Escrito por em 8 dez 2018 nas áreas Lateral, Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

No programa, várias obras de Debussy transpostas para orquestra de sopros

A Sala Cecília Meireles, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, e PETROBRAS apresentam, quinta-feira-feira, dia 13 de dezembro, às 20 horas,  dentro da Série Sala Vertigens, a Orquestra de Sopros da UFRJ. A regência é de Marcelo Jardim, com participação especial de Felipe Santos (clarineta) e alunos de piano da classe do Professor Ronal Silveira.

 

Orquestra de Sopros da UFRJ

Formada por alunos de graduação em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, a Orquestra de Sopros da UFRJ atua diretamente no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela instituição.  Tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Em 2009, gravou o CD “A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos”. Já teve como solistas importantes instrumentistas e grupos de destaque no Brasil.

Marcelo Jardim é professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da EM/UFRJ, na qual é também seu atual diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, Mestre em Práticas Interpretativas/Regência pela UFRJ, concluiu o bacharelado Regência também pela UFRJ.

 

PROGRAMA

Claude Debussy
En Blanc et Noir (transcr. João Victor Bota)

Primeira Rapsódia para Clarineta e Banda Sinfônica

Prelúdios, Livro 1 *
– …Danseuses de Delphes
-…Voiles
-…Le vent dans la plaine
-…Les sons et les parfums tournent dans l’air du soir
-…Les collines d’Anacapri
-…Des pas sur la neige
-…Ce qu’a vu le vent d’Ouest
-…La fille aux cheveux de lin
-…La sérénade interrompue
-…La cathédrale engloutie
-…La danse de Puck
-…Minstrels
*Transcrição realizada por Liduíno Pitombeira, Marcelo Jardim e alunos de composição da classe do Prof. Liduíno Pitombeira: Levy Nunes, Rafael Silva, Diana Rodrigues, Davi Pereira, Rafael Braga, André Calçada, André Luis Pinto, Gabriel Barbosa.

 


SERVIÇO

 

 

Série Sala Vertigens – Orquestra de Sopros da UFRJ – Debussy

Dia 13 de dezembro, quinta-feira, às 20h

Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio (2332 9223)

 

Ingressos a 40,00 (20,00 estudantes e idosos)

www.ingressorapido.com.br

 

Faça seu comentário