Escrito por em 28 ago 2018 nas áreas MPB, Programação, São Paulo, Show

Wallace Oliveira mostra a versatilidade do instrumento símbolo da cultura portuguesa.

 

Para mostrar a guitarra portuguesa em novas abordagens musicais, o Wallace Oliveira Trio se apresenta no dia 3 de setembro, às 19h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, em São Paulo, com entrada gratuita. É a primeira vez que este instrumento é apresentado na tradicional série Instrumental Sesc Brasil, que há mais de 20 anos é um polo difusor de grupos e músicos consagrados e novos talentos da música instrumental e suas diversas vertentes. O show tem transmissão ao vivo pela internet, na página da série Instrumental Sesc Brasil.

O trio combina guitarradas portuguesas, choro, baião, frevo e world music em uma narrativa musical virtuosística que navega entre o tradicional e o contemporâneo. É formado por Wallace Oliveira (na guitarra portuguesa), Sérgio Borges (no violão de sete cordas) e Adriano Busko (na percussão). O espetáculo conta ainda com a participação do flautista Pratinha Saraiva.

Criado em 2017, o grupo gravou o álbum Nova, com pré-lançamento na Casa de Portugal de São Paulo e lançamento em três turnês em Portugal. O público está convidado para esta viagem musical por autores como Pixinguinha, Hermeto Paschoal, Luiz Gonzaga, Waldir Azevedo, Marco Pereira, e de portugueses como Mario Lopes, Fontes Rocha e Manuel Marques, e ainda, o popstar Freddie Mercury.

“A alegria do nosso trabalho é ver o público aplaudir, sorrir, chorar, se emocionar. São senhores, senhoras, jovens, crianças – temos conseguido atingir esse público de uma forma excepcional. (…) Queremos levar nosso trabalho para o mundo, levar nossa cultura e absorver as outras em nosso trabalho. Cada experiência vai trazer algo novo para nossa criação”, anima-se Wallace.

 

Artistas

Wallace Oliveira traz a influência da música brasileira aliada ao rock, já que fez parte de uma banda por dez anos até descobrir-se apaixonado pela guitarra portuguesa, em 2014. Participou de diversos projetos, viagens e turnês com grupo folclórico e fadistas como Jorge Fernando, Fábia Rebordão, Mara Pedro, Ciça Marinho e com o cantor Edson Cordeiro, nas turnês de 2017 e 2018. Em 2016, foi condecorado pela Casa Luso-Brasileira de São Paulo por sua contribuição à comunidade lusitana, tornando-se um novo talento em ascensão deste instrumento no Brasil.

Sérgio Borges é cavaquinhista e produtor musical, e, ao violão, já acompanhou artistas brasileiros e portugueses, como Dulce Pontes, Sebastião Manuel, Gloria de Lourdes, Jorge Fernando, Fábia Rebordão, Roberta Miranda, Fafá de Belém. No Brasil, fez parte do Trio Manuel Marques e dos Trovadores Urbanos por vários anos. Em 2017 e 2018, acompanhou o cantor Edson Cordeiro em turnê no país.

Adriano Busko tem sido um percussionista e baterista em trilhas de séries de TV, filmes e em concertos de nomes da música brasileira como Jards Macalé, Dominguinhos, Virginia Rosa, Jorge Benjor, Mônica Salmaso, Maria Alcina, Vânia Bastos, Ana Cañas, Marina de La Riva, entre outros.

Pratinha Saraiva é flautista, bandolinista e compositor. Com 45 anos de carreira, fez parte do programa Som Brasil (TV Globo) e Sr. Brasil (TV Cultura) por vários anos, e tocou com artistas como Jamelão, Ângela Maria, Luizinho 7 Cordas e Altamiro Carrilho.

 

Foto: Bruno Morgado

 

SERVIÇO:

 

Série “Instrumental Sesc Brasil” apresenta Wallace Oliveira Trio

 

3 de setembro, segunda-feira, às 19h

Sesc Consolação – Teatro Anchieta (R. Dr. Vila Nova, 245, Consolação – São Paulo. Tel.: 11 3234-3000)

 

Entrada gratuita, com retirada de ingressos com 1h antes do início da apresentação

 

Faça seu comentário