Escrito por em 7 ago 2018 nas áreas Ação social, Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Violoncelista niteroiense de 20 anos recebeu bolsa da Berklee College of Music.

 

A violoncelista niteroiense a Kely Pinheiro prepara as malas para zarpar para os Estados Unidos: a jovem recebeu uma bolsa da prestigiosa Berklee College of Music, em Boston. Antes de partir, porém, a artista participa de concerto a ela dedicado com a Orquestra de Cordas da Grota. A ação é beneficente e ocorre no Teatro da UFF, em Niterói, no dia 11 de agosto, sábado, às 10h30.

Nascida e criada na comunidade da Grota, em Niterói, Kely começou sua trajetória na música aos 5 anos de idade, no projeto Orquestra de Cordas da Grota. Após o projeto, tocou na Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, na Orquestra de Câmara da Fatec, estudou no Conservatório de Niterói, atua há cinco anos na Camerata Laranjeiras e faz licenciatura em Música na UniRio. “A música é como se fosse a minha vida, eu não faço outra coisa sem ser isso”, conta a violoncelista de 20 anos.

“Quando recebi a carta e vi que tinha ganhado a bolsa integral, fiquei superfeliz, quase não acreditei. Isso sempre foi um sonho para mim”, lembra. Mesmo com a bolsa, Kely precisará arcar com os custos de saúde, transporte e alimentação para poder se manter por lá. Para isso foi criada uma campanha de financiamento coletivo, além de concertos e shows para viabilizar sua ida à Berklee.

 

Orquestra de Cordas da Grota

A Orquestra de Cordas da Grota foi criada em 1995, a partir do trabalho voluntário de músicos e educadores, que queriam oferecer a crianças e jovens da Grota do Surucucu, por meio da formação musical, uma oportunidade de desenvolvimento humano e social. O talento e a dedicação dos jovens transformaram o projeto social em um trabalho musical de valor reconhecido que tem atualmente 250 alunos de flauta, violino, viola, violoncelo e percussão.

Desde sua criação, a Orquestra de Cordas da Grota vem se apresentando com regularidade em salas de concerto, teatros, escolas e igrejas de todo o Brasil. Em 2001, os músicos realizaram uma turnê no norte de Portugal. Ganhando visibilidade na mídia e reconhecimento internacional, obtiveram apoio financeiro do BNDES, que doou 70 violinos e viabilizou a ampliação do conjunto. Em 2004, a Orquestra iniciou uma parceria com a AABB-Niterói e o Instituto Cooperforte, em um programa de formação de monitores, que replicam em outras comunidades a experiência com a música clássica. Esse projeto recebeu o prêmio Cultura Nota 10 em 2006, concorrendo com mais de 200 projetos de todo o estado do Rio de Janeiro e sendo o único representante de Niterói agraciado. Ainda em 2006, a convite da Brazil Foundation, os seis jovens que iniciaram o projeto na Grota 23 anos antes foram representar a Orquestra no IV Annual Gala, da Brazil Foundation em um jantar beneficente em Nova York. Em 2008, realizaram turnê pela América Central a convite do Itamaraty, apresentando-se no Panamá, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua e Belize.

Os músicos da Orquestra de Cordas da Grota encantam plateias seletas não apenas pela precisão com que executam peças de Bach, Händel e Vivaldi, mas também pela irreverência com que combinam a música clássica com instrumentos modernos de percussão e cordas, em releituras empolgantes de clássicos da MPB.

Orquestra de Cordas da Grota

 

PROGRAMA:

A. Vivaldi (1678-1741)
Concerto em lá menor
Concerto para violoncelo em dó maior (solista: Kely Pinheiro)
Concerto em lá maior

G. F. Händel (1685-1759)
Concerto grosso em sol maior

E. Grieg (1843-1907)
Duas Elegias

Severino Dias de Oliveira – Sivuca (1930-2006)
Feira de Mangaio

César Guerra-Peixe (1914-1993)
Mourão

 

SERVIÇO:

 

Concerto Beneficente para Kely Pinheiro

Orquestra de Cordas da Grota

 

11 de agosto, sábado, às 10h30

Teatro da UFF (R. Miguel de Frias 9, Icaraí – Niterói)

 

Ingressos: R$ 1

 

Livre para todos os públicos

 

Faça seu comentário