Escrito por em 12 dez 2018 nas áreas Lateral, Música coral, Música sinfônica, Programação, Rio de Janeiro

Um repertório clássico de verdade

A Associação de Canto Coral (ACC) foi criada em dezembro de 1941, tendo como patrono musical o compositor Heitor Villa-Lobos e, como diretora artística, Cléofe Person de Mattos, maestrina e musicóloga dedicada à pesquisa de obras de compositores de nosso passado musical, sobretudo do Padre José Maurício Nunes Garcia. A difusão do resultado de suas pesquisas tornou-se um dos papéis cruciais da instituição.

Atualmente presidida por Pedro Olivero, a Associação já esteve sob comando de nomes como Fernando Bicudo e Cícero Sandroni. De 1995 a 2012, a direção artística foi representada pelosregentes Carlos Alberto Figueiredo e Valéria Matos e, desde 2013, é ocupada pelo maestro Jésus Figueiredo.

Preocupada com a formação de público, com a preparação de novas gerações de cantores e com a reciclagem de profissionais atuantes no meio musical, a ACC promove palestras, ciclos de leituras de obras corais, vídeos comentados, musicalização infantil, cursos para professores, estudantes de música e comunidade coral, dentre outras atividades.

A Associação de Canto Coral é reconhecida como órgão de Utilidade Pública Federal, sem fins lucrativos e não conta com nenhuma subvenção pública.Por essa razão, mantém-se pela contribuição de sócios e pelo eventual apoio de empresas privadas.

Nesta época natalina, nada mais natural que a associação traga a seu público um belíssimo concerto de Natal, com obras significativas do repertório clássico. O acompanhamento de órgão será de André Torres em ambas as obras programadas. Na cantata de Bach, a regência será de Rafael Caldas e, na Missa da Coroação, será de Jésus Figueiredo.

Na cantata, estará atuando o Coro de Câmera da ACC e, na missa, o Coro Sinfônico da ACC. Os solistas de ambas as obras são: Helen Heinzle, soprano / Carla Rizzi, mezzo-soprano / Clayber Guimarães, tenor / Ciro d’Araújo, barítono

 

PROGRAMA

J. S. Bach
Cantata BWV 147

W. A. Mozart
Missa da Coroação KV 317

 

 

SERVIÇO

 

Associação de Canto Coral apresenta “CONCERTO DE NATAL”

 

Dia 16 de dezembro, domingo, às 11h 

Sala Paulo Moura – Centro da Música Carioca Artur da Távola (Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro)

 

Ingresso: R$ 30,00 (R$ 15,00 a meia-entrada)

 

Faça seu comentário