Escrito por em 6 out 2018 nas áreas Música antiga, Programação, Rio de Janeiro

Conjunto de Música Antiga da UFF faz concerto com composições de Heinrich Isaac e Ludwig Senfl.

 

No dia 9 de outubro, às 18h, no Teatro da UFF, em Niterói, o conjunto de Música Antiga da UFF apresenta um programa que reúne grandes composições da música alemã dos séculos 15 e 16. A série de canções no estilo tenorlied e quodliebts dos compositores Heinrich Isaac e Ludwig Senfl é entremeada por danças da Suíte Terpsichore, coletânea organizada pelo compositor, organista e escritor alemão Michael Praetorius.

As composições são do período de Maximiliano I, rei dos romanos desde 1486 e imperador do Sacro Império Romano de 1493 a 1519. Foi o primeiro da dinastia dos Habsburgos a se tornar um importante patrono da música. Por meio de seus dois casamentos, com Maria de Burgundia e Bianca Maria Sforza, esteve em contato com os mais importantes centros irradiadores da cultura do Renascimento europeu dos Países Baixos e Itália, que serviram de modelo para a formação de sua corte em Viena. Nesse período, importantes compositores estiveram ao seu serviço, como Heinrich Isaac e Ludwig Senfl. Em 1492, durante uma viagem a Itália, conheceu Heinrich Isaac, nomeando-o Hofkomponist em sua corte em Viena em 1497.

Ludwig Senfl foi contratado inicialmente para sua capela em Viena como menino cantor, em 1496, e recebeu educação musical de Isaac, sucedendo-o como compositor da corte. Em 1490, ao assumir o controle dos territórios do Tirol, Maximiliano I fez de Insbruck sua residência. O rei foi um entusiasta e generoso patrono da música e das artes. As xilogravuras intituladas Triunfo de Maximiliano, desenhadas por Burgkmair sob a orientação do imperador, mostram vários carros alegóricos com todos os músicos e instrumentos de sua corte.

O conjunto de Música Antiga da UFF é formado por Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Marcio Paes Selles, Mario Orlando e Virgínia Van de Linden.

 

PROGRAMA:

Michael Praetorius (1571-1621)
Courant

Heinrich Isaac (1445-1517)
Insbruck, ich muß dich lassen

Ludwig Senfl (1492-1555)
Ich weiß nit, was er ihr verhieß
Es taget vor dem Walde

Michael Praetorius (1571-1621)
Ballet e Bourrés

Ludwig Senfl (1492-1555)
Im Maien Ludwig
Wann ich des Morgens früeh aufsteh
Ach Elslein, liebes Elselein
Es taget vor dem Walde/Ach Elslein
Es het ein biderman ein weib

 

SERVIÇO:

 

Concerto “Triunfos de Maximiliano I – Música alemã dos séculos 15 e 16”

Música Antiga da UFF

 

9 de outubro, terça-feira, às 18h

Teatro da UFF (R. Miguel de Frias 9, Icaraí – Niterói. Tel.: 21 3674-7515)

 

Ingressos: R$ 14, com meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos, professores e servidores da UFF, e estudantes

 

Livre para todos os públicos

 

Faça seu comentário