Escrito por em 4 jul 2018 nas áreas CD/DVD, Lateral, Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Recital de piano no Rio de Janeiro marca lançamento de CD com obras de Sergio Roberto de Oliveira e Ricardo Tacuchian.

 

As pianistas Miriam Grosman e Ingrid Barancoski fazem concerto de lançamento do CD O Piano de Sergio Roberto de Oliveira e Ricardo Tacuchian no dia 7 de julho, sábado, às 16h, no Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

O álbum é um lançamento da gravadora carioca A Casa Discos e reúne obras do músico carioca Oliveira, falecido há quase um ano, e do consagrado maestro e compositor Tacuchian. A gravadora, antes gerida por Oliveira, agora se renova, determinada na manutenção da memória do seu criador e também no desenvolvimento de novos projetos eruditos e instrumentais, tendo à frente o clarinetista Cristiano Alves.

O CD começou a ser concebido em 2015, quando Tacuchian procurou a gravadora para produzir o álbum Água-forte: Duo Grosman-Barancoski interpreta Tacuchian. Segundo o próprio, “o processo de gravação em estúdio nos aproximou, eu, ele e as duas pianistas, Miriam e Ingrid. Assim tive a oportunidade de conhecer melhor sua personalidade sempre gentil, sua capacidade de trabalho e liderança e, acima de tudo, sua musicalidade. Ao concluirmos o projeto que nos deu tanto prazer, não só pela realização artística, mas também pelo contato humano que desfrutamos, Sergio me procurou para consultar se eu concordaria em realizar outro CD, agora em parceria com ele, com as mesmas pianistas, por quem ele passou a ter grande apreço pelo talento e arte, e pela integridade e seriedade de ambas”.

A produção do CD foi, de certa forma, interrompida por conta da doença fatal do compositor e produtor, diagnosticada em 2016. Todavia, neste mesmo ano, Sergio Roberto não abdicou de muitos de seus planos. Viveu um intenso processo interno de reformulação de valores e da vida. Ele escreveu sobre 2016 em uma rede social: “Foi um ano bem diferente do que eu poderia imaginar. Os votos de saúde acabaram não sendo muito efetivos, mas um outro, que ninguém desejou, fez a diferença: sabedoria. Sim, foi um ano de aprendizado, autoconhecimento, fé. Quem me conhecia e ficou, digamos, 10 meses sem me ver, não me reconheceria. E não falo da magreza, mas das mudanças profundas em tudo dentro de mim”. O músico veio a falecer no dia 11 de julho de 2017 e, praticamente em seu leito de morte, concluiu sua ópera Na Boca do Cão e terminou, já doente, seu último CD Paineiras, com uma obra sua de mesmo nome.

O Piano de Sergio Roberto de Oliveira e Ricardo Tacuchian nasceu, segundo o Tacuchian, com um novo significado: “uma homenagem ao compositor que, apesar de partir tão cedo, deixou fortes marcas no panorama musical brasileiro de sua geração. Seu legado continua produzindo frutos”.

O CD é gratuito para quem comprar ingresso para o recital. O preço médio do CD é R$ 30.

 

Delicadezas sonoras

Mesmo dividido em duas partes, cada uma dedicada a um compositor, o CD O Piano de Sergio Roberto de Oliveira e Ricardo Tacuchian é bastante homogêneo – talvez em função de sua importância tanto como obra artística, como – e principalmente – por se tratar de um registro imprescindível das obras de dois artistas de destaque na música de concerto contemporânea do país.

Nas composições pianísticas de Sergio Roberto de Oliveira, apresentadas na primeira parte, as intérpretes Miriam Grosman e Ingrid Barancoski demonstram a versatilidade necessária para dar vida às obras do compositor carioca. Em Brasileiro, peça em homenagem a Guerra-Peixe, Miriam toca com intensidade, revelando as texturas escondidas na partitura. A mesma intérprete e a mesma intensidade adentram a segunda obra do CD, Prelúdios Tijucanos, dividida em três movimentos que aludem ao bairro carioca no qual o compositor nasceu e viveu. Rigor e lirismo marcam a interpretação da pianista. A última peça da primeira parte é Atonas, um anagrama de sonata (e inspirada na Sonata Op. 1, de Alban Berg). O toque de Ingrid, suspenso no ar, vence as dificuldades interpretativas de uma obra aberta.

A segunda parte do álbum é dedicada às composições de Ricardo Tacuchian. Miriam é a intérprete de Ernesto Nazareth no Cinema Odeon, obra na qual o compositor imaginou a volta do mestre, depois de morto, ao cinema no qual ele lançou a maioria de seus sucessos. Ainda que não haja temas de Nazareth na peça, a delicada e forte interpretação evoca imediatamente a identidade musical nazarethiana. Ingrid executa as dez pequenas peças da série A Bailarina, compostas por ocasião do nascimento do primeiro neto do compositor, em 2007. A obra foi concebida para ser tocada de dois modos: por pianistas iniciantes ou por concertistas – neste caso, Ingrid lança mão de seu talento e de sua técnica para criar as diferentes atmosferas. A mesma pianista interpreta, de forma inspirada, a peça derradeira do álbum – Le Tombeau de Aleijadinho, dedicada a mestre do Barroco brasileiro.

Os compositores na capa do CD

 

Compositores

Sergio Roberto de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro em 1970, falecendo na mesma cidade em 2017, com 47 anos incompletos. Graduado em Composição pela UniRio, na classe de Dawid Korenchendler, teve também uma orientação informal com César Guerra-Peixe. Sua carreira de compositor foi vertiginosa, principalmente depois que ele fundou o coletivo de compositores Prelúdio 21, que apresenta, mensalmente, concertos de música contemporânea, apresentando obras de seus integrantes.

Sua produção inclui peças para instrumentos solistas, conjuntos de câmara, música coral, música sinfônica e ópera. Importantes grupos camerísticos gravaram sua obra, como Quarteto Radamés Gnattali, Quinteto Lorenzo Fernandez, Trio Capitu, Trio Paineiras, Duo Santoro, Duo Bretas-Kevorkian, GNU, entre outros.

Outra vitoriosa realização de Sergio Roberto foi a fundação de A Casa Estúdio, em 1998, que já produziu cerca de 30 CDs dedicados à música brasileira contemporânea. O artista ainda desenvolveu uma intensa liderança musical, promovendo festivais como a Bienal Música Hoje, proferindo palestras no Brasil e no exterior, ensaiando uma digressão no mundo do cinema, com a direção do curta Ao mar, em 2014, ou criando a música para os filmes A dívida, indicado a prêmios internacionais de trilha sonora. Obteve reconhecimento por seu trabalho com as duas indicações do Grammy Latino, respectivamente em 2011 e 2012, e a posição conquistada de artista em residência na Duke University, na Carolina do Norte/EUA.

 

Ricardo Tacuchian é regente e compositor, graduado em Piano, Composição e Regência pela UFRJ, e doutor em Composição pela University of Southern California. Sua obra contempla mais de 250 títulos, executados no Brasil e no exterior por grandes orquestras. Seu nome é verbete no Grove Music Dictionary II (2001), no Baker’s Biographical Dictionary of Musicians (nona edição, 2000) e no Die Musik in Geschichte und Gegenwart, MGG (2007), entre outras obras.

Nas comemorações pela passagem de seus 75 anos, a Biblioteca Nacional e a Academia Brasileira de Música lançaram, respectivamente, os livros Ricardo Tacuchian e sua obra, catálogos e notas biográficas (E. Higino e V. R. Peixoto, orgs.) e Ricardo Tacuchian e o violão (H. Amorim). Sua discografia alcança mais de 100 fonogramas em cerca de 50 diferentes CDs e LPs.

Dentre as posições que já exerceu destacam-se as de professor titular da UFRJ e da UniRio, professor visitante da State University of New York at Albany e da Universidade Nova de Lisboa, e conselheiro do Centro de Estudios Brasileños da Universidad de Salamanca, na Espanha.

Tacuchian regeu o maior conjunto instrumental de toda a história da música brasileira: uma banda com dois mil instrumentistas, no Rio de Janeiro, em 1985. Foi regente titular da Orquestra da UniRio (2002-4) e, em 2004, regeu, na cidade do Porto, um concerto coral sinfônico dedicado à sua própria obra.

Foi eleito, em 1981, membro da Academia Brasileira de Música, da qual foi presidente em duas ocasiões. É também membro da Academia Brasileira de Arte.

 

SERVIÇO:

 

Concerto de lançamento do CD “O Piano de Sergio Roberto de Oliveira e Ricardo Tacuchian”

Miriam Grosman e Ingrid Barancoski, pianos

 

7 de julho, sábado, às 16h

Sala Cecília Meireles – Espaço Guiomar Novaes (R. da Lapa, 47, Lapa – Rio de Janeiro. Tel.: 21 2332-9223)

 

Ingressos: R$ 10, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Faça seu comentário