Escrito por em 10 dez 2018 nas áreas Música de câmara, Rio de Janeiro

Pianista Fernanda Cruz apresenta um ótimo programa

Após um ano de intensa atividade, a Série Música Clássica dos Santos Anjos está fechando o ano com a pianista Fernanda Cruz, interpretando obras de Schumann, Debussy, Chopin, Mignone e Chiquinha Gonzaga. Fernanda Cruz é professora de piano e órgão do Conservatório Brasileiro de Música-CBM e artista plástica. Graduada pelo CBM com curso de especialização e aperfeiçoamento em piano. Cursou pintura e desenho na Sociedade Brasileira de Belas Artes. Participou dos cursos de Interpretação do Prof. Jacques Klein, de Interpretação Chopiniana do Prof. Oriano de Almeida, e A Arte do Piano do Prof. Luiz Senise, além de receber orientação artística de Maria Helena Andrade. Colaborou com o portal movimento.com dedicado à música clássica e foi organista da Igreja Messiânica Mundial do Brasil por muitos anos.

PROGRAMA

Robert Schumann (1810-1856)
Carnaval: scènes mignones sur 4 notes, Op. 9 
– Pierrot
– Arlequin
– Valse noble
– Chiarina
– Chopin
– Estrela 

Claude Debussy (1862-1918)
Arabesque no. 1 – Andantino com moto em mi maior Op. L66 
Jardins sous la pluie – 3a. peça da série Estampes Op. L100 
– Homenagem aos 100 anos de falecimento

Frédéric Chopin (1810-1849)
Noturno Op. 9 no. 2 – andante em mi bemol maior  
Grande valsa brilhante, em mi bemol maior Op. 18  

Francisca (Chiquinha) Gonzaga  (1847-1935)
Valsa Carlos Gomes, da série Alegria dos Salões 
O gaúcho (O corta jaca), da opereta Zizinha Maxixe 

Francisco Mignone (1897-1986)
Valsa da esquina no.1, em dó menor, soturno e seresteiro  
Cateretê 

 

Fernanda Cruz

É professora de piano e órgão do Conservatório Brasileiro de Música-CBM e artista plástica. Graduada pelo CBM com curso de especialização e aperfeiçoamento em piano. Cursou pintura e desenho na Sociedade Brasileira de Belas Artes. Participou dos cursos de Interpretação do Prof. Jacques Klein, de Interpretação Chopiniana do Prof. Oriano de Almeida, e A Arte do Piano do Prof. Luiz Senise, além de receber orientação artística de Maria Helena Andrade. Colaborou com o portal www.movimento.com, dedicado à música clássica, e foi organista da Igreja Messiânica Mundial do Brasil por muitos anos.

Tem-se apresentado em recitais solo, música de câmara, ou em conjunto, homenageando compositores brasileiros e internacionais. Desde 2006, participa ativamente do projeto Música no Museu, com recitais no Museu de Arte Moderna, Museu da República, Museu de Belas Artes, Clube de Engenharia, Clube Hebraica, Centro Cultural Banco do Brasil, Casa de Rui Barbosa. Já se apresentou, entre outros relevantes espaços, no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói, Fundação Cultural Avatar, Conservatório Brasileiro de Música, Escola Nacional de Música da UFRJ, Centro Cultural Francisco Mignone, Sala Baden Powell, Centro de Referência da Música Carioca, Palácio São Clemente e Museu Brasileiro de Esculturas-SP.

Em outubro de 2016, na cidade do Porto, expôs seus trabalhos de pintura e fez uma apresentação ao piano dos clássicos brasileiros durante a Exposição Internacional de Pintura e Piano. Já expôs suas pinturas no Consulado da Argentina; no Carroussel do Louvre, em Paris; em Madri, além de inúmeros Salões do Rio de Janeiro, tais como o do Banco Central do Brasil. Recebeu Menção Honrosa no VII Festival de Arte da Universidade de Juiz de Fora. Em 2011 seu CD “Clássicos Brasileiros” foi lançado no Teatro Municipal de Niterói.

 

SERVIÇO

 

Música Clássica no Santos Anjos – Fernanda Cruz – piano

Dia 15 de dezembro, sábado, às 15:30h

 

Paróquia dos Santos Anjos (Av. Afrânio de Melo Franco, 300, esquina de Humberto de Campos, Leblon, fone 2239-1349/8043).

Entrada franca

Faça seu comentário