Escrito por em 6 nov 2018 nas áreas Lateral, Ópera, Programação, Rio de Janeiro

Récitas serão exibidas no Parque Lage e no Cine Odeon

O Festival Ópera na Tela realiza, pelo quarto ano consecutivo, sua programação educativa coordenada pelo maestro Ricardo Prado. O objetivo é formar plateias e aprimorar o ensino musical. Serão três sessões: uma em tenda montada no Parque Lage e duas no Cine Odeon. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo email educativo@bonfilm.com.br

Outras informações no site do festival: http://operanatela.com/2018/acoes-educativas/

Durante as exibições especiais no Cine Odeon, dias 13 e 14, às 10h, o público poderá conferir trechos de oito filmes escolhidos para integrar a programação do Ópera na Tela deste ano. São eles: ‘Aída’, ‘Carmen’, ‘Don Giovanni’, ‘Don Pasquale’, ‘Macbeth’, ‘Tosca’, ‘Tristão e Isolda’ e ‘Turandot’. O maestro Ricardo Prado fará uma breve apresentação sobre o gênero e as obras exibidas. Ao final das aulas, os professores receberão cadernos educativos e material audiovisual de apoio para trabalharem nas salas de aula (um DVD, para professores, com os trechos das principais obras a serem exibidas e um caderno educativo, para professores e estudantes, abordando aspectos sobre o mundo da ópera e comentando as especificidades de cada trecho escolhido para sessão).

Para Ricardo Prado, a iniciativa mostra como a ópera pode ser acessível ao público jovem. “Mais do que formar ou informar, estas ações e materiais foram pensados para proporcionar aos jovens um repertório amplo e repleto de oportunidades de identificação. As artes precisam estar nas escolas, e a ópera não pode faltar”, afirma ele.

Já no Parque Lage, a exibição da ópera ‘Don Pasquale’, de Gaetano Donizetti, dia 6 de novembro, às 19h30, receberá, além do público pagante, escolas com turmas de jovens e adultos, que terão gratuidade no evento mediante agendamento prévio. A obra, dirigida por Davide Livermore, tem a participação da Orquestra e coro do Teatro alla Scala de Milão e regência do maestro Riccardo Chailly. No elenco nomes como Ambrogio Maestri, Rosa Feola, René Barbera, Mattia Olivieri.

Em três atos e duração de 2h05m, a ópera-buffa conta a seguinte história: Don Pasquale prefere deserdar o sobrinho Ernesto a vê-lo casado com Norina, a quem considera “inadequada”. Decide então ele mesmo se casar, de modo a ter seus próprios herdeiros. O Dr. Malatesta propõe que ele se case com sua irmã, que vem a ser ninguém menos do que aquela por quem Ernesto está apaixonado, Norina, disfarçada como uma jovem tímida, saída de um convento. Logo a jovem se revela uma autêntica megera, a ponto de Don Pasquale se arrepender de sua decisão.

 

Sobre o Festival Ópera na Tela

Em sua quarta edição, o Festival Ópera na Tela exibe 12 óperas inéditas e recentes em uma tenda montado ao ar livre no Parque Lage, especialmente para o evento, com telão, espreguiçadeiras e som de última geração,. Em seguida, a seleção de peças líricas entra em cartaz nos cinemas de 20 cidades brasileiras. A programação completa está no site www.operanatela.com.

 

SERVIÇO

Inscrições para escolas pelo email educativo@bonfilm.com.br

 

Dia 6 de novembro, às 19h30

Festival ÓPERA NA TELA – Don Pasquale

Parque Lage (R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – (21) 2557-6717)

 

Dias 13 e 14 de novembro, às 10h

Festival ÓPERA NA TELA – Programação Educativa

Cine Odeon (Praça Floriano, 7 – Centro – Rio)

 


PARCEIROS

Patrocínio Master – Edenred e Ticket, Sofitel Hotels & Resorts, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS

Patrocínio – EDF Norte Fluminense

Copatrocínio –BNP Paribas, Med Rio Check-up, Voltalia

Apoio Cultural – Air France, Engie

Apoio Institucional – Embaixada da Itália no Brasil, Consulado da Itália no Rio de Janeiro, Istituto Italiano di Cultura, Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Aliança Francesa Brasil, Embaixada da Alemanha, EAV- Parque Lage, Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Apoio de mídia – Canal Curta, Radio MEC, TV Brasil, EBC

Apoio – Airstar, Boca de Trombone, Chez France, Etc Filmes, Feeling Eventos, On Projeções Spetacle

Promoção – Filme B, Le Monde Diplomatique, Movimento.com, Piauí, Revista Versatille,

Realização – Bonfilm, Ministério da Cultura, Governo Federal, Lei de Incentivo à Cultura

 

 

Faça seu comentário