Escrito por em 14 jan 2019 nas áreas Concurso, Lateral, Notícia, São Paulo

O Concurso tem abrangência latino-americana

Cia Ópera São Paulo

Criada em 1991 por Paulo Abrão Ésper, a Cia Ópera São Paulo, acumula mais de 1500 espetáculos entre encenações de óperas, recitais e concertos com os mais renomados cantores e músicos brasileiros, juntamente com as principais vozes da cena lírica internacional.

Em 1993 idealizou e, desde então, realiza o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas que já revelou à cena lírica importantes vozes. E trouxe consagrados cantores líricos, renomados críticos, diretores artísticos, editores de revistas especializadas, agentes artísticos e empresários para compor a banca de jurados. Produz a Série Grandes Vozes que, desde 1997, traz ao Brasil artistas consagrados para conferências, máster classes, recitais e concertos.

O objetivo é contribuir com os jovens cantores para a integração com o mundo da ópera, proporcionando experiências que auxiliem na formação de uma carreira sólida em nosso país e no exterior. Trabalhamos pelos jovens artistas e contribuímos para a preservação e divulgação da ópera em nossa sociedade.

 

Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas

Criado em 1993 pelo tenor Paulo Abrão Ésper e a pianista Cidinha Rasetti, para realizar o mais sincero desejo de trabalhar pelo direcionamento artístico e desenvolvimento de carreira de jovens cantores, o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas realizou 10 edições bienalmente até o ano de 2011.

Passando por uma reestruturação, o Concurso iniciou sua trajetória anual e, de 2013 a 2017 foi realizado para um título de ópera específico e um grande prêmio masculino e outro feminino. Durante este formato as óperas realizadas subsequentemente foram: Rigoletto (de Giuseppe Verdi – 1813-1901), Il Barbiere di Siviglia (de Gioacchino Rossini – 1792-1868), Carmen (de Georges Bizet – 1838-1875), La Bohème (de Giacomo Puccini – 1858-1924) e La Traviata (de Giuseppe Verdi).

Acompanhando as necessidades evolutivas no caminho do direcionamento artístico e desenvolvimento de carreira, no ano de 2018 o Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas apresenta seu formato e premiação mais abrangentes. Os prêmios são oferecidos na fase final para primeiro, segundo e terceiro lugares, nas categorias feminino e masculino. E os papéis para uma ópera, título da Temporada Anual da Cia Ópera São Paulo, são oferecidos a todo candidato efetivamente inscrito e participante de qualquer uma das fases do Concurso. A ópera da Temporada 2018 foi Roméo et Juliette (de Charles Gounod – 1818-1893).  Para a próxima edição em 2019, será apresentada a ópera Madama Butterfly (de Giacomo Puccini).

Com um de seus focos direcionados para um título operístico e por sua dimensão e qualificação artística, se tornou, na opinião da crítica especializada nacional e internacional, o mais importante e significativo concurso de canto lírico da América Latina. Este reconhecimento fortalece cada vez mais a vontade de dedicar nosso trabalho ao jovem cantor.

Certamente este é o resultado por trazermos um júri nacional e internacional capacitado e do mais alto nível artístico. Sempre formando a banca de jurados com diretores artísticos, críticos respeitados, diretores e editores de revistas especializadas, cantores renomados e de sólida carreira artística internacional nos principais de ópera do mundo. Os mais importantes nomes da ópera e companheiros da célebre Callas estiveram presentes como jurados do Concurso, dentre os quais podemos realçar Magda Olivero, Fedora Barbieri, Gabriella Tucci, Luigi Alva e Silvia Sass.

O Concurso, de abrangência latino-americana, já premiou Edgardo Rocha (tenor uruguaio com importante carreira nos principais teatros de ópera do mundo) e revelou importantes nomes no Brasil como Marcello Vannucci; Edna D’Oliveira; Eiko Senda; Taís Bandeira; Rodolfo Giugliani e muitos outros que já fazem parte das temporadas de ópera de Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Theatro São Pedro e Theatro Municipal de São Paulo.

Contamos com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura e da Prefeitura Municipal de Jacareí, através da Fundação Cultural “José Maria de Abreu”. Foi incluído no Calendário Oficial de Jacareí pela Lei nº 5.846/2014 e no Calendário Turístico do Estado de São Paulo pela Lei nº 15.707/2015. É orgulho para este Concurso descobrir novos talentos e encorajar os jovens a trabalharem para o enriquecimento e a evolução de nossa cultura.

 

Maria Callas

Nasceu em 2 de dezembro de 1923 em Nova Iorque. Filha de imigrantes gregos, chamava-se Maria Sophia Anna Cecília Kalogeropoulus. Fez sua estreia triunfal em 1947 com apenas 24 anos, protagonizando “La Gioconda” na Arena de Verona, após várias apresentações estudantis em Atenas. Teve uma carreira estrondosa cantando nos principais teatros e salas de concerto do mundo. Era solicitada por todos os maestros e diretores de cena, em produções feitas especialmente para ela.

Callas foi responsável por produções de óperas ignoradas e até mesmo nunca cantadas. Talvez, isso tenha sido sua maior contribuição para o mundo da ópera. Esteve no Brasil apenas em 1951, cantando nos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. Faleceu em Paris, em 16 de setembro de 1977, com apenas 54 anos. Era muito cedo para Maria Callas deixar o mundo, mas ter colaborado para a preservação da ópera é motivo de gratidão e não de lágrimas.

 

Festival Callas 2019  – 17º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas

Regulamento em português

  • 1. O 17º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, sob a direção artística de Paulo Abrão Ésper, se realizará de 7 a 14 de abril de 2019, nas cidades de São Paulo e Jacareí. Poderão participar todos os cantores brasileiros e latino-americanos entre 18 e 40 anos de idade, residentes ou não em seus países. Cantores de outras nacionalidades poderão se inscrever, desde que residentes em território brasileiro há mais de seis meses.
  • 2. Não será admitido nenhum cantor que já tenha obtido um primeiro prêmio no referido concurso.
  • 3. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente online na página da Cia Ópera São Paulo (www.ciaopera.com.br), a partir de 0h00 do horário de Brasília (UTC -03:00*) do dia 2 de janeiro até 10 de março de 2019 às 23h59** do horário de Brasília (UTC -03:00). Todos os candidatos receberão uma confirmação da inscrição. Caso não ocorra, entre em contato via telefone. (*De 04/11/2018 a 17/02/2019 o horário de Brasília será UTC -2:00, devido ao Horário de Verão ou Daylight Saving Time. ** Às 23h59 do dia 10/03/2019 o sistema sairá do ar automaticamente e não será possível finalizar qualquer inscrição em andamento. NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA).
  • 4. A premiação será dividida em duas categorias: Feminino e Masculino. Sendo três prêmios para cada uma delas: Primeiro, Segundo e Terceiro lugares. Além do Prêmio de Especial de Público.
  • 5. O Concurso acontecerá em 3 (três) fases: Eliminatória, Semifinal e Final.
  • 6. Para a inscrição, o candidato deverá apresentar um programa obedecendo aos seguintes requisitos: • 6 (seis) árias de ópera no total. Serão aceitas Zarzuelas e Operetas (cantadas em idioma e tonalidade originais e, de memória);
    • • O programa deverá ter, no mínimo, dois idiomas;
    • • Árias com recitativo e cabaleta deverão ser apresentadas na íntegra;
    • • Após a confirmação da inscrição, o programa apresentado não poderá ser modificado.
  • 7. Para realizar a inscrição online, os seguintes documentos digitalizados e legíveis serão necessários: • Uma cópia do documento de identidade com foto ou passaporte;
    • • Uma cópia do Comprovante de Endereço em nome do candidato;
    • • 01 (uma) foto de rosto recente;
    • • Um breve currículo (máximo de 10 linhas).
    (Para fazer o upload dos arquivos, somente serão aceitos os seguintes formatos: .jpg. .jpeg, .tif, .png, .pdf, .doc, .docx, .txt e .rtf)
  • 8. Na fase Eliminatória, o candidato deverá apresentar uma ária de livre escolha, dentre as seis apresentadas no programa. Nas fases Semifinal e Final, o candidato deverá apresentar duas árias que serão escolhidas pelo júri. A ordem de árias apresentada no programa não indica, em hipótese alguma, a ordem de apresentação das árias durante as fases do concurso. O júri reserva-se o direito de determinar quais árias serão apresentadas em cada fase (Semifinal e Final), poderá também solicitar uma ária já escolhida anteriormente e pode, ainda, determinar a apresentação de apenas uma ária, se assim julgar necessário.
  • 9. A ordem de apresentação dos candidatos na fase eliminatória e demais fases será determinada pela organização. Para a fase Eliminatória, realizada em dois dias, o critério utilizado para determinar o dia de apresentação de cada um, mas não restrito a isso, é: Candidatos residentes a mais de 300 km da cidade de São Paulo se apresentarão no dia 09/04/2019 e os demais candidatos no dia 08/04/2019.
  • 10. O Concurso oferecerá pianistas oficiais aos candidatos, sendo que: • Os candidatos terão direito a 1 (um) ensaio antes de cada fase;
    • O candidato será informado do pianista para a Eliminatória, até uma semana antes do inicio da Fase Eliminatória;
    • O pianista poderá ser alternado durante a realização das fases;
    • O candidato poderá se apresentar com pianista próprio. Neste caso, informe o nome do pianista na Ficha de Inscrição;
    • Será necessário levar uma cópia das partituras para o pianista do Concurso durante as fases. E, se necessário, o pianista poderá solicitar uma cópia da partitura ao candidato com antecedência.
  • 11. O júri será formado por cantores, diretores artísticos, críticos e diretores de revistas internacionais especializadas. As decisões do Júri são incontestáveis.
  • 12. Todos os Prêmios serão outorgados na fase final do concurso.
  • 13. A Organização do Concurso se reserva o direito de efetuar modificações que julgue necessárias, tanto no regulamento como no sistema de realização de qualquer uma das três fases.
  • 14. Os vencedores, obrigatoriamente, deverão se apresentar “Recital de Premiação”, que será realizado duas vezes sendo: um em Jacareí no dia 12 de abril de 2019 (sexta-feira), às 20h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e outro no dia 14 de abril de 2019 (domingo), às 11h, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
  • 15. O candidato concorda, ao se inscrever no concurso, com este regulamento. Como também na aceitação de decisões tomadas pela Direção, Organização e Júri constituído. Concorda, ainda, que não serão aceitas apelações, recursos e/ou quaisquer solicitações em decorrência de decisões tomadas durante a realização do Concurso.
  • 16. A Organização se reserva o direito de utilização de todas as fotografias, gravações (áudio e vídeo) que poderão ser feitas pela Imprensa e/ou meios de comunicação, nacionais ou internacionais, etc. Os candidatos não poderão reclamar direitos ou privilégios sobre os mesmos. As provas também poderão ser transmitidas por rádio, televisão e internet.
  • 17. Este Regulamento, em 14 de dezembro de 2018, anula quaisquer versões anteriores já publicadas.


Premiação Oficial

1º Grande Prêmio Feminino: R$ 5.000,00 (Cinco mil reais)
2º Grande Prêmio Feminino: R$ 3.000,00 (Três mil reais)
3º Grande Prêmio Feminino: R$ 2.000,00 (Dois mil reais)

1º Grande Prêmio Masculino: R$ 5.000,00 (Cinco mil reais)
2º Grande Prêmio Masculino: R$ 3.000,00 (Três mil reais)
3º Grande Prêmio Masculino: R$ 2.000,00 (Dois mil reais)

Prêmio Especial de Público “José Esper Netto” (in memoriam): R$ 1.000,00 (Um mil reais)


Demais Premiações

– Temporada 2019 da Cia. Ópera São Paulo: Qualquer candidato* efetivamente inscrito no Concurso poderá ser escolhido para participar artisticamente dos seguintes eventos a serem realizados durante a Temporada 2019: Trilogia Tudor (G. Donizetti)**, Recitais de Canto e Encenação da – Ópera Madama Butterfly de G. Puccini**.
* Esta premiação pode ser outorgada a qualquer candidato inscrito, mesmo que não supere a Fase Eliminatória.
** Esta premiação não requer obrigatoriedade de ária dos compositores supracitados.
– Festival de Ópera de Manaus: Seleção de um candidato efetivamente inscrito e/ou vencedor na Temporada 2019/2020 da Orquestra Filarmônica do Amazonas.

– Cultura Artística : Bolsa de estudos dentro do programa Magda Tagliaferro a um cantor(a) que supere a Fase Semifinal do Concurso, com idade máxima de 24 anos em 30/06/2019. O programa tem duração de doze meses (junho a maio) e inclui aulas particulares com professor aprovado pela Cia. de Ópera São Paulo e pela Cultura Artística, acompanhamento de carreira, acesso gratuito aos concertos promovidos pela Cultura Artística, preferência para participar em master-classes, cursos de idioma em parceria com a Cultura Inglesa e Goethe-Institut, acompanhamento ortopédico e fisioterápico em parceria com o Instituto Vita e passagem aérea para participar de festivais, concursos ou provas de universidades. Regulamento 17º

Ajuda Hospedagem

A: Candidatos e seus pianistas inscritos que residam a mais de 300 km da cidade de São Paulo, bem como os que residem fora do Brasil, terão hospedagem com café da manhã paga pela Organização do Concurso durante a Fase Eliminatória. Para ter este benefício, a inscrição deve ser finalizada até 28 de fevereiro de 2019 às 23:59* do horário de Brasília (UTC -3:00) e o candidato deverá indicar na ficha de inscrição que pretende beneficiar-se desta ajuda. A hospedagem e/ou alojamento será em quartos duplos e separados por masculinos e femininos, a partir do sábado, 6 de abril de 2019, até que sejam eliminados. (*Às 23h59 do dia 28/02/2019 a opção de hospedagem da Ficha de Inscrição online desativará automaticamente e não será possível finalizar qualquer inscrição em andamento com esta opção. NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA).

B: Será por conta da Organização do Concurso hospedagem (em quartos duplos e separados por masculino e femininos) com café da manhã, na cidade de Jacareí, aos candidatos e seus pianistas que superem a Fase Eliminatória e que residam fora da cidade de Jacareí e/ou São José dos Campos; a partir de 10 de abril de 2019 (quarta-feira), até que sejam eliminados.

Ajuda de custo

A: Será oferecida uma ajuda de custo em dinheiro no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) a todos os candidatos semifinalistas que não sejam premiados entre os três Grandes Prêmios, masculino ou feminino.

B: Será oferecida uma ajuda de custo em dinheiro no valor de R$ 250,00 (Duzentos e cinquenta reais) a todos os candidatos finalistas que não sejam premiados entre os três Grandes Prêmios, masculino ou feminino.
As ajudas de custo A e B poderão ser cumulativas caso o candidato não seja premiado entre os três Grandes Prêmios, masculino ou feminino.

C: Será oferecida uma ajuda de custo em dinheiro no valor de US$ 300,00 (Trezentos dólares) a todos os candidatos finalistas, desde que que não residam no Brasil e que comprovem despesas de viagem internacional (passagem ida e volta) para participação no Concurso.
As ajudas de custo A; B e C poderão ser cumulativas em sua totalidade e/ou parcialidade, desde que respeitadas as regras para cada uma delas individualmente.

 

Reglamento en espanhol

  • 1. El 17º Concurso Brasileño de Canto María Callas, con la dirección artística de Paulo Abrão Esper, se realizará del 7 al 14 de abril de 2019, en las ciudades de São Paulo y Jacareí. Podrán participar todos los cantantes brasileños y latinoamericanos con edad entre 18 y 40 años, residentes o no en sus países. Cantantes de otras nacionalidades podrán inscribirse, desde que residentes en territorio brasileño a más de seis meses.
  • 2. No será admitido ningún cantante que ya lo tenga obtenido un primer premio en el referido concurso.
  • 3. Las inscripciones son gratuitas y se pueden hacer solamente en la página web de la Cia Ópera São Paulo (www.ciaopera.com.br), a partir de las 0:00 horas del horario de Brasilia (UTC -03:00*) del día 2 de enero hasta el día 10 de marzo de 2019 a las 23:59** horas del horario de Brasilia (UTC -03:00). Todos los candidatos recibirán una confirmación de la inscripción vía e-mail. Por si acaso no ocurra, entre en contacto por teléfono. (*Desde el 04-11-2018 hasta el 17-02-2019 el horario de Brasilia será UTC -02:00, debido al Horario de Verano o Daylight Saving Time. ** A las 23:59 horas del día 10-03-2019 el sistema se bloca automáticamente y no será posible finalizar cualquier inscripción que esté en andamiento. NO DEJES PARA EL ULTIMO MOMENTO)
  • 4. La premiación está dividida en dos categorías: Femenino y Masculino. Sendo tres premios para cada categoría: Primero, Segundo y Tercero lugares. Además del Premio Especial del Público.
  • 5. El Concurso se llevará a cabo en tres etapas: Eliminatoria, Semifinal y Final.
  • 6. Para la inscripción el candidato deberá presentar un programa respetando a los siguientes requisitos: • 6 (seis) arias de ópera en el total. Serán aceptas Zarzuelas y Operetas (cantadas en idioma y tonalidad originales y de memoria);
    • • El programa presentado deberá tener, al mínimo, dos idiomas;
    • • Arias con recitativo y caballeta deberán ser presentadas en la íntegra;
    • • Después de la confirmación de la inscripción, el programa no podrá ser modificado.
  • 7. Para inscribirse online, los siguientes documentos digitalizados y legibles serán necesarios: • Una copia de lo documento de identidad o pasaporte;
    • • Una copia de un Comprobante de Residencia simples (puede ser cualquier correspondencia en su nombre);
    • • 01 (una) foto reciente de cara;
    • • Un breve currículo (máximo de 10 líneas)
    (Para hacer el upload de los documentos, solamente serán aceptos los siguientes formatos: .jpg. .jpeg, .tif, .png .pdf, .doc, .docx, .txt e .rtf)
  • 8. En la etapa Eliminatoria, el candidato deberá presentar una aria de elección libre, entre las seis presentadas en el programa. En las etapas Semifinal y Final, el candidato deberá presentar dos arias que serán elegidos por el jurado. El orden de arias presentadas en el programa no indica, en modo alguno, el orden de presentación de arias durante las etapas del concurso. El jurado se reserva el derecho de determinar que arias se presentarán en cada etapa (Semifinal y Final), podrá también solicitar un aria ya presentada anteriormente y, puede aún, determinar la presentación de una única aria, se así considerar necesario.
  • 9. El orden de presentación de los candidatos en la etapa Eliminatoria y demás etapas será determinada por la organización. Para la Eliminatoria, que será realizada en dos días, el criterio utilizado para determinar el día de presentación de cada participante, pero no restricto a eso, es: Candidatos residentes a más de 300 km de la ciudad de São Paulo deberán presentarse en el día 09 de abril de 2019 y todos los demás en el día 08 de abril de 2019.
  • 10. El Concurso ofrecerá pianistas oficiales a los candidatos. • Los candidatos tendrán derecho a 1 (uno) ensayo antes de cada fase;
    • El candidato será informado de su pianista hasta una semana antes de lo inicio de la Fase Eliminatoria;
    • El pianista podrá ser alternado durante la realización de las etapas del Concurso;
    • El candidato podrá presentarse con su propio pianista. En este caso, informe el nombre del pianista en el Formulario de Inscripción;
    • Será necesario llevar una copia de las partituras para el pianista de lo Concurso durante las etapas. Se necesario, el pianista podrá solicitar las copias de las partituras con más antecedencia.
  • 11. El jurado estará compuesto por cantantes, directores artísticos, críticos y directores de revistas internacionales especializadas. Las decisiones del jurado son incontestables.
  • 12. Todos los Premios serán otorgados en la fase final del concurso.
  • 13. La Organización del Concurso se reserva el derecho de realizar las modificaciones que considere necesarias, tanto en este Reglamento como en el sistema de ejecución de cualquier una de las tres etapas.
  • 14. Los ganadores, obligatoriamente, deberán presentarse en el “Recital de Premiação” que se realizará en dos días: uno en la ciudad de Jacareí el día 12 de abril de 2019 (viernes), a las 20 horas, en lo Auditório da Secretaria Municipal de Educação y el otro en São Paulo el día 14 de abril de 2019 (domingo), a las 11 horas, en el Teatro Sérgio Cardoso.
  • 15. El candidato acepta, desde el momento de su inscripción en el Concurso, con estas Bases, las decisiones tomadas por la Dirección, Organización y jurado compuesto. Está de acuerdo aún que no serán aceptas apelaciones, recursos y / o solicitudes después de las decisiones tomadas durante la realización del Concurso.
  • 16. La Organización se reserva el derecho de utilizar todas las fotografías, grabaciones (audio y video) que se pueden hacer por la prensa y / o medios de comunicación, nacionales o internacionales, etc. Los solicitantes no pueden reclamar derechos o privilegios sobre ellos. Las pruebas también se pueden transmitir por radio, televisión e internet.
  • 17. Estas Bases, en 14 de diciembre de 2018, anula cualquier otra versión ya publicada anteriormente.

Premios Oficiales 

1º Grande Premio Femenino: R$ 5.000,00 (Cinco mil reales)
2º Grande Premio Femenino: R$ 3.000,00 (tres mil reales)
3º Grande Premio Femenino: R$ 2.000,00 (Dos mil reales)

1º Grande Premio Masculino: R$ 5.000,00 (Cinco mil reales)
2º Grande Premio Masculino: R$ 3.000,00 (Tres mil reales)
3º Grande Premio Masculino: R$ 2.000,00 (Dos mil reales)

Premio Especial del Público “José Esper Netto” (in memoriam): R$ 1.000,00 (Mil reales)


Demás Premiaciones

– Temporada 2019 de la Cia. Ópera São Paulo: Cualquier candidato* efectivamente inscrito en el Concurso podrá ser elegido a participar artísticamente de las siguientes producciones que serán realizadas dentro de la Temporada 2019: “Trilogia Tudor (G. Donizetti)**”, Recitales de Canto y Escenificación de la Ópera Madama Butterfly de G. Puccini**.
* Este premio puede ser otorgado a cualquier candidato inscrito, mismo que este no pase de la Fase Eliminatoria.
** Este premio no requiere obligatoriedad de arias de los compositores supra mencionados.
– Festival de Ópera de Manaus: Selección de un candidato inscrito y / o ganador en la Temporada 2019/2020 de la Orquestra Filarmónica do Amazonas.
– Cultura Artística : Beca de Estudios dentro del programa Magda Tagliaferro a un cantante inscrito que supere la Fase Semifinal del Concurso, con edad máxima de 24 años hasta el 30 de junio de 2019. El programa tiene duración de doce meses (junio-mayo) y incluye clases particulares de canto en Brasil, con profesor aprobado por la Cia Ópera São Paulo y por la Cultura Artística, acompañamiento de carrera, acceso gratuito en los conciertos promovidos por la Cultura Artística, preferencia para participar en máster clases, cursos de idioma en asociación con la Cultura Inglesa y Goethe-Institut, acompañamiento ortopédico y fisioterápico en asociación con el Instituto Vita y billete aéreo para participar de festivales, concursos o pruebas de universidades.


Ayuda Hospedaje

A: Los candidatos y sus pianistas inscritos y que residen a más de 300 km de la ciudad de São Paulo, bien como los que residen fuera de Brasil, tendrán hospedaje con desayuno pagados por la Organización del Concurso durante la Fase Eliminatoria. Para obtener este beneficio, la inscripción deberá ser finalizada hasta el día 28 de febrero de 2019 a las 23:59* del horario de Brasilia (UTC -03:00) y el candidato deberá indicar en el Formulario de Inscripción que pretende beneficiarse de esta ayuda. Los hospedajes / alojamientos podrán ser en habitaciones dobles, separadas por masculino y femeninos, desde el sábado, día 6 de abril de 2019, hasta que se sea eliminado. (*A las 23:59 horas del día 28-03-2019 el sistema se bloca automáticamente y no será posible finalizar cualquier inscripción que esté en andamiento. NO DEJES PARA EL ULTIMO MOMENTO)

B: Será a cargo de la Organización del Concurso el hospedaje con desayuno a los candidatos y sus pianistas que superen la Fase Eliminatoria y que residan fuera de las ciudades de Jacareí y/o São José dos Campos; partiendo del día 10 de abril de 2019, hasta que sean eliminados.


Ayuda de Costo

A: Será ofrecida una ayuda de costo al valor de R$ 250,00 (Doscientos cincuenta reales) a todos los candidatos semifinalistas que no sean premiados entre los tres Grandes Premios, femenino o masculino.

B: Será ofrecida una ayuda de costo al valor de R$ 250,00 (Doscientos cincuenta reales) a todos los candidatos finalistas que no sean premiados entre los tres Grandes Premios, femenino o masculino.
Las ayudas de costo A y B podrán ser cumulativas por si acaso el candidato no sea premiado entre los tres Grandes Premios, femenino o masculino.

C: Será ofrecida una ayuda de costo al valor de US$ 300,00 (Trecientos dólares americanos) a todos los candidatos finalistas, desde que no residan en Brasil y que comprueben los gastos de viaje internacional (billete ida y vuelta) para participación en el Concurso.
Las ayudas de costo A; B y C podrán ser cumulativas en su totalidad e/o parcialidad, desde que

 

Clique e faça a sua inscrição: https://www.emailmeform.com/builder/form/87axL2Bff48988PKf6w0m

Faça seu comentário