Escrito por em 16 nov 2018 nas áreas Curso / Encontro, Lateral, Notícia, Rio de Janeiro

Os cursos vêm sendo realizados no TM desde 2015

Enviamos abaixo, o release referente ao último curso que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está oferecendo.

Os cursos vêm sendo realizados no TM desde 2015 e são uma ótima oportunidade do público amante das artes conhecer um pouco mais sobre o que é apresentado nos palcos desse Theatro, assim como nos demais teatros de ópera e balés do mundo.

Nessa edição estão sendo discutido os romances que geram libretos para óperas mundialmente conhecidas como: Turandot e Tristão e Isolda.

Seguem mais detalhes:

TEATRO / LÍRICO: a ópera e suas fontes literárias

Professor: Marcelo Diego Doutor em Literatura pela Universidade de Princeton

 

Próximas aulas

Dia 27/11 – 19h – Perto e longe – visões do Oriente.

O olhar sobre o outro sempre foi um instrumento fundamental, uma espécie de espelho, para a cultura europeia enxergar a si mesma, e esse outro, na maior parte das vezes, foi a cultura oriental; daí a centralidade das representações do Oriente em obras seminais do Ocidente. Esse é o caso, por exemplo, do Otello, de Verdi, da Madama Butterfly e da Turandot, de Puccini, que serão cuidadosamente analisados neste encontro.

 

Dia 04/12 19h  – Amor de perdição.

Como consumação física ou como êxtase espiritual, o erotismo foi figurado, em grandes clássicos da literatura, como contra face inseparável da morte: trata-se do tema do casamento de Eros e Thanatos, da paixão sublime que leva à destruição dos apaixonados. A voragem do desejo torna-se ainda mais arrebatadora quando a narrativa é colorida pela música, como no caso das obras que serão passadas em revista neste encontro, o Tristão e Isolda, de Wagner, e o Billy Budd, de Britten.

 

 

SERVIÇO

 

Às terças-feiras, das 19 às 21h 

Sala Mário Tavares (Avenida Almirante Barroso,14/16)

Valor: R$ 80,00 a aula avulsa

Professores e estudantes – desconto de 30%

 

Aos interessados: favor entrar em contato com Bruna Leite

cursostmrj@gmail.com

Telefone: 23329152

 

Faça seu comentário