Escrito por em 28 set 2018 nas áreas Curso / Encontro, Lateral, Notícia, Rio de Janeiro

Festival Ópera na Tela traz professor francês para masterclass gratuita de canto lírico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Além da exibição de óperas europeias inéditas no Brasil, o Festival Ópera na Tela – cuja edição 2018-2019 começa no Rio de Janeiro de 27 de outubro a 8 de novembro – promove, pelo quarto ano consecutivo, uma masterclass de canto lírico com Raphaël Sikorski, renomado preparador vocal francês, responsável pelo treinamento de grandes nomes da ópera, como Natalie Dessay e Rolando Villazon.

Especialmente desenvolvida para profissionais e amadores em nível avançado que estejam interessados em aprimorar sua técnica vocal, a atividade está com inscrições abertas de 26 de setembro a 12 de outubro. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de outubro e as aulas ocorrem de 22 a 30 do mesmo mês, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Os candidatos devem se inscrever via formulário no site do Festival e anexar na própria ficha arquivo de vídeo ou áudio com a sua audição. Também será possível enviar links de apresentações. Os interessados devem ter compreensão de inglês e/ou francês, já que as aulas serão ministradas em uma das duas línguas.

O objetivo é aprimorar a técnica vocal, a escolha do repertório e a interpretação. A atividade é gratuita e serão selecionados dez (10) participantes. A masterclass será encerrada com a realização de um recital aberto ao público, em data e local a ser confirmado.

 

Raphaël Sikorski

Raphaël Sikorski

Ator e cantor lírico formado pela Escola Nacional Superior de Arte e Técnicas do Teatro do Conservatório Nacional de Artes Dramáticas de Paris e pelo Royal College of Music de Londres, Raphaël Sikorski se encantou pelo ensino da técnica vocal após uma turnê pela Grã-Bretanha. A partir daí, criou método próprio para treinar cantores de ópera.

Ele estudou com nomes como Madeleine Marion, Catherine Hiégel, Edward Brooks e Roger Vignole. Em 2011, montou o festival Les Nuits Chéronne em Perche Sarthe, na França. A partir de 2013, passou a integrar a equipe da l’Académie de Jeunes Chanteurs de l’Opéra Comique, como treinador vocal.

O francês é um dos grandes tutores de novos cantores líricos do mundo. Ele afirma não ter técnica específica para sua masterclass e comenta: “Não quero formatá-los. Ao respeitar suas habilidades, continuo a alimentar os cantores e proponho pistas de trabalho que os torne mais capazes de atender às exigências da interpretação”.

 

Festival Ópera na Tela

Em sua quarta edição, o Festival Ópera na Tela exibe 12 óperas inéditas e recentes em um cinema, com telão, espreguiçadeiras e som de última geração, montado ao ar livre, especialmente para o evento, no Parque Lage. Em seguida, a seleção de peças líricas entra em cartaz nos cinemas de 20 cidades brasileiras.

 

Foto do post: Charlotte Valade

 

Faça seu comentário