Escrito por em 19 set 2018 nas áreas Canto, Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

Lício Bruno comemora, cantando, seus 30 anos de carreira

Radicado no Espírito Santo há 10 anos, o cantor lírico carioca Lício Bruno completa seus 30 anos de carreira com apresentação na Sala Cecília Meireles (RJ), no próximo dia 20. O cantor terá como convidado o pianista Marcelo Verzoni. Juntos, os artistas presenteiam o público com a obra Die Winterreise – A Viagem de Inverno – de Franz Schubert. Verzoni é especialista neste repertório, e foi descrito pelo jornal alemão Nurembergue, como “um pianista muito diferente: altamente cultivado e possuidor de uma técnica esplendorosa”.

Os números na carreira do baixo-barítono impressionam pela quantidade e qualidade, tanto de prêmios como de participações em óperas e espetáculos.  Dentre os prêmios, destacam-se as láureas: – Prêmio Carlos Gomes 2004 (Melhor Cantor Erudito), Comenda Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes , Medalha Cinquentenário das Forças de Paz da ONU (ABIFIP-ONU 2015). Além disso, mais de 80 personagens em  óperas de diversos autores, períodos e estilos. Dos personagens principais operísticos, destacam-se os protagonistas Rigoletto (ópera Rigoletto), Iago (ópera Otello) e Falstaff (Falstaff) e Amonasro (Aída), óperas de Giuseppe Verdi.

Lício Bruno é um dos grandes intérpretes brasileiros de personagens wagnerianos, tendo se tornado o 1º brasileiro na história da ópera a interpretar o personagem Wotan/Wanderer na integral da tetralogia wagneriana O Anel do Nibelungo. Interpretou ainda o papel título de O Navio Fantasma, bem como os papéis de Wolfram em Tannhauser e de Telramund em Lohengrin. Lício é conhecido ainda por suas aparições como o Toreador da Carmen de Bizet e por diversos papéis mozartianos, como Figaro, Leporello, Papageno e D. Alfonso.

Bacharel em Canto e Mestre em Performance, com aperfeiçoamento em Ópera e Repertório Sinfônico pela Franz Liszt Academy of Music (1995 a 1998) de Budapeste, tornou-se membro da Ópera Estatal Húngara (1999/2000). Professor do Bacharelado em Canto da Escola de Música da UFRJ, é também professor de Interpretação e Expressão Vocal do Bacharelado em Teatro da CAL, RJ.

 

Die Winterreise – A Viagem de Inverno 

É, sem dúvida, um dos ciclos mais importantes de toda a História da Música, quer por sua construção musical, de grande simplicidade, como por sua profunda densidade psicológica. Composto por Schubert em 1827, tem como base 24 poemas do seu contemporâneo, o poeta Wilhelm Müller (1794-1827), trata das vivências e reflexões de um viajante que, alvo de profunda desilusão amorosa, parte de sua aldeia, tendo o inverno por companhia. Com temas predominantemente sombrios e tristes, caracteriza-se pelo uso sistemático de tonalidades menores. Dos 24 lieder que compõem o ciclo, apenas 8 se encontram em tonalidades maiores.

À medida que o ciclo se desenrola, percebemos que o jovem se aproxima de seu fim. Próximo à morte física, único modo de dar fim a seu sofrimento emocional, a música revela aspectos emocionais próprios do seu compositor: sua alma, suas dores, suas agruras. Esta é a viagem de quem chega ao fim da sua vida. Uma viagem de inverno em perspectiva dimensionada, universalizada. Uma profunda reflexão sobre o significado da vida e seus sentimentos.

 

PROGRAMA

Franz Schubert
Die Winterreise, D 911
1-Gute Nacht (Boa Noite)

2-Die Wetterfahne (O Catavento)
3-Gefrorne Tränen (Lágrimas Congeladas)
4-Erstarrung (Solidificação)
5-Der Lindenbaum (A Tília)
6-Wasserflut (Torrente de Água)
7-Auf dem Flusse (Sob o Rio)
8-Rückblick (Retrospectiva)
9-Irrlicht (Fogo-fátuo)
10-Rast (Descanso)
11-Frülingstraum (Sonho de Primavera)
12-Einsamkeit (Solidão)

[ INTERVALO ]

13-Die Post (O Correio)
14-Der greise Kopf (A Cabeça Grisalha)
15-Die Krähe (O Corvo)
16-Letzte Hoffnung (Última Esperança)
17-Im Dorfe (Na Aldeia)
18-Der stürmische Morgen (Manhã Tempestuosa)
19-Täuschung (Engano)
20-Der Wegweiser (O Sinal Indicador)
21-Das Wirtshaus (A Estalagem)
22-Mut (Coragem)
23-Die Nebensonnen (Os Sóis Vizinhos)
24-Der Leiermann (O Homem do Realejo)

 

SERVIÇO

 

 

Winterreise – Lício Bruno (baixo-barítono)  e Marcelo Verzoni (piano)


Dia 20 de setembro (quinta), às 20h


Sala Cecília Meireles 
(Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio – 21 2332 9223)

Ingresso: R$ 40,00

 

http://salaceciliameireles.rj.gov.br/?portfolio=die-winterreise

 

Faça seu comentário