Escrito por em 12 jan 2019 nas áreas Lateral, Música coral, Programação, Rio de Janeiro

Concerto comemora aniversário do MNBA

Na próxima terça-feira, dia 15 de janeiro, às 12h30, o Coro Lírico Feminino da ACC estará participando das comemorações do 82ºAniversário do Museu Nacional de Belas Artes e preparou um concerto especial para a data.

No repertório preciosidades da música de câmara como “O Sanctissima Anima”, de P. Pier Battista, “Fuga n°4”, de Cacilda Borges Barbosa, “Ave Maria” Bach-Gounod, canções americanas como um negro spiritual muito conhecido “Ride the Chariot” e a peça “Climb Every Mountain” do musical “A Noviça Rebelde”. Também trechos de árias famosas como Butterfly, de G. Puccini, e Coro das Cigarretes, de G. Bizet, fazem parte do repertório.

O Coro de Câmara Lírico Feminino tem sua origem nos primórdios da Associação de Canto Coral, quando a diretora artística era a maestrina Cléofe Person de Mattos. Sua atual formação data de 2014, com o maestro, preparador vocal e pianista acompanhador e professor de canto Cláudio Ávila.

O repertório consta de música de câmara internacional e brasileira e coros de ópera com encenação. No trabalho com o coral, há uma preocupação com a emissão vocal, o uso do corpo e a cena. Além disso, existe um incentivo ao surgimento e aprimoramento de solistas.

O Coral tem se apresentado em diversas Igrejas, Museus e Salas de Concerto, como a Igreja Presbiteriana de Copacabana, Igreja Batista Itacuruçá. na Tijuca, Igreja Católica São José. na Lagoa, Igreja Nossa Senhora da Glória e Salas de Concerto, Centro Cultural do Banco do Brasil, Cultura Inglesa, sempre emocionando a audiência com seu repertório e a beleza das vozes.

 

PROGRAMA

P. Pier Batista
O sanctissima anima 

Cacilda B. Barbosa
Estudos Brasileiros – Fuga no. 4 

Bach-Gounod
Ave Maria 

Negro spiritual
Ride the chariot 
– Arranjo de Henry Smith

O. Hammerstein II e R. Rogers
Climb every mountain 
– Do musical “A noviça rebelde”

G. Puccini
Eco Son Giunte AL Sommo Del Pendio 
– Da ópera Madame  Buterfly

G. Bizet
Coro das Cigarretes 
– Da ópera Carmen

 

Coro de Câmara Lírico Feminino da ACC

Maestro, Preparador Vocal e Pianista: Cláudio Ávila

Sopranos: Fátima Santana (solista) – Mariângela Marques – Fernanda Capelli – Carminda Olinda – Jussara Brito – Sandra Villar

Mezzos: Elisabeth Babo (solista) – Cláudia Jack – Lídice Meireles – Lolly Pastene – Carol Lobo

Contraltos: Maria Helena Magalhães – Solange Sampaio – Marina Maia – Rita Cabus

Solistas convidados: Paola Soneghetti – Jessé Bueno

 

SERVIÇO

 

Concerto do Coro Lírico Feminino

 
Dia 15 de janeiro, terça-feira, às 12h30

Museu Nacional de Belas Artes (Av. Rio Branco 199 – Cinelândia – Centro – Rio)

Entrada Franca

 

 

Faça seu comentário