Escrito por em 25 out 2018 nas áreas Curso / Encontro, Lateral, Notícia, São Paulo

Projeto realiza masterclasses e Concertos Didáticos gratuitos


A Associação Amigos da Música de Piracicaba, lança o “Jovens Músicos de Portas Abertas” – uma série de masterclasses e Concertos Didáticos com objetivo de democratizar o acesso à cultura, à educação e à inclusão por meio da música, através do Projeto Concertos Jovens Músicos.

As atividades gratuitas são viabilizadas pelo Ministério da Cultura (MinC), Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura por meio da Lei Rouanet e Proac ICMS. O projeto conta atualmente com os patrocínios Ouro dos Supermercados Pague Menos, CCR AutoBan – empresa que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes e que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, Instituto CCR, patrocínios Prata da Caterpillar, Denso do Brasil e Usina Furlan, Copatrocínio: Candura e Café Morro Grande.

A oportunidade é destinada a crianças de 7 a 14 anos de idade. As masterclasses têm as inscrições abertas a partir de 25 de outubro. “Já temos um calendário com uma série de datas de aulas de instrumentos musicais e as crianças podem, inclusive, escolher participar como ouvinte da atividade do instrumento que mais tem afinidade”, explicou o coordenador do Projeto Jovens Músicos, maestro Anderson de Oliveira.

Nesse contexto, os alunos poderão escolher assistir às aulas dos seguinte instrumentos: flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo e processos teóricos. “É uma oportunidade única que temos a felicidade de oferecer para a cidade de Piracicaba. Pode ser uma primeira chance para que as crianças tenham um contato real com a cultura de qualidade e ainda realizarmos o nosso papel de inclusão social na comunidade, oportunizando ações como essas do Jovens Músicos de Portas Abertas e Concertos Didáticos”.

Acesse o site www.projetojovensmusicos.org.br para conferir a programação e horários das masterclasses. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail: contato@projetojovensmusicos.org.br, a partir de 25 de outubro.

Concertos Didáticos nas escolas públicas

De 25 de outubro a 9 de novembro, as crianças de seis escolas públicas da rede estadual de Piracicaba vão receber e poder participar dos Concertos Didáticos do Projeto Jovens Músicos.

De acordo com o maestro Anderson de Oliveira, a expectativa é de atender mais de mil alunos. “Nesta atividade, as crianças poderão experimentar, conhecer e saber as funcionalidades dos instrumentos que serão disponibilizados pelo projeto. Para nós, é uma imensa alegria e satisfação poder levar essa experiência para a garotada”, declarou.

Em Piracicaba, as escolas estaduais Honorato Faustino, Mário Dedini, Moraes Barros, Mirandolina de Almeida Canto, Jaçanã Pereira Guerrini e Alcides Guidetti Zagatto já têm datas para participação.

Nos concertos didáticos, o público vai conferir um repertório com clássicos como Mozart, canções da música brasileira como Ernesto Nazareth e músicas mais conhecidas como Pantera Cor de Rosa, uma ampla mistura para desmistificar e aproximar as crianças da música de qualidade.

Agenda dos Concertos Didáticos

– Dia 25/10 (quinta-feira)
8 horas – Escola Estadual Mário Dedini – Rua Ricardo Pinto Cesar, s/n – Bairro Algodoal.
10 horas – Escola Estadual Honorato Faustino – Rua Edu Chaves, 914 – Bairro São Dimas.

– Dia 01/11 (quinta-feira)
8 horas – Escola Estadual Morais Barros – Praça Jorge Tibiriçá, s/n – Centro.
10 horas – Escola Estadual Mirandolina de Almeida Canto – Av. Dois Córregos, s/n – Piracicamirim.

– Dia 08/11 (quinta-feira)
8 horas – Escola Estadual Jaçanã Pereira Guerrini – Rua Dr Paulo Pinto, 2769 – Vila Independência.
10 horas – Escola Estadual Alcides Guidetti Zagatto – Rua Heraldo Angeli, s/n – Jardim Esplanada.

Faça seu comentário