), o pianista convidou músicos locais para participações especiais.

No dia 14 de junho, às 20h, Martino, em companhia dos amigos Priscila Rato e Tomaz Soares (violinos), Victor Botene (viola) e Mateus Ceccato (violoncelo), apresenta-se na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro. O concerto integra a série Concertos de Eva, que tem programação e produção de Nenem Krieger, e organização de Marcio Doctors.

 

Fabio Martino

“Mágico ao piano”, Hannover Allgemeine Zeitung

Fabio Martino começou a tocar piano já aos 5 anos de idade no instrumento de sua avó. Dezessete anos mais tarde – após uma rigorosa formação nas principais universidades do Brasil e Alemanha –, comprou seu primeiro instrumento Steinway, com fundos advindos do 1º lugar no maior concurso internacional de piano da América Latina, o BNDES. O músico é detentor ainda de mais de 20 primeiros lugares em concursos de piano. Em 2017, ganhou o 2° lugar no Prêmio Alemão de Pianistas e o 3° lugar no 4º Concurso Internacional de Concertos para Piano e Orquestra de Shenzhen, na China.

Seu álbum Passion contém, ao lado de obras de Beethoven, Liszt e Schumann, a 1ª audição mundial do Tico-Tico no Fubá em um arranjo extremamente desafiador e sofisticado de Marc-André Hamelin. “Não é somente virtuoso, é também vibrante e de ‘cair da cadeira’! Grandioso!” – escreveu Guido Krawinkel para a revista Klassikheute, dando 10 em 10 pontos para o CD.

Como um dos pianistas mais requisitados internacionalmente da sua geração, Fabio Martino apresenta-se frequentemente com famosas orquestras nas grandes salas de concertos do mundo. A imprensa escreve: talento excepcionalmente fenomenal e o compara com Arrau, Richter e Horowitz. Reside na Alemanha e como uma marca registrada apresenta-se sempre com uma gravata borboleta de laço feito a mão.

 

PROGRAMA:

Frédéric Chopin (1810-1849)
Polonaise em lá bemol maior, Op. 53 – Heroica

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Sonata para piano e violino em sol maior, KV 301

Robert Schumann (1810-1856)
Quinteto em mi bemol maior, Op. 44

 

SERVIÇO:

 

Fabio Martino (piano) e amigos

Série “Concertos de Eva”

 

14 de junho, quinta-feira, às 20h

Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa – Rio de Janeiro. Tels.: 21 3202-8551 e 3202-8550)

 

Ingressos: R$ 50, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Duração aproximada: 60 minutos

 

Faça seu comentário