Escrito por em 7 nov 2018 nas áreas Lateral, Música sinfônica, Programação, Rio de Janeiro

Alunos da Escola Alemã Corcovado e jovens alemães se apresentam com a Orquestra Petrobras Sinfônica

O Teatro Riachuelo, no Centro do Rio, será palco de uma apresentação de jovens músicos, entre eles brasileiros, alemães e de outras nacionalidades, em conjunto com a Orquestra Petrobras Sinfônica, no dia 12 de novembro. O concerto faz parte do projeto “Três Orquestras, Dois Continentes, Uma Língua” da Escola Alemã Corcovado, que incentiva o encontro musical e a troca intercultural entre estudantes do Brasil e da Alemanha.

O projeto é formado por doze jovens apaixonados por música da ONG Camerata Laranjeiras, oito alunos da Escola Alemã Corcovado e 20 estudantes da escola alemã Clermont-Ferrand-Mittelschule, que conta com alunos de mais de 33 nacionalidades.

Os ensaios ocorrerão no Palácio do Catete com o apoio do Museu da República e a apresentação ao público será realizado no dia 12 de novembro, às 19h, no Teatro Riachuelo. O evento será gratuito e terá capacidade para mil pessoas*. No repertório da apresentação estarão canções clássicas e mais atuais como “Garota de Ipanema”, “Besame Mucho” e “Mambo nº5”.

Em 2017, os jovens brasileiros viajaram para Alemanha e se apresentaram no auditório da Universidade de Regensburg, na Baviera, junto com a Orquestra Sinfônica de Munique. Para a temporada deste ano, o estado da Baviera disponibilizou o professor de música e maestro, Harald Simon, para acompanhar o trabalho e assumir a direção artística da orquestra. Os alunos da escola alemã viajarão pela primeira vez ao Brasil e, antes do concerto, visitarão uma escola de samba e farão passeios pela cidade.

 

Orquestra EAC

Projeto “Três Orquestras, Dois Continentes, Uma Língua”

Criado em 2017 pela Escola Alemã Corcovado, o projeto conta com a participação de alunos e de jovens músicos de ONGs e projetos sociais. Na Alemanha, participam do projeto os alunos da escola Clermont-Ferrand-Mittelschule, em Regensburg (Baviera, Alemanha). A participação é financiada com recursos do Fundo Cultural do Estado da Baviera.

Escola Alemã Corcovado

Criada em 1965, localizada em Botafogo (Rio de Janeiro), proporciona aos seus alunos uma moderna formação escolar, com base nos mais atuais padrões de ensino, tanto alemães como brasileiros. Em maio de 2017,  foi a única instituição fora da Alemanha a receber o principal prêmio escolar alemão, o Deutsche Schulpreis. www.eacorcovado.com.br

Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 46 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de gestão: A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Sobre a PETROBRAS: A Petrobras completa 31 anos de patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica em 2018. Através do Petrobras Cultural, a companhia busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias. Esta parceria é essencial para manter a Orquestra Petrobras Sinfônica entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de democratização da música clássica e de renovação do público do gênero.

Outros apoios e patrocínios: A Petrobras Sinfônica conta ainda com os apoios culturais de: UCI, Consulado da Argentina, Windsor Hotéis, Rádio MEC FM e JLT Brasil.

SERVIÇO

Dia 12 de novembro, segunda-feira, às 19h   

Teatro Riachuelo (Rua do Passeio 40, Centro – Rio de Janeiro)

Evento Gratuito

Capacidade para mil pessoas*
*Evento sujeito à lotação

Faça seu comentário