Escrito por em 25 jul 2018 nas áreas Festival, Programação, Rio de Janeiro

Trio Corcovado (na foto) e conjuntos de alunos fazem apresentações gratuitas no encerramento do 2º Festival Conexões Musicais, em Niterói.

 

Músicos e amantes da música de concerto, em suas mais variadas formações instrumentais e repertórios, encontraram-se na segunda edição do Festival Conexões Musicais, que chega ao fim no dia 29 de julho, na UFF, em Niterói. Com atrações diárias e gratuitas, o festival contou com ensaios, aulas, palestras, oficinas e masterclasses, e teve como homenageado o compositor Edino Krieger. No último fim de semana, diversas atrações gratuitas.

 

Sexta-feira, 27 de julho

Às 17h, o Trio Corcovado mescla clássicos da música nacional aos grandes sucessos dos Beatles, tais como Hey Jude, Yesterday, Here comes the sun, Imagine, entre outros. O conjunto nasceu da ideia de apresentar, com uma formação tradicionalmente associada à música clássica de concerto, o que pode ser considerado como “os clássicos” da MPB. O trio estreou em 2015 e vem se apresentando em diversos espaços e salas do Rio de Janeiro.

Logo após, às 18h30, ocorre o Concerto dos Professores do Festival. Os docentes se apresentam em diferentes formações: duetos de violino e harpa, violino e violoncelo, e contrabaixo e fagote. Um trio de violoncelos interpreta composições do homenageado Krieger, além da apresentação de quintetos de sopros e de metais.

 

Sábado, 28 de julho

O dia é dedicado a apresentações dos estudantes do Festival, que desenharam o repertório ao longo da semana, em ensaios conjuntos. A primeira apresentação ocorre às 16h, com Orquestra de Cordas do Festival. Em seguida, no Jardim da Reitoria, entra em cena o Grupo de Sopros do Festival.

Abrindo a noite, às 18h, os alunos de harpa tocam no Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada. Fechando o dia, a Banda Renascentista e o Coro do Festival se apresentam no Teatro da UFF, às 19h30.

 

Domingo, 29 de julho

A Orquestra Sinfônica do Festival, montada ao longo da semana pelos estudantes, interpreta composições do homenageado, além de obras de Beethoven e Copland. O concerto ocorre às 10h30, no Cine Arte UFF. Em seguida, realiza-se a tradicional Feira Medieval no Jardim da Reitoria, com barracas, músicas, danças, comidas típicas e pessoas com roupas de época.

 

SERVIÇO:

 

2º Festival Conexões Musicais

 

Trio Corcovado

27 de julho, sexta-feira, às 17h

Jardim da Reitoria da UFF

 

Concerto dos Professores do Festival

27 de julho, sexta-feira, às 18h30

Teatro da UFF

 

Orquestra de Câmara do Festival

28 de julho, sábado, às 16h

Teatro da UFF

 

Grupo de Sopros do Festival

28 de julho, sábado, às 17h

Jardim da Reitoria da UFF

 

Alunos de Harpa

28 de julho, sábado, às 18h

Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada

 

Banda Renascentista e Coro do Festival

28 de julho, sábado, às 19h30

Teatro da UFF

 

Orquestra Sinfônica do Festival

29 de julho, domingo, às 10h30

Cine Arte UFF

 

Feira Medieval

29 de julho, domingo, das 12h30 às 19h

Jardim da Reitoria da UFF

 

Centro de Artes UFF (R. Miguel de Frias 9, Icaraí – Niterói)

 

Entrada gratuita

Sugestão etária: livre para todos os públicos

 

Faça seu comentário