Escrito por em 18 jul 2018 nas áreas Ação social, Notícia, São Paulo

Inscrições para cursos de música no 2º semestre.

Crianças e adolescentes que querem estudar música podem se matricular nas dezenas de cursos oferecidos por um dos principais programas de formação de São Paulo, seja para aprender a tocar um instrumento ou mesmo em prática de canto coral; são 46 polos espalhados pela capital e região metropolitana e tudo é de graça.

O Guri da Capital e Grande São Paulo abre, no dia 17 de julho, as inscrições para o segundo semestre de atividades. Ao todo, são 7 mil vagas disponíveis para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de matrícula.

Para os jovens que desejam participar do programa, não é necessário ter conhecimento musical prévio. O Guri é porta de entrada para quem pretende iniciar os estudos, e todos podem escolher desde iniciação musical básica até ciclos avançados em canto e diversos instrumentos, com formações tanto em música erudita como popular. As vagas são distribuídas entre as 46 unidades do Guri na capital e na região metropolitana de São Paulo, como Guarulhos, Santo André, Osasco, Arujá, Biritiba-Mirim, Poá e Guararema.

Para fazer a inscrição, basta comparecer ao polo de interesse acompanhado de um responsável, portando uma foto 3X4, o documento de identidade ou certidão de nascimento e um comprovante de residência com CEP. É fundamental que o aluno esteja matriculado em uma escola regular para iniciar seus estudos no Guri.

O prazo de inscrições se encerra no dia 27 de julho, mas havendo disponibilidade de vaga, a depender de cada polo, é possível efetivar a matrícula mesmo já iniciado as aulas.

As aulas começam no dia 1º de agosto e há opções de cursos nos períodos da manhã e tarde para atender a todos e conciliando com o contraturno escolar, sem atrapalhar o ensino regular dos candidatos. A grade de aulas pode englobar aperfeiçoamento em instrumento de livre escolha, com teoria musical e aulas de canto coral.

Os cursos têm duração de dois a quatro anos e os alunos podem optar por violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, saxofone, trompete, contrabaixo elétrico e guitarra, entre tantos outros instrumentos, além das aulas de canto e cursos de temas variados, ligado à música, oferecidos pelo programa. Hoje, o Guri mantém nove Grupos Infantis e Juvenis formados por seus alunos, além de um Coral de Familiares. Para conferir a lista completa dos cursos e as unidades, acesse a página do Guri na internet.

 

Sobre o Guri – capital e grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o programa proporciona uma educação musical de qualidade aliada a uma intervenção social transformadora. O objetivo é oferecer aos alunos e familiares, na maioria moradores de regiões de alta vulnerabilidade social, apoio e experiências capazes de transformar a realidade em que vivem. Com todo o suporte que o Guri oferece, os alunos e familiares encontram um novo caminho na busca de oportunidades e na construção da autonomia.

 

Faça seu comentário